Alergia respiratória: sintomas, causas, tipos e o que fazer

Alergia respiratória é uma resposta exagerada do sistema imunológico a substâncias alergênicas, causando sintomas como nariz escorrendo ou entupido, dificuldade para respirar, chiado no peito ou coceira no nariz e nos olhos.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Alergologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

A alergia respiratória pode ser causada por contato com pó, pólen, pelos de animais ou mofo, por exemplo, sendo mais comum em pessoas com predisposição genética ou que possuem maior sensibilidade do sistema imunológico.

Leia também: Alergia: o que é, tipos, sintomas e tratamento tuasaude.com/alergia

Para tratar a alergia respiratória corretamente, o alergologista, pneumologista, otorrinolaringologista ou clínico geral deve identificar a sua causa e indicar o tratamento mais adequado que pode envolver o uso de remédios anti-histamínicos, além de evitar o contato com a substância alergênica.

Criança espirrando devido a alergia respiratória ao pólen

Sintomas de alergia respiratória

Os principais sintomas de alergia respiratória são: 

  • Espirros frequentes;
  • Tosse seca;
  • Nariz escorrendo ou entupido;
  • Coceira nos olhos, nariz ou garganta;
  • Dor de cabeça;
  • Olhos lacrimejando.

Esses sintomas podem não estar presentes ao mesmo tempo e normalmente a alergia respiratória não causa febre.

Além disso, em alguns casos pode surgir chiado no peito, dificuldade para respirar ou sensação de aperto no peito. Nesses casos, deve-se ir ao hospital imediatamente.

Alergia respiratória na gravidez

A alergia respiratória na gravidez é muito frequente e acontece principalmente devido às alterações hormonais, ao aumento do volume sanguíneo e às mudanças corporais que a grávida experimenta durante a gestação.

Caso a gestante sofra de alguma doença respiratória, como asma, é importante que, antes da gravidez, consulte um alergologista para iniciar o tratamento adequado e evitar o agravamento dos sintomas.

Teste online de sintomas

Para saber a possibilidade de ter uma alergia, como uma alergia respiratória, por favor, indique abaixo os sintomas que apresenta:

  1. 1. Vermelhidão na pele
  2. 2. Coceira no corpo
  3. 3. Nariz escorrendo e/ou entupido
  4. 4. Tosse seca ou espirros
  5. 5. Refluxo ou sensação de queimação na garganta
  6. 6. Dor no abdome
  7. 7. Diarreia
  8. 8. Náusea e/ou vômitos
  9. 9. Chiado no peito e/ou falta de ar
  10. 10. Inchaço em partes do corpo, como boca, rosto ou pescoço
  11. 11. Ingeriu alimentos que não costuma comer nas últimas horas?
  12. 12. Teve contato com produtos de limpeza, cosméticos, mofo, poeira ou pelos de animais nas últimas horas?
  13. 13. Existem períodos de melhora ou piora dos sintomas?

Este teste é apenas uma ferramenta de orientação. Portanto, não tem a finalidade de dar um diagnóstico e nem substitui a consulta com o alergista, imunologista ou clínico geral.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da alergia respiratória é feito pelo clínico geral, alergologista, otorrinolaringologista ou pneumologista através da avaliação dos sintomas, histórico de saúde e de alergias, além do exame físico.

Marque uma consulta com o alergologista na região mais próxima de você:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Além disso, o médico deve solicitar um teste de alergia para identificar quais substâncias a pessoa tem alergia e, assim, ser possível indicar o tratamento mais adequado. Saiba como é feito o teste de alergia.

Possíveis causas

As principais causas da alergia respiratória são:

  • Pólen das árvores, flores e plantas;
  • Poluição ambiental ou fumaça de cigarro;
  • Pelo, saliva ou urina de animais;
  • Poeira ou mofo;
  • Mudanças climáticas;
  • Odores fortes, como perfumes ou produtos de limpeza;

Essas substâncias alergênicas podem irritar a mucosa nasal e desencadear resposta do sistema imunológico, levando ao surgimento dos sintomas. 

A alergia respiratória não é contagiosa, ou seja, não é transmitida de pessoa para pessoa, no entanto, filhos de pais alérgicos têm maiores chances de desenvolver alergias respiratórias.

Tipos de alergias respiratórias

Os principais tipos de alergias respiratórias são:

1. Rinite alérgica

A rinite alérgica é um tipo de alergia respiratória causada por uma inflamação e irritação da mucosa nasal, pelo contato com substâncias alergênicas, como pólen, poeira ou mofo, e pode ser mais frequente durante a primavera ou no outono.

Esse tipo de alergia respiratória causa sintomas como coceira no nariz e olhos, olhos lacrimejando e espirros constantes. Veja todos os sintomas da rinite alérgica.

2. Sinusite alérgica

A sinusite alérgica é a inflamação dos seios da face pelo contato com substâncias alergênicas, sendo mais comum em pessoas que têm rinite alérgica.

Isso porque devido ao nariz entupido, o catarro pode se acumular nos seios da face, causando sua obstrução e resultando em sintomas como dor de cabeça e ao redor dos olhos ou sensação de peso no rosto. Saiba identificar os sintomas da sinusite alérgica.

3. Asma alérgica

A asma alérgica é um tipo de alergia respiratória mais grave que causa inflamação e estreitamento das vias aéreas, resultando em crises de asma quando se tem contato com a substância alergênica. Entenda o que é a crise de asma e o que fazer.

Os sintomas geralmente são falta de ar que pode ser intensa, dificuldade para respirar, tosse, chiado ao respirar ou sensação de pressão ou aperto no peito. 

Leia também: Asma: o que é, sintomas, causas, tipos e tratamento tuasaude.com/asma

4. Alveolite alérgica extrínseca

A alveolite alérgica extrínseca, também chamada de pneumonite por hipersensibilidade, é outro tipo de alergia respiratória grave, que afeta os alvéolos pulmonares, que são responsáveis pelas trocas gasosas.

Esse tipo de alergia respiratória normalmente ocorre devido a exposição prolongada ou frequente à substância alergênica, podendo provocar fibrose e obstrução dos alvéolos pulmonares.

A alveolite alérgica extrínseca é mais comum em pessoas que trabalham na agricultura, indústria química ou têxtil, são criadores de aves ou marceneiros, por exemplo.

Como é feito o tratamento

O tratamento da alergia respiratória deve ser feito com orientação do alergologista, clinico geral, otorrinolaringologista ou pneumologista, de acordo com o tipo de alergia respiratória e sua causa.

Assim, o médico pode indicar o uso de remédios antialérgicos, como loratadina ou hidroxizina, descongestionantes nasais, corticoides na forma de spray nasal ou bombinha para asma, antileucotrienos, como o montelucaste para rinite alérgica, por exemplo.

Leia também: Bombinha de asma: tipos, como usar e dúvidas comuns tuasaude.com/como-usar-a-bombinha-da-asma-corretamente

Além disso, também podem ser recomendada a imunoterapia com vacinas produzidas com a substância que causa alergia, para melhorar o sistema imunológico e ter uma resposta menos exagerada do sistema imunológico ao entrar em contato com a substância. 

Nos casos de alergias respiratórias graves ou anafilaxia, o médico pode indicar o uso da caneta de epinefrina, que deve sempre estar com a pessoa para situações de emergência. Saiba como usar a caneta de epinefrina.

O que fazer para aliviar os sintomas

Algumas medidas para aliviar os sintomas da alergia respiratória e complementar o tratamento médico são:

  • Beber, pelo menos, 1 litro de água por dia;
  • Evitar fumar ou frequentar locais com fumaça ou poluição;
  • Renovar o ar da casa todos os dias, abrindo as janelas;
  • Manter a casa limpa e aspirada, para evitar o acúmulo de pó;
  • Utilizar preferencialmente um aspirador com filtro de água;
  • Evitar tapetes, carpetes e cortinas de pano, principalmente no quarto;
  • Manter os animais domésticos fora do quarto de dormir.

Além destas dicas, as pessoas podem prevenir a alergia respiratória utilizando tecidos e materiais antiácaros para encapar as almofadas, colchões e sofás, por exemplo. Confira algumas opções naturais para aliviar a alergia respiratória.

Vídeos relacionados

3 tratamentos caseiros para curar a SINUSITE mais rápido

05:50 | 1.509.743 visualizações

5 EXERCÍCIOS PARA FORTALECER O PULMÃO | com @mircafisio

06:03 | 908.090 visualizações

O que comer para asma

02:48 | 331.892 visualizações