Um dos principais sintomas da falta de vitamina B6 é o surgimento de neuropatia periférica, uma condição que afeta os nervos e que pode causar formigamento nos pés e mãos, além de movimentos musculares involuntários e dor.
No entanto, a falta de vitamina B6 também pode causar outros sinais e sintomas, como:
- Cansaço e sonolência;
- Confusão mental e depressão;
- Dermatite e rachaduras nos cantos da boca;
- Inchaço na língua;
- Falta de apetite;
- Enjoo;
- Tonturas e vertigens;
- Queda de cabelo;
- Nervosismo e irritabilidade;
- Enfraquecimento do sistema imunológico.
Em crianças, a deficiência de vitamina B6 pode também causar irritabilidade, problemas de audição e convulsões. Além disso, é importante lembrar que, geralmente, a deficiência desta vitamina vem acompanhada de falta nas vitaminas B12 e ácido fólico.
Entenda melhor a importância da vitamina B6 para a saúde.
Possíveis causas
A vitamina B6 está presente em muitos alimentos, por isso, é muito raro os níveis apresentarem-se baixos, porém, a sua concentração no organismo pode diminuir em pessoas que fumam ou consomem bebidas alcoólicas em excesso, mulheres que tomam anticoncepcionais orais, grávidas que possuem pré-eclâmpsia e eclâmpsia.
Além disso, o risco de sofrer de deficiência em vitamina B6 no organismo é maior, como em pessoas com problemas renais, doença celíaca, doença de Crohn, úlceras no intestino, síndrome do intestino irritado, artrite reumatoide e em casos de consumo excessivo de álcool.
Como evitar a falta de vitamina B6
Para evitar a deficiência desta vitamina, é importante consumir alimentos ricos em Vitamina B6, como fígado, salmão, frango e carnes vermelhas, batata, ameixa, banana, avelã, abacate ou nozes, por exemplo. Veja mais alimentos ricos em vitamina B6.
Além de consumir alimentos ricos nesta vitamina, em alguns casos pode ser necessário tomar um suplemento com vitamina B6, que pode ser associada a outras vitaminas, como ácido fólico e vitamina B12 que, em alguns casos, também se apresentam baixos simultaneamente.