Os sintomas de hernia de disco são dor nas costas ou no pescoço que pode irradiar para as nádegas, coxas, pernas ou braços, ou sensação de fraqueza ou formigamento nos braços ou pernas.
A hérnia de disco pode acontecer na coluna cervical, lombar ou torácica e surge quando um disco que constitui a coluna e o seu centro gelatinoso, se rompe, saindo da posição correta, o que acaba provocando a compressão de nervos da região, dando início aos sintomas.
Para confirmar o diagnóstico de hérnia de disco, o ortopedista observa os sintomas e pode pedir exames como a tomografia computadorizada ou a ressonância magnética para observar qual a região da coluna que está afetada e indicar o melhor tratamento. Saiba mais sobre a hérnia de disco.
Principais sintomas de hérnia de disco
Os principais sintomas de hérnia de disco são:
1. Dor nas costas
A dor nas costas pode surgir quando a hernia de disco afeta a coluna lombar ou torácica, ocorrendo no meio da coluna no caso da hérnia torácica e na parte inferior da coluna no caso da hérnia de disco lombar.
Essa dor pode ter intensidades diferentes de acordo com a gravidade da hérnia.
Leia também: Dor nas costas: o que pode ser e o que fazer tuasaude.com/dor-nas-costas2. Dor no pescoço
Quando a hérnia de disco afeta a coluna cervical, pode surgir dor no pescoço e também nos ombros ou omoplata, na parte superior das costas, além dos braços e mãos.
3. Dor na perna
A dor na perna pode surgir devido a compressão do nervo ciático que vai da coluna vertebral lombossacra e passa pelas nádegas, coxas, pernas e calcanhares, terminando no dedão do pé.
Esse tipo de dor pode afetar apenas uma perna, sendo um sintoma comum no caso da hérnia de disco lombar.
4. Fraqueza nos braços ou pernas
A sensação de fraqueza ou diminuição da força nos braços, pernas, mãos ou dedos pode surgir em qualquer tipo de hérnia de disco e ocorre devido a compressão de nervos que saem da coluna na região lombar, cervical ou torácica.
5. Sensação de dormência ou formigamento
A sensação de dormência ou formigamento no ombro, braço, cotovelo, mão ou dedos pode surgir no caso da hernia de disco cervical devido a compressão de nervos, mas também pode surgir na hérnia de disco torácica principalmente devido a compressão do nervo torácico T1.
Já no caso da hérnia de disco lombar, a sensação de dormência ou formigamento em uma perna pode surgir devido a compressão de nervos que saem da coluna lombar ou sacral.
6. Dificuldade em movimentar
A dificuldade em movimentar o pescoço pode surgir no caso da hérnia de disco cervical e ocorre devido a dor e compressão dos nervos na região cervical.
Já no caso da hernia de disco lombar, pode ocorrer dificuldade em movimentar a perna, ou flexionar o pé ou o dedão, ou o quadril.
7. Dor na virilha
A dor na virilha pode ser causada pela hérnia de disco sacral devido a compressão no nervo ciático, podendo piorar quando a pessoa caminha ou se senta.
Leia também: Dor na virilha: 9 causas comuns (e o que fazer) tuasaude.com/dor-na-virilha8. Dor no períneo
A dor no períneo ou também na região perianal pode surgir no caso da hérnia de disco lombar devido a compressão dos nervos S1 a S4.
A intensidade dos sintomas depende da localização e do comprometimento dos nervos.
9. Incontinência urinária ou fecal
A incontinência urinária ou fecal é um sintoma grave de hérnia de disco lombar devido a compressão de nervos que saem da parte inferior da coluna e que controlam o períneo.
Nesses casos, é importante consultar rapidamente o ortopedista ou neurocirurgião, para iniciar o tratamento mais adequado. Conheça outros sintomas da hérnia de disco lombar.
10. Disfunção erétil
No caso da hérnia de disco lombar também pode surgir disfunção erétil pela compressão de nervos que saem das vértebras S1-S2.
Os sintomas da hérnia de disco podem ser diferentes de uma pessoa para a outra, pois depende da sua localização exata e da intensidade com que os nervos estão comprimidos, sendo importante consultar o ortopedista sempre que surgirem os sintomas de hernia de disco para iniciar o tratamento.
Como confirmar se é hérnia de disco
Para confirmar a hérnia de disco, o ortopedista ou o neurocirurgião, normalmente, avaliam os sintomas e fazem exame físico completo, onde identificam o provável local da hérnia.
Marque uma consulta com um ortopedista na região mais próxima de você:
Além disso, o médico deve solicitar exames complementares como raio X, tomografia computadorizada ou ressonância magnética pois ajudam e confirmar a lesão e identificar a sua localização e gravidade.
Em alguns casos, o médico pode pedir o exame de eletromiografia que permite avaliar as lesões nos nervos, indicando a gravidade da lesão. Veja mais sobre o que é a eletromiografia e como é feita.
Como tratar
O tratamento da hérnia de disco varia de pessoa para pessoa e com o tipo de hérnia, podendo ser indicado pelo médico fazer fisioterapia e usar remédios analgésicos e anti-inflamatórios que ajudam a aliviar a dor e diminuir a inflamação provocada pela compressão dos nervos.
Em alguns casos, pode ser necessário realizar uma cirurgia para remover o disco que se encontra afetado. Entenda melhor como é feito o tratamento da hérnia de disco.
Veja mais sobre os sintomas de hérnia de disco e o que fazer para aliviar as dor e o desconforto no vídeo a seguir: