Os principais sintomas de diabetes gestacional são ganho excessivo de peso, aumento do apetite, cansaço excessivo, visão turva, vontade frequente para urinar, boca seca e náuseas, por exemplo.
A diabetes gestacional pode surgir em mulheres que possuem histórico familiar de diabetes, estão acima do peso, ou têm pré-diabetes, por exemplo,e nem sempre causa sintomas, sendo muitas vezes descoberta em exames de rotina pré-natais.
Leia também: Diabetes gestacional: sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/diabetes-gestacionalAssim, é importante que as consultas pré-natais seja realizadas conforme a indicação do obstetra, pois assim é possível que a diabetes gestacional seja diagnosticada e, assim, o tratamento mais adequado seja iniciado, o que normalmente envolve melhora nos hábitos alimentares e uso de medicamentos, em alguns casos.

Sintomas de diabetes gestacional
Os principais sintomas de diabetes gestacional são:
- Ganho excessivo de peso na grávida ou no bebê;
- Aumento exagerado do apetite e da sede;
- Cansaço excessivo;
- Vontade de urinar frequente;
- Levantar muitas vezes à noite para urinar;
- Visão turva;
- Boca seca;
- Náuseas ou vômitos;
- Candidíase vaginal frequente;
- Infecções urinárias ou na pele frequentes.
Na maioria dos casos a diabetes gestacional não causa nenhum sinal ou sintoma, sendo apenas diagnosticada no momento em que a gestante realiza exames de rotina, como medição da glicose, por exemplo.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico da diabetes gestacional é feito pelo obstetra por meio de exames de sangue para verificar a quantidade de glicose circulante no sangue, devendo a primeira avaliação ser feita em jejum.
Marque uma consulta com o obstetra na região mais próxima de você:
Mesmo que a mulher não apresente sinais ou sintomas indicativos de diabetes gestacional, o exame diagnóstico deve ser realizado.
Além do teste de glicemia de jejum, o médico deve indicar o teste de tolerância à glicose, o TOTG, em que é verificada a resposta do organismo frente a grandes quantidades de açúcar. Veja quais são os valores de referência dos exames que diagnosticam a diabetes gestacional.
Calculadora da glicemia
Para saber se o resultado do TOTG indica diabetes gestacional, insira o seu resultado na calculadora a seguir:
Essa calculadora é apenas uma ferramenta de orientação, não servindo como diagnóstico e nem substituindo a consulta com o obstetra.
O que fazer
Em caso de diabetes gestacional, é importante seguir as orientações do obstetra e/ou endocrinologista, que poderá indicar:
- Fazer uma alimentação balanceada, incluindo fruitas, legumes e vegetais frescos, proteínas magras e fibras;
- Praticar atividades físicas regularmente, como caminhada, hidroginástica ou natação;
- Verificar os níveis de açúcar no sangue diariamente;
- Usar remédios para diabetes recomendados pelo médico.
Esses tratamentos têm como objetivo controlar os níveis de açúcar no sangue, sendo importante também monitorar o desenvolvimento do bebê através de exames de ultrassom.
Leia também: Dieta para diabetes gestacional: o que comer e o que evitar tuasaude.com/dieta-para-diabetes-gestacionalÉ importante que o tratamento para a diabetes gestacional seja feito rapidamente e de acordo com a orientação médica, pois assim é possível diminuir a ocorrência de riscos para mãe e para o bebê.
Veja no vídeo a seguir mais detalhes sobre a alimentação para a diabetes gestacional: