A síndrome de tietze é uma condição rara em que existe dor no meio do peito e inchaço na região das costelas, podendo os sintomas serem percebidos mais facilmente ao tossir ou respirar profundamente.
As causas da síndrome de tietze não são conhecidas, mas acredita-se que pode ser devido a pancadas na região do tórax, artrite psoriática, cirurgias no local ou tosse e vômitos excessivos.
Os sintomas normalmente melhoram sem que seja realizado tratamento específico, porém o ortopedista pode recomendar ficar em repouso, fazer compressa morna ou usar medicamentos analgésicos para diminuir a inflamação mais rapidamente.
Principais sintomas
Os principais sintomas da síndrome de tietze são:
- Dor localizada no meio do peito;
- Aumento da sensibilidade na área das costelas;
- Inchaço na região das costelas, devido à inflamação das cartilagens da região.
Os sintomas da síndrome de tietze acontecem na parte superior do peito e podem irradiar para o ombro e braço, podendo ser desencadeados ao tossir e respirar profundamente.
Qual a diferença entre a síndrome de tietze e a costocondrite?
Diferentemente da síndrome de tietze, na costocondrite não há inchaço na região, apenas dor no meio do peito que piora ao respirar, tossir ou ao se movimentar, além de ser mais comum em acontecer. Conheça mais sobre a costocondrite.
Como é feito o diagnóstico
O diagnóstico da síndrome de tietze é feito inicialmente pelo ortopedista por meio da avaliação dos sinais e sintomas apresentados pela pessoa. No entanto, para diferenciar de outras condições de também provocam dor no peito, pode ser recomendada a realização de raio X do tórax, tomografia computadorizada, ressonância magnética ou eletrocardiograma.
Marque uma consulta com o ortopedista mais próximo para que seja feita uma avaliação mais detalhada dos sintomas:
Causas da síndrome de tietze
As causas da síndrome de tietze ainda não são totalmente esclarecidas, no entanto acredita-se que pode ser consequência de pequenas pancadas na região do tórax ou ser consequência da artrite psoriática.
Além disso, a síndrome de tietze pode ser favorecida pela tosse ou vômitos excessivos, infecção bacteriana, cirurgias na região torácica ou pancada intensa na região peitoral. Como é feito o diagnóstico
Como é feito o tratamento
De forma geral, não é necessário realizar tratamento específico para a síndrome de tietze, já que os sintomas e a inflamação melhoram ao longo do tempo. No entanto, para acelerar a recuperação, pode ser recomendado ficar em repouso, evitar atividades muito intensas, fazer uso de medicamos analgésicos de acordo com a orientação do médico e fazer compressa morna no local.
Em alguns casos, o médico pode recomendar a aplicação de injeção de corticoesteroides para diminuir a inflamação e/ ou injeções para bloquear o nervo do local, o que ajudar a diminuir os sintomas.