A sífilis tem cura quando o tratamento é iniciado rapidamente, de preferência no estágio inicial, evitando que infecção evolua e a bactéria Treponema pallidum afete órgãos, como cérebro, coração ou nervos, causando danos irreversíveis.
O tratamento da sífilis normalmente é feito com o uso de antibióticos, como a penicilina, sendo importante que seja utilizado com orientação médica e com a realização de exames regulares para garantir que a bactéria foi eliminada e a doença curada.
Leia também: Como é feito o tratamento da Sífilis (em cada fase) tuasaude.com/tratamento-para-sifilisAlém disso, é fundamental que o(a) parceiro(a) também faça o tratamento para evitar a reinfecção, já que a sífilis é uma infecção sexualmente transmissível. Veja todas as formas de transmissão da sífilis.
Como curar a sífilis
Para alcançar a cura definitiva da sífilis, é importante que a pessoa siga o tratamento recomendado pelo médico, que envolve o uso de antibióticos como:
- Penicilina G benzatina (Benzetacil);
- Doxiciclina;
- Tetraciclina;
- Ceftriaxona.
É importante que o antibiótico seja utilizado conforme a orientação do ginecologista, urologista ou infectologista e pelo tempo estabelecido, mesmo que não existam mais sintomas, porque assim é possível garantir a eliminação da bactéria e diminuir o risco de reinfecção.
O tratamento deve ser iniciado o mais breve possível, na fase inicial da sífilis, desde que os primeiros surgirem, para alcançar a cura e evitar que a infecção evolua para outras fases e cause danos em outros órgãos. Saiba identificar os sintomas da sífilis em cada fase.
Quanto tempo leva para curar a sífilis?
A cura da sífilis pode levar algumas semanas, sendo importante seguir o tratamento recomendado pelo ginecologista, urologista ou infectologista, de acordo com o estágio da sífilis, e fazer exames laboratoriais regularmente.
Marque uma consulta com o infectologista na região mais próxima de você:
Durante o tratamento, é recomendado evitar o contato íntimo e o(a) parceiro(a) também deve ser tratado(a) para evitar a reinfecção.
A sífilis tem cura espontânea?
A sífilis não cura sozinha, não existindo uma cura espontânea dessa infecção.
No entanto, após o surgimento da ferida, mesmo sem o tratamento, é possível que a pele cicatrize totalmente, mas isso não significa que houve uma cura natural da sífilis, mas sim uma progressão da doença.
Como acontece a evolução da infecção
A evolução da sífilis acontece quando o tratamento não é iniciado no estágio inicial, que é a sífilis primária, ou a pessoa abandona o tratamento, achando que a doença já foi vencida, por já não haver nenhum sintoma aparente.
Quando isso acontece, a bactéria continua se multiplicando e se espalhando pelo corpo de forma silenciosa, levando ao surgimento da sífilis secundária, com manchas na pele.
Sem tratamento, estes sintomas podem desaparecer sozinhos e a bactéria pode então afetar os órgãos e sistemas, dando origem a sífilis terciária. Entenda o que é a sífilis terciária.
Desta forma, o desaparecimento das feridas e manchas na pele não indica a cura da sífilis, mas sim a evolução da doença, sendo que, a única forma de eliminar estas bactérias do corpo é através do uso de antibióticos.
Leia também: 18 sintomas de sífilis no homem (e o que fazer) tuasaude.com/sifilis-sintomas-em-homemExames que confirmar a cura da sífilis
Os exames que testam a cura da sífilis são o exame de sangue VDRL e o exame do liquor, feito através da punção lombar. Saiba como é feita a unção lombar.
A cura da sífilis é alcançada quando os exames de VDRL e do liquor são considerados normais, entre 6 e 12 meses após o início do tratamento.
Leia também: Exame VDRL: para que serve, resultados e como é feito tuasaude.com/exame-vdrlQuando o VDRL é considerado curado?
Considera-se que os exames estão normais quando há uma diminuição de 4 titulações na quantidade de anticorpos circulantes no sangue, por exemplo:
- VDRL cai de 1/64 para 1/16;
- VDRL cai de 1/32 para 1/8;
- VDRL cai de 1/128 para 1/32.
Isto significa que não é necessário que os valores de VDRL sejam iguais a zero para dizer que a cura da sífilis foi alcançada.
Após alcançar a cura, a pessoa poder ser novamente contaminada, caso entre novamente em contacto com a bactéria causadora da infecção, por isso, recomenda-se o uso do preservativo em todas as relações sexuais.
Assista o vídeo seguinte e saiba mais sobre a transmissão, sintomas, diagnóstico e tratamento da sífilis: