8 sintomas de fígado inflamado (e o que fazer)

Quando o fígado está inflamado podem surgir sintomas como dor do lado direito na parte superior do abdome, pele e olhos amarelados, urina com cor de coca-cola, fezes claras, febre baixa, perda do apetite e náusea e/ou vômitos.

A inflamação no fígado também é conhecida como hepatite e pode ser causada por infecções virais, efeitos colaterais de medicamentos, consumo excessivo de álcool e reações anormais do sistema imunológico, por exemplo.

Leia também: Hepatite: o que é, sintomas, tipos, causas e tratamento tuasaude.com/hepatite

Em caso de suspeita de fígado inflamado, é recomendado consultar um gastroenterologista ou hepatologista. O tratamento pode envolver desde medidas como repouso e beber bastantes líquidos até o uso de medicamentos para aliviar os sintomas e controlar a inflamação.

Médico explicando a causa dos sintomas para o paciente utilizando uma representação do fígado

Principais sintomas

Os principais sintomas de fígado inflamado são:

1. Dor ou desconforto no abdome

A dor no abdome causada pelo fígado inflamado normalmente se localiza do lado direito e na parte superior do abdome. No entanto, algumas vezes pode-se notar apenas um desconforto nessa localização.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Pele e olhos amarelados

O surgimento de pele e olhos amarelados, também conhecido como icterícia, pode indicar que o fígado está inflamado em alguns casos, especialmente quando associado a outros sintomas como dor no abdome, febre e sensação de mal-estar. 

Leia também: Icterícia: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/o-que-e-ictericia

3. Urina escura

Em alguns casos, a inflamação no fígado também pode fazer com que a urina fique escura, com uma cor semelhante à coca-cola, devido ao aumento dos níveis de bilirrubina direta no sangue. Normalmente, está associada ao surgimento de icterícia. 

Leia também: O que significa a cor da urina (escura, amarela, branca, laranja) tuasaude.com/o-que-pode-alterar-a-cor-da-urina

4. Fezes claras

O fígado inflamado pode não conseguir produzir e/ou eliminar a bilirrubina corretamente no intestino, fazendo com que a fezes fiquem mais claras ou, em alguns casos, esbranquiçadas. Confira as principais causas de fezes claras e o que fazer.

5. Febre acima de 37,2ºC

Especialmente quando o fígado está inflamado devido a infecções virais, é comum surgir febre acima de 37,2ºC. Entenda melhor o que é febre e as principais causas.

6. Náusea e/ou vômitos

Como resultado da inflamação no fígado, também podem surgir náuseas e/ou vômitos. Além disso, o fígado inflamado também pode não conseguir funcionar corretamente, o que pode prejudicar o processo de digestão e agravar esses sintomas.

7. Perda do apetite

Devido à inflamação, também é comum a pessoa com o fígado inflamado apresentar perda de apetite. Esse sintoma normalmente está associado a náuseas e/ou vômitos.

8. Sensação de mal-estar generalizado

O fígado inflamado também pode causar a sensação de mal-estar generalizado. Essa sensação pode ser notada como um desconforto e/ou indisposição em alguns casos e, normalmente, está associada a outros sintomas.

Teste online de sintomas

Para saber as chances de ter algum problema no fígado, por favor, selecione os sintomas que apresenta:

  1. 1. Sente dor ou desconforto na parte superior direita da barriga?
  2. 2. Tem sentido enjoo ou tonturas frequentes?
  3. 3. Sente dor de cabeça frequente?
  4. 4. Sente que fica cansado/a mais facilmente?
  5. 5. Tem várias manchas roxas na pele?
  6. 6. Seus olhos ou pele estão amarelados?
  7. 7. Sua urina está escura?
  8. 8. Tem sentido falta de de apetite?
  9. 9. Suas fezes estão amareladas, cinzentas ou esbranquiçadas?
  10. 10. Sente que sua barriga está inchada?
  11. 11. Sente coceira por todo o corpo?

Este teste é uma ferramenta que serve apenas como meio de orientação. Portanto, não tem a finalidade de dar um diagnóstico e nem substitui a consulta com um hepatologista ou gastroenterologista.

O que fazer

Em caso de suspeita de fígado inflamado, é recomendado consultar um hepatologista ou clínico geral, que podem indicar exames para verificar se realmente existe alguma inflamação no fígado, identificar a sua causa e indicar o tratamento mais adequado.

O tratamento para fígado inflamado depende da sua causa e pode envolver a suspensão ou troca de medicamentos associados, medidas como repouso, beber bastantes líquidos ou evitar bebidas alcoólicas e medicamentos para aliviar os sintomas ou controlar a inflamação.

No entanto, em alguns casos, a inflamação no fígado pode prejudicar gravemente o seu funcionamento e o tratamento necessitar ser feito com a pessoa internada no hospital. Além disso, nos casos mais graves pode ser necessário um transplante de fígado. Entenda quando é indicado o transplante de fígado e como é feito.

Vídeos relacionados