Nariz quebrado é uma fratura no nariz que acontece quando ossos ou cartilagens do nariz se quebram, causando sintomas como dor, inchaço, sangramento ou deformidades no nariz.
O nariz quebrado geralmente devido a alguma pancada no rosto, como acontece em quedas, acidentes de trânsito, agressões físicas ou esportes de contato.
O tratamento da fratura no nariz é feito pelo otorrinolaringologista que pode indicar o uso de remédios para aliviar os sintomas ou cirurgia para realinhamento dos ossos, se necessário.
Sintomas de nariz quebrado
Os principais sintomas de nariz quebrado são:
- Alteração do formato ou deformidades do nariz;
- Dor e inchaço no nariz;
- Manchas roxas no nariz ou em volta dos olhos;
- Sangramento do nariz;
- Muita sensibilidade ao toque;
- Dificuldade para respirar pelo nariz.
É importante consultar o otorrinolaringologista ou ir imediatamente ao hospital para que a fratura no nariz seja diagnosticada e indicado o tratamento mais adequado.
Em todos os casos, não se deve mexer, nem tentar colocar o osso no lugar, porque isto pode piorar a lesão.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico do nariz quebrado é feito pelo otorrinolaringologista ou clínico geral através da avaliação física, histórico de traumas no nariz e exames de imagem.
Marque uma consulta com o otorrinolaringologista mais próximo para avaliar a possibilidade de ter fraturado o nariz:
Assim, o médico pode solicitar um raio X ou tomografia computadorizada para avaliar a gravidade da fratura no nariz e se outras estruturas faciais foram lesionadas.
Possíveis causas
As principais causas de nariz quebrado são:
- Quedas;
- Acidentes de carro, bicicleta, moto ou trotinete;
- Atropelamento;
- Bater o nariz em uma porta de vidro ou parede;
- Desmaios, quando se bate com o rosto no chão;
- Agressões físicas;
- Esportes de contato, como futebol ou basquete.
As crianças apresentam menor risco de fratura no nariz, porque seus ossos e cartilagens são mais flexíveis, porém, quando acontece, é mais frequentemente causada por quedas.
Além disso, embora seja raro, em bebês, os ossos do nariz podem fraturar no momento do parto.
Como é feito o tratamento
O tratamento do nariz quebrado deve ser feito com orientação do otorrinolaringologista e varia de acordo com a gravidade da fratura.
Os principais tratamentos para o nariz quebrado são:
1. Controle do sangramento
O controle do sangramento no nariz é o primeiro tratamento para o nariz quebrado, podendo ser iniciado imediatamente pela própria pessoa, ao empurrar a pele do nariz em direção ao septonasal, pressionando por cerca de 10 minutos.
Leia também: O que fazer em caso de sangramento do nariz tuasaude.com/primeiros-socorros-para-nariz-sangrandoNo hospital, se necessário, o médico pode fazer uma cauterização dos vasos sanguíneos para interromper o sangramento nasal e colocar um tampão dentro do nariz.
2. Compressas frias
As compressas frias para o nariz quebrado ajudam a reduzir o inchaço e a dor, podendo ser feita imediatamente após a fratura do nariz.
Para fazer a compressa fria, deve-se colocar gelo dentro de uma bolsa térmica ou saco de gel, envolvê-lo em uma toalha limpa e seca e aplicar sobre a pele do nariz, deixando agir por 10 minutos, de 3 a 4 vezes por dia.
3. Acompanhamento médico
Nos casos em que a fratura no nariz não causa deformidades ou obstrução nasal, o otorrinolaringologista pode recomendar o uso de remédios para aliviar os sintomas e o acompanhamento médico.
Esse acompanhamento médico deve ser feito cerca de 3 a 5 dias após a fratura do nariz, para avaliar qualquer deformidade ou desvios no nariz que possam não ter sido observados anteriormente devido ao inchaço.
3. Uso de remédios
O uso de remédios anti-inflamatórios ou analgésicos, como ibuprofeno, paracetamol ou dipirona, pode se indicado pelo otorrinolaringologista para aliviar a dor e reduzir o inchaço no nariz.
Em alguns casos, o médico pode indicar o uso de antibióticos para prevenir infecções.
4. Realinhamento do nariz
O realinhamento do nariz, também chamado de redução fechada, é feito pelo otorrinolaringologista com o uso de instrumentos médicos sob anestesia local com ou sem sedação.
Geralmente, esse tipo de tratamento é indicado quando existe desvio nasal ou obstrução das vias aéreas.
O realinhamento do nariz pode ser feito cerca de 5 a 7 dias após a fratura do nariz, de acordo com a orientação do otorrinolaringologista.
Após o realinhamento do nariz quebrado, é colocado pelo médico um tampão dentro das narinas e/ou uma tala externa.
5. Cirurgia
A cirurgia do nariz quebrado pode ser indicada nos casos de fraturas graves ou múltiplas, ou fraturas que não foram tratadas nos primeiros 14 dias. Em alguns casos, a cirurgia pode ser feita de imediato.
No caso do nariz quebrado durante o parto, a cirurgia para correção deverá acontecer o mais rápido possível, para evitar que o nariz fique permanentemente torto ou com dificuldades respiratórias.
Essa cirurgia é feita para reconstruir ou endireitar o septo nasal, chamada septoplastia, ou para remodelar o nariz, como no caso da rinoplastia.
Após a cirurgia, é feito um curativo especial, que pode ser com gesso ou algum material rígido, para ajudar na fixação dos ossos e pode permanecer por cerca de 1 semana.
6. Cuidados em casa
Alguns cuidados em casa são importantes para ajudar na recuperação do nariz quebrado, sendo normalmente indicado repouso e ficar com a cabeça mais elevada ao deitar para evitar a piora do inchaço e/ou dor.
Além disso, deve-se evitar assoar ou cutucar o nariz até completa cicatrização da fratura, não usar óculos até que o inchaço diminua e evitar praticar esportes ou exercícios extenuantes até que seja liberado pelo médico.
Possíveis complicações
As principais complicações do nariz quebrado são:
- Marcas roxas na face, devido ao acúmulo de sangue após o sangramento;
- Diminuição do canal do nariz, que pode dificultar a passagem do ar;
- Obstrução do canal lacrimal, que impede a passagem das lágrimas;
- Infecção, devido a abertura e manipulação do nariz durante a cirurgia.
Em até 1 mês, a fratura do nariz deve estar completamente solucionada, e o inchaço desaparece completamente.
No entanto, a pessoa pode ainda ter uma alteração da forma e do funcionamento do nariz na respiração e, por isso, pode precisar ser avaliado por um otorrinolaringologista ou cirurgião plástico, já que poderão ser necessárias outras cirurgias no futuro.