A síndrome de Diógenes é um transtorno comportamental caracterizado por sintomas como acúmulo de objetos e lixos, isolamento social, má higiene pessoal e doméstica, podendo surgir em homens e mulheres.
A causa da síndrome de Diógenes ainda não é totalmente conhecida. No entanto, acredita-se que esteja relacionada a condições como fatores genéticos, trauma, demência frontotemporal e transtorno obsessivo compulsivo, por exemplo.
O tratamento da síndrome de Diógenes deve ser feito pelo psiquiatra com uma equipe multidisciplinar, sendo baseado em sessões de psicoterapia e apoio social e familiar, e, em alguns casos, o uso de medicamentos e a internação.
Sintomas de síndrome de Diógenes
Os principais sintomas da síndrome de Diógenes são:
- Acúmulo excessivo de objetos;
- Negligência pessoal;
- Má higiene pessoal e doméstica;
- Isolamento social;
- Dificuldade em se desfazer de objetos;
- Falta de percepção ou negação sobre a própria doença.
O acúmulo excessivo de objetos pode colocar em risco a pessoa e familiares, pois os objetos acumulados podem causar problemas respiratórios ou na pele e quedas, por exemplo.
Geralmente, as pessoas com síndrome de Diógenes vivem sozinhas, não têm filhos e raramente têm irmãos ou são casadas.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico da síndrome de Diógenes deve ser feito pelo psiquiatra, por meio da avaliação dos sinais e sintomas apresentados, e do histórico de saúde da pessoa.
Marque uma consulta com o especialista mais próximo da sua região, se deseja confirmar o risco de síndrome de Diógenes:
Para confirmar o diagnóstico, o médico pode aplicar questionários psicológicos e solicitar exames complementares, para diferenciar essa síndrome de outras condições com sintomas semelhantes, como transtorno obsessivo compulsivo e esquizofrenia.
Possíveis causas
Embora ainda não se saiba a causa exata dessa síndrome, acredita-se que esteja relacionada com situações como:
- Fatores genéticos;
- Traumas ou estresse, como desemprego, problemas econômicos ou conjugais, e morte de pessoas próximas;
- Demência frontotemporal;
- Transtorno de personalidade;
- Transtorno obsessivo compulsivo.
A síndrome de Diógenes geralmente afeta mulheres e homens idosos, que são viúvos, solteiros ou que vivem sozinhos. No entanto, essa síndrome também pode surgir em pessoas mais jovens.
Como é feito o tratamento
O tratamento da síndrome de Diógenes deve ser feito por uma equipe multidisciplinar, podendo incluir:
1. Psicoterapia
Sessões de psicoterapia, incluindo terapia cognitivo-comportamental, podem ser indicadas para ajudar a educar a pessoa sobre acumulação, mudar crenças disfuncionais, estabelecer metas de organização e tomada de decisão.
Leia também: Psicoterapia: o que é, para que serve, tipos e como é feita tuasaude.com/o-que-e-psicoterapia2. Medicamentos
Medicamentos antipsicóticos, como risperidona e quetiapina, ou inibidores seletivos de recaptação de serotonina, como paroxetina e citalopram, podem ser prescritos pelo médico para ajudar no tratamento dessa condição.
3. Apoio social e familiar
O apoio social e familiar, como auxílio na limpeza domiciliar, organização e descarte de objetos em desuso, por exemplo, ajudam a motivar a pessoa, complementando o tratamento médico da síndrome de Diógenes.
4. Internamento
O internamento pode ser recomendado pelo médico para pessoas com negligência pessoal grave ou problemas causados pela síndrome, como pneumonia e quedas.