A ADEM, ou encefalomielite disseminada aguda, é uma doença inflamatória rara que afeta o sistema nervoso central, alterando os movimentos do corpo e podendo causar paralisia.
Embora rara, esta doença é mais comum após uma infecção provocada por um vírus ou bactéria, mas também pode acontecer após a vacinação. No entanto, as vacinas modernas reduziram o risco de desenvolver a doença e por isso é muito raro ocorrer ADEM após a vacinação.
A ADEM acontece principalmente em crianças e o tratamento normalmente é feito com a aplicação de medicamentos diretamente na veia para aliviar a inflamação do sistema nervoso.
Principais sintomas
Os principais sintomas de ADEM são:
- Lentidão nos movimentos e diminuição dos reflexos;
- Paralisia dos músculos;
- Febre;
- Sonolência e cansaço;
- Dor de cabeça;
- Náuseas e vômitos;
- Irritabilidade;
- Convulsões, em alguns casos.
Os sintomas podem se agravar em poucas horas ou dias, e podem variar de uma pessoa para a outra, de acordo com o local afetado.
Leia também: Primeiros socorros para convulsão (crise de epilepsia) tuasaude.com/primeiros-socorros-para-convulsaoComo confirmar o diagnóstico
O diagnóstico de ADEM pode ser suspeitado após avaliação dos sintomas e do histórico de saúde, principalmente quando a pessoa teve algum tipo de infecção viral ou bacteriana recentemente.
Para confirmar a ADEM e descartar outras condições que possuem sinais e sintomas semelhantes, o médico deve solicitar a realização de exames de sangue, ressonância magnética e punção lombar, em alguns casos.
Marque uma consulta com o médico mais próximo, usando a ferramenta a seguir, para investigar a possibilidade de ADEM:
Possíveis causas
A ADEM é uma síndrome que normalmente surge após uma infecção viral ou bacteriana do trato respiratório. No entanto, embora seja raro, pode também desenvolver-se após a administração de uma vacina.
Os vírus que mais frequentemente provocam a encefalomielite disseminada aguda são o do sarampo, rubéola, caxumba, influenza, parainfluenza, Epstein-Barr ou HIV.
Como é feito o tratamento
O tratamento para ADEM é normalmente iniciado em internamento no hospital com o uso de corticoides injetados diretamente na veia para ajudar a diminuir a inflamação do sistema nervoso central, aliviando os sintomas existentes e prevenindo o aparecimento de novas complicações.
Na maior parte dos casos, os sintomas começam a melhorar após 5 ou 6 dias, mas podem demorar vários meses até que desapareçam completamente. Em casos mais raros, alguns sintomas podem se manter mesmo depois da pessoa ser considerada "curada", especialmente complicações como visão embaçada, fraqueza muscular ou formigamento nos membros.
Nos casos em que os corticoides não apresentam o efeito esperado, e a pessoa não apresenta melhora nos primeiros dias após iniciar o tratamento, outras técnicas podem ser experimentadas, como plasmaférese ou terapia de imunoglobulina intravenosa, por exemplo.