Sintomas de endometriose (no intestino, bexiga e ovários)

A endometriose é uma síndrome que causa sintomas como dor pélvica intensa, menstruação abundante e até infertilidade, devido ao crescimento de tecido endometrial (que reveste o útero) em outros locais como ovários, bexiga ou intestino.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Ginecologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

A intensidade e frequência dos sintomas pode variar a cada mês e de uma mulher para a outra e, por isso, o diagnóstico pode ser bastante difícil.

Caso se suspeite de endometriose, é muito importante consultar um ginecologista para fazer alguns exames, como o ultrassom pélvico, para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento, que não cura a doença, mas ajuda a aliviar os sintomas.

Imagem ilustrativa número 1

Teste online de endometriose

Se acha que pode ter endometriose, selecione os seus sintomas para saber qual o risco de ter a síndrome:

  1. 1. Dor intensa na região pélvica e que piora durante a menstruação
  2. 2. Menstruação abundante
  3. 3. Cãibras durante a relação sexual
  4. 4. Dor ao urinar ou defecar
  5. 5. Diarreia ou prisão de ventre
  6. 6. Fadiga e cansaço excessivo
  7. 7. Dificuldade para engravidar

O teste de sintomas é apenas uma ferramenta de orientação, não servindo como diagnóstico e nem substituindo a consulta com o clínico geral ou ginecologista.

Sintomas de cada tipo de endometriose

Dependendo do local que é afetado pelo crescimento do tecido do útero, existem diferentes tipos de endometriose, com sintomas que variam:

1. Endometriose intestinal

Os principais sintomas de endometriose intestinal são:

  • Prisão de ventre com cólicas muito fortes;
  • Sangue nas fezes;
  • Dor que piora ao defecar;
  • Sensação de barriga muito inchada;
  • Dor persistente no reto.

Os sintomas da endometriose intestinal surgem quando o tecido do útero se desenvolve no interior do intestino. Inicialmente, pode-se desconfiar de alguma doença no intestino, como intestino irritável, síndrome de Crohn ou colite, no entanto, após uma avaliação mais aprofundada por um gastroenterologista pode-se começar a desconfiar de endometriose, podendo ser necessário consultar um ginecologista.

2. Endometriose nos ovários 

A endometriose no ovário, também conhecida como endometrioma, é caracterizada pelo crescimento do endométrio em volta dos ovários e, nestes casos, os sintomas são quase sempre os mais genéricos, como dor intensa na região pélvica, sangramento menstrual excessivo e dor durante a relação sexual.

3. Endometriose na bexiga

Os principais sintomas de endometriose na bexiga são:

  • Dor pélvica que piora ao urinar;
  • Presença de pus ou sangue na urina;
  • Dor forte durante o contato íntimo;
  • Vontade frequente para urinar e sensação de bexiga cheia.

Algumas mulheres podem só apresentar um ou dois destes sintomas mais específicos e, por isso, em alguns casos, a endometriose na bexiga pode demorar para ser corretamente identificada, já que normalmente o primeiro diagnóstico é de infecção urinária. No entanto, os sintomas não melhoram com o uso de antibióticos.

Como confirmar o diagnóstico

O ginecologista pode desconfiar de endometriose apenas com a avaliação dos sintomas descritos pela mulher. No entanto, é necessário fazer um ultrassom pélvico para confirmar o diagnóstico e descartar outras opções como cistos nos ovários, por exemplo.

Além disso, o médico pode ainda pedir uma biópsia de tecido, que é feita com uma pequena cirurgia na qual um pequeno tubo com uma câmera na ponta é introduzido por um corte na pele, permitindo observar a região pélvica por dentro e recolher amostras de tecido que serão analisadas em laboratório.

Saiba mais sobre os sintomas de endometriose e como confirmar a doença no vídeo a seguir com o Dr Maurício Abrão:

6 sintomas para descobrir ENDOMETRIOSE · com Dr. Mauricio Abrão

14:03 | 21.286 visualizações

Vídeos relacionados

6 sintomas para descobrir ENDOMETRIOSE · com Dr. Mauricio Abrão

14:03 | 21.286 visualizações

Como aliviar a CÓLICA MENSTRUAL

05:53 | 562.855 visualizações