Intoxicação é um conjunto de sintomas, como dor no abdome, vômitos ou confusão mental, que surgem após o contato com substâncias tóxicas por meio da ingestão, inalação ou pela pele.
Normalmente, a intoxicação é causada pela ingestão de alimentos mal conservados, no entanto, também pode acontecer devido ao uso incorreto de medicamentos, consumo de drogas ilícitas ou álcool e contato com metais pesados, por exemplo.
Em caso de suspeita de intoxicação, é importante buscar ajuda médica assim que possível. O tratamento da intoxicação depende da identificação da sua causa e pode envolver a lavagem gástrica, medicamentos para controlar a pressão arterial ou frequência cardíaca e antídotos.

Sintomas de intoxicação
Os principais sintomas de intoxicação são:
- Excesso de saliva e suor;
- Náuseas, vômitos ou diarreia;
- Aumento ou diminuição do diâmetro das pupilas dos olhos;
- Lábios e unhas arroxeados;
- Pele fria, úmida, pálida, azulada ou cinza;
- Sonolência, confusão mental ou agitação;
- Dificuldade para respirar;
- Vermelhidão ou ferimentos na pele.
Além disso, podem surgir aumento ou diminuição da temperatura corporal, batimentos cardíacos acelerados ou lentos, arritmias, pressão arterial baixa ou alta, perda da consciência ou desmaio.
Dependendo do que causou a intoxicação, outros sintomas são convulsões, falta de coordenação motora, visão turva ou embaçada, dor abdominal ou retenção ou incontinência urinária e fecal.
Normalmente, os sintomas variam de acordo com a substância que o organismo teve contato e a sua quantidade.
Além disso, algumas substâncias, como o chumbo e outros metais pesados, podem se acumular aos poucos no organismo podendo levar meses ou anos até os sintomas serem notados.
Diferença entre intoxicação exógena e endógena
A intoxicação exógena é quando substâncias são introduzidas no organismo, por meio da ingestão, absorção pela pele ou inalação, por exemplo, prejudicando o seu funcionamento.
Já a intoxicação endógena é causada pelo acúmulo de substâncias maléficas que o próprio organismo produz, mas que costumam ser eliminadas através da ação do fígado e rins, podendo ser acumuladas quando estes órgãos apresentam uma insuficiência.
Tipos de intoxicação
São alguns tipos de intoxicação:
1. Intoxicação alimentar
A intoxicação alimentar é quando alimentos contaminados por substâncias produzidas por microrganismos, como bactérias e fungos, são ingeridos.
Esse tipo de intoxicação pode causar sintomas, como náuseas, vômitos, diarreia ou cólicas abdominais. Entenda melhor o que é intoxicação alimentar.
Como tratar: deve-se manter o corpo hidratado, bebendo bastante água, soro caseiro ou sais de reidratação, pois os vômitos e/ou diarreia podem causar desidratação.
Além disso, deve-se fazer repouso e, em alguns casos, o médico pode indicar o uso de remédios ou até internamento hospitalar.
2. Intoxicação medicamentosa
A intoxicação medicamentosa normalmente acontece quando medicamentos, como paracetamol, digoxina ou lítio, são utilizados incorretamente, especialmente quando em doses acima daquelas recomendadas pelo médico.
Neste caso, os sintomas variam de acordo com o medicamento ingerido, podendo causar desde náusea, vômitos e perda de equilíbrio até confusão mental, crise convulsiva, arritmias e coma.
Como tratar: o tratamento da intoxicação medicamentosa é feito no hospital, com medidas de suporte, lavagem gástrica ou uso de antídotos, o que varia de acordo com o tipo de remédio utilizado.
No caso da intoxicação por paracetamol, o antídoto que pode ser utilizado é a acetilcisteína injetável. Já no caso dos opioides, pode ser usada a naloxona.
Além disso, no caso dos intoxicação por benzodiazepínicos, como diazepam ou clonazepam, o médico pode indicar o uso do flumazenil na veia.
Leia também: O que fazer no caso de superdosagem de remédio? tuasaude.com/medico-responde/o-que-fazer-no-caso-de-superdosagem-de-remedio3. Intoxicação alcoólica
A intoxicação alcoólica geralmente acontece quando bebidas alcoólicas são consumidas em grande quantidade.
Os principais sintomas são fala lenta, náusea, vômitos, falta de coordenação e, nos casos mais graves, coma. Veja mais sintomas da intoxicação alcoólica.
Como tratar: o tratamento é feito no hospital com suporte ventilatório, devido ao risco de parada respiratória, além da aplicação de soro e/ou glicose na veia.
4. Intoxicação por chumbo
A intoxicação por chumbo pode acontecer quando este metal, que pode estar presente em tintas, encanamentos antigos e poeira de minérios ou obras, é inalado ou ingerido.
Esse tipo de intoxicação causa sintomas como dor de cabeça, dificuldade de memória, fraqueza e encefalopatia. Conheça mais sintomas da intoxicação por chumbo e outros metais pesados.
Como tratar: o tratamento é feito no hospital com medidas de suporte, podendo também ser indicados antídotos, como ácido etilenodiaminotetracético dissódico de cálcio, BAL ou dimercaprol, dependendo da gravidade dos sintomas e níveis de chumbo no organismo.
5. Intoxicação por monóxido de carbono
A intoxicação por monóxido de carbono acontece quando este gás é inalado em grande quantidade, devido a incêndios ou motores funcionando em locais sem ventilação, por exemplo.
Esse tipo de intoxicação pode causar sintomas como dor de cabeça, náusea, arritmias e até coma. Entenda melhor o que é a intoxicação por monóxido de carbono.
Como tratar: o tratamento é feito com oxigenoterapia ou ventilação mecânica, no hospital.
6. Intoxicação por arsênio
A intoxicação por arsênio pode ocorrer por exposição acidental a esse metal pesado, trabalho em indústrias ou consumo de água ou alimentos contaminados.
Além disso, também pode ocorrer por tentativa de autoextermínio ou suicídio.
Quando a intoxicação por arsênio é aguda, podem surgir sintomas como náuseas, vômitos, diarreia ou dor abdominal que se iniciam minutos ou horas após a ingestão do arsênio.
Como tratar: o tratamento é feito no hospital com uso de sor na veia, remédios para pressão arterial e monitoramento na UTI.
Além disso, o médico pode indicar o uso de antídotos, como o BAL ou ácido dimercaptopropanossulfônico, que deve ser aplicado em ambiente hospitalar minutos ou horas após a intoxicação.
Como acontece a intoxicação
A intoxicação acontece por diferentes vias, sendo as principais:
É importante que o via de intoxicação seja identificada, para que os primeiros socorros sejam feitos, pois são diferentes para cada via.
Primeiros socorros para intoxicação
Os primeiros socorros que devem ser feitos em um caso de intoxicação variam de acordo com a via de intoxicação, que inclui:
1. Primeiros socorros por ingestão
Os primeiros socorros após ingestão de produtos, remédios, venenos ou drogas são:
- Manter a calma e tentar verificar se existem substâncias, frascos ou blister de remédios, drogas ou venenos próximos à vítima;
- Ligar imediatamente para o SAMU 192 ou corpo de bombeiros no 193, ou levar a vítima imediatamente para o hospital;
- Entrar em contato com o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIAT), através do número 0800-722-6001, para receber uma orientação dos profissionais enquanto o socorro médico chega;
- Colocar a pessoa na posição lateral de segurança, deitada de lado e com a cabeça mais baixa em relação ao corpo;
- Não induzir o vômito e não oferecer bebidas ou alimentos;
- Enxaguar ou limpar a boca para remover qualquer substância restante.
Além disso, deve-se verificar se a pessoa está consciente e respirando. Caso não esteja, deve-se iniciar a massagem cardíaca até à chegada da ajuda médica. Veja como fazer a massagem corretamente.
Leia também: Primeiros socorros para envenenamento (passo a passo) tuasaude.com/primeiros-socorros-para-envenenamento2. Primeiros socorros para intoxicação na pele
Os primeiros socorros para intoxicação por contato com a pele são:
- Lavar o local com água corrente e sabão;
- Afastar a pessoa da substância tóxica;
- Tirar imediatamente a roupa e os sapatos contaminados;
- Ir para o pronto-socorro imediatamente ou ligar para o SAMU no 192 ou corpo de bombeiros no 193;
- Não dar remédios para a pessoa tomar;
- Não aplicar substâncias no local afetado, como álcool ou vinagre, por exemplo;
No entanto, em alguns casos, como intoxicação por ácido sulfúrico, pode-se aplicar solução de bicarbonato de sódio a 5% no local afetado, após lavar a pele.
Leia também: Picada de inseto: sintomas, tipos (e o que fazer) tuasaude.com/alergia-a-picada-de-inseto3. Primeiros socorros para intoxicação nos olhos
- Lavar os olhos imediatamente em água corrente por pelo menos 15 minutos;
- Não usar uma ducha de alta pressão para lavar o olho;
- Não aplicar colírios, pomadas oftálmicas, sabonetes ou qualquer outro produto nos olhos;
- Cobrir o olho afetado com uma gaze estéril ou um pano limpo e seco.
Em seguida, deve-se ir imediatamente para o hospital para avaliação com o oftalmologista e realizar o tratamento mais adequado.
4. Primeiros socorros por inalação
Os primeiros socorros para intoxicação por inalação de gases, vapores, fumaça ou monóxido de carbono são:
- Proteger-se primeiro antes de acudir a vítima;
- Levar a vítima para um local mais arejado longe do gás ou fumaça;
- Colocar a vítima na posição lateral de segurança, caso não esteja esteja consciente;
- Ligar imediatamente para o SAMU 192 ou corpo de bombeiros 193;
- Iniciar a massagem cardíaca, caso a pessoa não esteja respirando, até a chegada da ambulância.
É importante que a pessoa que está realizando os primeiros socorros se proteja com equipamentos de respiração, principalmente na presença de gases tóxicos, para que não se intoxique também.