A febre amarela é uma doença infecciosa provocada por vírus transmitido por mosquitos, como o Aedes Aegypti e o Haemagogus sabethes, e que causa sintomas como dor de cabeça intensa, febre alta e dor muscular generalizada.
Além disso, algumas pessoas podem desenvolver a forma mais grave da febre amarela, que é caracterizada por vômitos, dor abdominal intensa, sangramentos e olhos e pele amarelados.
Assim, na presença de sintomas indicativos de febre amarela, é recomendado consultar o infectologista ou clínico geral para que sejam feitos exames e possa ser iniciado o tratamento, que inclui o repouso, a hidratação e, em alguns casos, o uso de medicamentos analgésicos e antipiréticos, por exemplo.
Principais sintomas
Os principais sintomas de febre amarela são:
- Dor de cabeça intensa;
- Febre acima de 38ºC;
- Calafrios;
- Sensibilidade à luz;
- Dores musculares generalizadas;
- Náuseas e vômitos;
- Aumento dos batimentos cardíacos ou palpitações.
Os sintomas iniciais da febre amarela surgem de 3 a 6 dias após a picada do mosquito, caracterizando a fase aguda da doença.
Após os sintomas iniciais, algumas pessoas podem desenvolver uma forma mais grave da infecção, que aparece depois de 1 ou 2 dias. Esta fase é conhecida como fase tóxica da febre amarela e é caracterizada por sintomas mais sérios e que podem colocar a vida em risco, como olhos e pele amarelados, vômitos com sangue, dor abdominal intensa, sangramentos pelo nariz e dos olhos, e aumento da febre.
Teste online de febre amarela
Caso ache que possa estar com febre amarela, selecione o que está sentindo para saber qual o seu risco de estar com a infecção:
Esse teste de sintomas é apenas uma ferramenta de orientação, não servindo como diagnóstico e nem substituindo a consulta com o infectologista ou clínico geral.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico da febre amarela é feito pelo clínico geral, ou infectologista, através da avaliação dos sintomas apresentados, do local de residência e/ou dos locais visitados pela pessoa recentemente.
Para avaliar o risco de febre amarela, marque uma consulta com o médico mais próximo de você:
Para confirmar o diagnóstico, o médico também solicita alguns exames, como sorologia, para detectar a presença do antígeno do vírus e de anticorpos e hemograma para avaliar os níveis de leucócitos.
Como acontece a transmissão
A transmissão da febre amarela acontece através da picada de mosquitos infectados pelo vírus, principalmente mosquitos do tipo Aedes Aegypti ou Haemagogus Sabethes, que picaram anteriormente animais ou pessoas infectadas.
Como é o tratamento
O tratamento da febre amarela é indicado para aliviar os sintomas e evitar o desenvolvimento da forma mais grave da doença, podendo ser realizado em casa desde que orientado pelo clínico geral ou infectologista.
Nos casos mais graves, o tratamento da febre amarela deve ser feito em internamento no hospital com a administração de soro e remédios na veia, assim como o uso de oxigênio para evitar complicações graves, como hemorragias ou desidratação, que podem colocar em risco a vida da pessoa.
1. Repouso
O repouso é muito importante para a recuperação dessa infecção, pois garante que o corpo tenha a energia necessária para combater o vírus e acelerar a recuperação, além de ajudar a aliviar a dor muscular e a sensação de cansaço. Dessa forma, a pessoa com febre amarela deve ficar em casa, evitando ir à escola ou ao trabalho, por exemplo.
2. Hidratação
Uma hidratação adequada é fundamental para ajudar a combater a febre amarela, pois a água é importante para o bom funcionamento do sistema imunológico.
Assim, é recomendado beber cerca de 2 litros de líquidos por dia, que pode ser na forma de água filtrada, água de coco, sucos naturais ou chás, por exemplo.
3. Medicamentos
Os medicamentos que podem ser indicados pelo médico conforme os sintomas que a pessoa apresenta são:
- Antipiréticos, como o paracetamol, de 8 em 8 horas para diminuir a febre e a dor de cabeça;
- Analgésicos, como paracetamol ou dipirona, para aliviar as dores musculares;
- Protetores do estômago, como cimetidina e omeprazol, para evitar gastrite, úlcera e diminuir risco de sangramento;
- Antieméticos, como metoclopramida, para controlar os vômitos.
No entanto, não são recomendados remédios que contêm ácido acetilsalicílico, porque podem causar hemorragias. Assim, alguns dos medicamentos que são contraindicados na febre amarela são AAS, aspirina, Doril e Calmador.
Possíveis complicações
As possíveis complicações da febre amarela são hemorragia, pele e olhos amarelados, miocardite, encefalite, parada respiratória, insuficiência renal, choque séptico e falência múltipla de órgãos.
Nesses casos, a pessoa deve ser levada para o hospital para que o tratamento seja feito com internamento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Sinais de melhora ou piora
Os sinais de melhora da febre amarela surgem 2 a 3 dias após o início do tratamento e incluem diminuição da febre, alívio das dores musculares e da dor de cabeça, assim como redução do número de vômitos.
Já os sinais de piora estão relacionados com a desidratação e, por isso, incluem aumento dos episódios de vômitos, diminuição da quantidade de urina, cansaço excessivo e apatia. Nestes casos, é recomendado ir ao atendimento de emergência para iniciar o tratamento adequado.
Prevenção da febre amarela
Para prevenir a febre amarela, é importante adotar algumas medidas para evitar a picada dos mosquitos transmissores, como:
- Passar repelente de mosquito várias vezes ao dia;
- Eliminar os focos de água limpa parada, como em vasos de plantas, baldes, pneus, latas e garrafas plásticas;
- Colocar mosquiteiros ou telas de malha fina nas janelas e portas de casa;
- Usar roupas compridas, meias e sapatos fechados durante períodos de surto de febre amarela.
É também possível prevenir a febre amarela através da vacinação, que é indicada principalmente para as pessoas que moram ou que irão viajar para locais em que foram relatados casos de febre amarela. Conheça mais sobre a vacina para febre amarela.
Veja outras dicas práticas para combater o mosquito e evitar a febre amarela, neste vídeo: