O que é:
A septoplastia é uma cirurgia indicada em caso de desvio de septo, principalmente quando há dificuldade para respirar, apneia do sono, roncos e sangramento nasal. Essa cirurgia é normalmente indicada no final da adolescência, já que nesse período os ossos do rosto já estão desenvolvidos.
A cirurgia para desvio de septo dura entre 60 e 90 minutos e pode ser feita sob anestesia geral ou local com sedação, podendo a pessoa receber alta no mesmo dia.
É importante que após a septoplastia a pessoa siga as orientações do otorrinolaringologista para que a cicatrização e recuperação aconteça da melhor forma, sendo indicado ficar em repouso, fazer compressas frias na região e usar um molde ou tampão no nariz.
Quando é indicada
A septoplastia é indicada pelo médico quando a pessoa tem um desvio de septo grande e que interfere na respiração, causando roncos, dificuldade para respiração, apneia do sono, dor de cabeça constante e sangramento frequente do nariz. Veja como reconhecer os sintomas de desvio de septo.
É recomendado que a cirurgia para desvio de septo seja feita a partir dos 16 anos, já que nessa idade o septo nasal e os ossos do rosto já estão desenvolvidos.
Marque uma consulta com o ortopedista mais próximo, usando a ferramenta a seguir, para avaliar a necessidade de realizar a septoplastia:
Preparo da septoplastia
De forma geral, não é necessário realizar preparo para a septoplastia, porém o médico pode indicar a realização de exames de imagem, de sangue e cardíacos para avaliar se há algum risco e se é necessário fazer uso de algum medicamento.
Como é feita
A septoplastia demora entre 1 a 2 horas e é feita sob anestesia geral ou local com sedação. A cirurgia é feita a partir da realização de um corte dentro do nariz para retirar o excesso de cartilagem ou parte do osso do local, e, em seguida, é feito o reposicionamento do septo.
Após a cirurgia, a pessoa pode voltar para casa no mesmo dia ou no dia seguinte, dependendo do tipo de anestesia que foi realizada.
Recuperação da septoplastia
A recuperação da septoplastia pode ser desconfortável nas primeiras semanas após a cirurgia, já que é normal que haja acúmulo de sangue no local e inchaço, podendo fazer com que exista dificuldade para respirar. Além disso, é comum que o rosto apresente hematomas.
Para favorecer a recuperação e melhorar a capacidade respiratória, é importante seguir as orientações do médico, que pode indicar realizar lavagem nasal com soro fisiológico e aplicar compressa fria no local. Normalmente, é também recomendado que a pessoa use um molde no nariz e/ ou tampão nasal nos primeiros 10 dias após a cirurgia, que deve ser retirado no consultório médico.
Após a cirurgia, é importante que a pessoa tenha uma alimentação leve para favorecer a recuperação, fique em repouso por cerca de 7 a 14 dias, e evite a prática de atividades físicas durante 30 a 45 dias, de acordo com a orientação do médico.