O sérum é um produto que possui uma textura leve e de fácil absorção, que pode ser indicado para hidratar, clarear e melhorar a textura da pele, melhorar a aparência das rugas e a maciez dos cabelos.
Conforme o objetivo a ser tratado e o tipo de pele, o sérum pode conter altas concentrações de vitamina C, retinol, niacinamida, ácido glicólico, ácido hialurônico e rosa mosqueta, por exemplo.
O sérum pode ser encontrado em drogarias, lojas de produtos cosméticos e farmácias de manipulação, devendo ser usado de preferência com a orientação do dermatologista ou esteticista.
Para que serve
As principais indicações do sérum são:
- Hidratar a pele;
- Ajudar no tratamento da acne;
- Melhorar a textura da pele;
- Controlar a oleosidade da pele;
- Melhorar a aparência das rugas e linhas finas;
- Suavizar as manchas na pele;
Além disso, o sérum também pode ser usado nos cabelos, para melhorar o brilho e a maciez, diminuir o frizz e proteger e fortalecer os fios.
Tipos de sérum
Os principais tipos de sérum são:
1. Sérum de vitamina C
O sérum de vitamina C, ou ácido ascórbico pode ser indicado para prevenir o envelhecimento precoce, porque possui ação fotoprotetora e antioxidante, além de estimular a produção de colágeno
Além disso, o sérum de vitamina C também pode ajudar a clarear ou prevenir manchas na pele, pois age equilibrando a produção de melanina, um pigmento que quando é produzido em excesso, causa o surgimento de manchas.
Leia também: Benefícios da vitamina C para o rosto (e como usar) tuasaude.com/vitamina-c-para-o-rosto2. Sérum clareador
O sérum clareador, contendo niacinamida, retinol ou vitamina C, uniformiza a cor da pele, ajudando a tratar o melasma e outras manchas, como as provocadas pela acne.
Leia também: Como clarear a pele: tratamentos, com opções caseiras, e cuidados tuasaude.com/como-clarear-a-pele3. Sérum de retinol
O sérum de retinol é um produto que tem ação antienvelhecimento, porque atua na formação de colágeno, deixando a pele mais firme e macia.
Além disso, o sérum de retinol também pode ser indicado para fechar os poros e uniformizar o tom da pele.
4. Sérum antiacne
O sérum antiacne pode conter ácido salicílico, niacinamida, ácido glicólico e/ou ácido cítrico, que ajudam a diminuir a oleosidade e a inflamação da pele.
Além disso, o sérum antiacne também pode ser composto de ingredientes naturais, como chá verde, calêndula e Hamamélis.
Leia também: Acne: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/o-que-e-acne5. Sérum de niacinamida
O sérum de niacinamida é um produto que atua hidratando a pele, diminuindo a inflamação, a oleosidade, a pigmentação e a vermelhidão, além de ajudar a combater os radicais livres.
6. Sérum hidratante
O sérum hidratante é um produto que pode conter ácido hialurônico, extrato de aloe vera, extrato de hamamélis, vitamina E, extrato de chá-verde e extrato de calêndula.
Esses ingredientes podem ser usados sozinhos ou em conjunto no sérum hidratante, promovendo a retenção de água pela pele, melhorando, assim, a elasticidade, a maciez e a homogeneidade.
7. Sérum de ácido hialurônico
O sérum de ácido hialurônico pode ser indicado principalmente para melhorar a hidratação em peles ressecadas e promover o rejuvenescimento.
Isso acontece, porque o ácido hialurônico retém a umidade natural da pele, melhora a elasticidade, preenche a pele e reduz, assim, as linhas finas.
O sérum de ácido hialurônico pode ser usado sozinho ou combinado com outros ingredientes, como vitamina C, por exemplo.
8. Sérum para pele oleosa
O sérum para pele oleosa, ou sérum antioleosidade, reduz os poros, controlando a produção de sebo e diminuindo o brilho.
Esse tipo de sérum normalmente é composto de retinol, ácido salicílico, ácido glicólico, niacinamida e hamamélis.
9. Sérum de rosa mosqueta
O sérum de rosa mosqueta possui ação anti-inflamatória, antimicrobiana e antioxidante, podendo ser indicado para ajudar a tratar a pele seca, a acne, diminuir as rugas e linhas de expressão e ajudar na cicatrização de feridas e queimaduras.
Leia também: Óleo de Rosa Mosqueta: para que serve, como usar (e quando evitar) tuasaude.com/oleo-de-rosa-mosqueta10. Sérum capilar
O sérum capilar é um produto que pode ser indicado para fortalecer os fios, melhorar a maciez e o brilho, reduzir o frizz e controlar a queda e a oleosidade do couro cabeludo.
O sérum para cabelo pode conter ingredientes ativos como chá verde, aloe vera, linhaça, vitamina E e rosa mosqueta, por exemplo.
11. Sérum para cílios e sobrancelhas
O sérum para cílios e sobrancelhas poderia estimular o crescimento, brilho e volume desses fios. Esses produtos podem conter fatores de crescimento, peptídeos, óleo de semente de abóbora, pantenol e ginseng.
No entanto, ainda são necessárias mais pesquisas com seres humanos, para avaliar se o uso de sérum para cílios e sobrancelhas são eficazes e seguros.
Como usar o sérum
O sérum pode ser usado diariamente conforme a seguir:
- Lavar bem a pele e secar, para remover o excesso de óleo, sujeira ou toxinas;
- Colocar algumas gotas do sérum na palma da mão ou aplicar diretamente com um conta-gotas;
- Massagear suavemente a pele, com movimentos circulares;
- Aplicar ao redor dos olhos somente se o produto indicar essa finalidade;
- Após 5 minutos, é aconselhado aplicar o protetor solar adequado para cada tipo de pele.
Nos cabelos, o sérum pode ser aplicado após a lavagem, com os cabelos úmidos, nos fios ou na raiz, conforme o objetivo a ser tratado, de 1 a 2 vezes ao dia.
Possíveis efeitos colaterais
O sérum, contendo ingredientes como ácidos ou retinoides, podem causar irritação ou sensibilidade, principalmente em pessoas com peles sensíveis.
Quem não pode usar
Pessoas que possuem alergia a algum dos ingredientes usados no sérum, não devem usar esse produto.