Magnésio baixo é a diminuição da quantidade de magnésio no sangue, causando sintomas, como náuseas, vômitos, perda do apetite, fraqueza, câimbras musculares ou batimentos cardíacos acelerados.
O magnésio é um mineral importante para o funcionamento dos nervos e músculos, regulação do açúcar no sangue e fortalecimento dos ossos, sendo encontrado principalmente em alimentos, como sementes, amendoim e leite. Veja todas as funções do magnésio no corpo.
O tratamento da falta de magnésio, também chamado de hipomagnesemia, é feito pelo clínico geral, nutrólogo ou nutricionista, que podem indicar o consumo de alimentos ricos em magnésio, uso de suplementos ou até injeção de sulfato de magnésio, em casos mais graves.
Sintomas de falta de magnésio
Os principais sintomas de falta de magnésio são:
- Náuseas e vômitos;
- Perda do apetite;
- Fraqueza ou cansaço excessivo;
- Tremores, espasmos musculares ou câimbras;
- Tontura;
- Batimentos cardíacos acelerados ou irregulares.
Além disso, a falta de magnésio grave também podem causar depressão, agitação, delírio, psicose ou coma.
Os sintomas de falta de magnésio geralmente são acompanhados da diminuição do nível de potássio e de cálcio no sangue, podendo resultar em convulsões generalizadas ou taquicardia supraventricular. Saiba identificar os sintomas de taquicardia supraventricular.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico da falta de magnésio é feito pelo clínico geral ou nutrólogo através da avaliação dos sintomas, histórico de saúde e exames físico e laboratoriais.
Marque uma consulta com o nutrólogo na região mais próxima de você:
Assim, podem ser solicitados exames de sangue que medem os níveis de magnésio, cálcio e potássio, painel metabólico e a realização de exames que avaliam o coração, como o eletrocardiograma. Veja os principais exames que avaliam o coração.
Valores de referência de magnésio
Os valores normais de magnésio no sangue em adultos são entre 1,6 mg/dL e 2,6 mg/dL.
Assim, é considerado que o magnésio está baixo, quando os valores estão abaixo de 1,6 mg/dL.
No entanto, é importante ressaltar que os valores de referência podem variar de acordo com o laboratório e método de dosagem utilizado.
Leia também: Hipomagnesemia: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/hipomagnesemiaPossíveis causas
As principais causas do magnésio baixo são:
- Alimentação pobre em magnésio;
- Diarreia crônica, uso excessivo de laxantes ou doença inflamatória intestinal;
- Desnutrição ou anorexia nervosa;
- Cirurgia bariátrica;
- Consumo excessivo e frequente de bebidas alcoólicas;
- Síndrome de Gitelman;
- Uso de remédios, como diuréticos, antiulcerosos, antifúngicos, imunossupressores ou quimioterápicos.
Além disso, durante a gravidez, principalmente no primeiro trimestre, ocorre maior eliminação do magnésio pelos rins, muitas vezes sendo necessária a suplementação de magnésio. Saiba mais sobre os benefícios do magnésio na gravidez.
Como é feito o tratamento
O tratamento da falta de magnésio deve ser orientado pelo clínico geral, nutrólogo ou nutricionista, com o objetivo de aumentar a quantidade de magnésio no sangue.
Os principais tratamentos para falta de magnésio são:
1. Dieta rica em magnésio
Nos casos mais leves, o tratamento consiste no aumento do consumo de alimentos ricos em magnésio, como amêndoas, aveia, banana ou espinafre. Confira a lista completa de alimentos ricos em magnésio.
Assista o vídeo a seguir com a nutricionista Tatiana Zanin com dicas de alimentos ricos em magnésio:
MAGNÉSIO: para que serve, tipos diferentes, onde encontrar na natureza e suplementação
04:20 | 56.474 visualizações2. Suplementos de magnésio
Quando a alimentação não é suficiente para repor o magnésio, o médico poderá indicar suplementos ou medicamentos com sais de magnésio por via oral.
Os suplementos podem ter efeitos colaterais como diarreia e cólicas abdominais, não sendo muitas vezes bem tolerados.
Leia também: Magnésio dimalato: para que serve e como tomar tuasaude.com/magnesio-dimalatoNos casos mais graves de falta de magnésio, é necessário internamento hospitalar e a administração de magnésio diretamente na veia.
Possíveis complicações
A falta de magnésio aumenta o risco de algumas doenças como diabetes melito (tipo 2), infarto cardíaco, insuficiência cardíaca, angina, pressão alta, pedras nos rins, tensão pré-menstrual, transtornos mentais e até eclâmpsia durante a gravidez.