Os principais sintomas de câncer de próstata são vontade frequente para urinar, jato de urina fraco, dor ao urinar, ejaculação dolorosa, dificuldade para manter a ereção, dor na região dos testículos ou sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, mesmo após urinar.
O câncer de próstata se desenvolve lentamente e na maioria dos casos não são notados sintomas na fase inicial da doença. Nas fases mais avançadas, quando o tumor se espalha para outros órgãos, como linfonodos, ossos, fígado, pulmões, bexiga ou intestinos, podem surgir sintomas relacionados ao órgão afetado.
Por isso, é aconselhado consultar o urologista regularmente e principalmente a partir dos 50 anos, ou 45 anos em casos de histórico de câncer de próstata na família. Assim, o médico pode fazer uma avaliação completa e solicitar exames que analisam a saúde da próstata.
11 sintomas de câncer de próstata
Os principais sintomas de câncer de próstata são:
- Vontade frequente para urinar;
- Dificuldade para começar a urinar;
- Jato de urina muito fraco;
- Acordar várias vezes à noite para urinar;
- Dor ao urinar e/ou ejaculação dolorosa;
- Presença de sangue na urina;
- Dificuldade para manter uma ereção;
- Presença de sangue no sêmen;
- Dor na região dos testículos;
- Urgência para urinar;
- Sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, mesmo após ter urinado.
Em uma fase inicial, o câncer de próstata pode não causar sintomas, no entanto, podem surgir sintomas à medida que o tumor cresce ou quando se encontra numa fase mais avançada.
Se o câncer tiver se espalhado para outras regiões do corpo, também é comum a presença de outros sintomas menos específicos como cansaço excessivo, perda de peso sem motivo aparente, dor nas costas ou nos ossos, fraqueza nas pernas, tosse ou ínguas na região próxima à próstata.
Por isso, é importante o homem consultar o urologista a partir dos 50 anos ou dos 45 anos caso se tenha histórico familiar de câncer de próstata, para realizar exames preventivos e detectar precocemente o câncer de próstata, aumentando as chances de cura. Confira os principais exames que avaliam a próstata.
Teste online de sintomas
Para se saber se existe risco de ter algum problema na próstata é importante estar atento a sintomas como:
O teste de sintomas é uma ferramenta que serve apenas como orientação, não servindo como diagnóstico e nem substituindo a consulta com o urologista.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico do câncer de próstata é feito pelo urologista através da avaliação dos sintomas, histórico de saúde e de câncer de próstata na família, além do exame de toque retal e o exame de sangue PSA.
Se durante o toque retal o médico palpar um nódulo duro ou se o exame de sangue PSA estiver muito alterado, é recomendada que seja realizada uma biópsia da próstata, em que é feita a retirada de pequenos pedaços da próstata para depois serem analisados em laboratório, sendo então possível verificar se a alteração é benigna ou maligna e iniciar o tratamento mais adequado, caso haja necessidade. Entenda como é feita a biópsia e quando está indicada.
Caso seja confirmado o câncer de próstata, o urologista deve encaminhar o homem para o oncologista, de forma a iniciar o tratamento.
Estádios do câncer de próstata
É importante também que seja identificado o estádio do câncer de próstata para que o melhor tratamento seja iniciado, o que é feito através de exames de imagem e resultado do exame de PSA e biópsia da próstata.
A tabela a seguir indica os principais estádios do câncer de próstata e as suas características:
Veja mais sobre como é feito os exames de câncer de próstata no vídeo a seguir:
Prevenção e tratamento do CÂNCER DE PRÓSTATA
05:38 | 1.967 visualizaçõesComo é feito o tratamento
O tratamento do câncer de próstata é feito pelo oncologista ou uro-oncologista e varia de acordo com o estágio do tumor. Assim, pode ser indicada a cirurgia para retirar a próstata, chamada prostatectomia, quimioterapia, radioterapia, hormonioterapia ou terapia ablativa. Veja os principais tratamentos para o câncer de próstata.