Os miomas uterinos podem causar diversos sintomas de acordo com o seu tamanho, quantidade e localização no útero. Os sintomas mais frequentes são dor abdominal e sangramentos fora do período menstrual.
Apesar de na maioria dos casos o mioma não causar sintomas e serem identificados durante exames de rotina, a mulher pode apresentar inicialmente sangramentos vaginais anormais ou alteração no ciclo menstrual, sendo importante consultar o ginecologista para que seja realizada uma avaliação clínica.
Uma vez que o mioma uterino é considerado um tumor benigno, não representam risco para a saúde da mulher, podendo ser tratado através de cirurgia para remoção do mioma ou medicamentos para aliviar os sintomas, que devem ser prescritos pelo ginecologista. Veja como é feito o tratamento para mioma uterino.
Principais sintomas
Os principais sintomas de mioma uterino são:
1. Alterações do período menstrual
A presença de mioma pode causar um aumento na duração do período menstrual, assim como aumento do fluxo devido a alterações da função do endométrio e aumento das contrações do útero antes da menstruação.
2. Sangramento fora do período menstrual
Um dos principias sintomas de mioma uterino é o sangramento que não corresponde ao período menstrual normal, sendo mais intenso em caso de mioma submucoso, que são aqueles que penetram a cavidade uterina e podem causar anemia grave.
3. Dor abdominal
A dor causada pela presença de mioma no útero acontece devido à torção ou saída de um mioma pela cavidade abdominal, sendo importante que sejam feitos exames de imagem e exame físico para confirmar essa situação.
4. Sensação de pressão na barriga
A presença de miomas na cavidade abdominal pode causar a sensação de pressão na parte de baixo do abdômen devido ao tamanho que podem alcançar, podendo causar compressão da bexiga, reto e/ ou nervos da região.
5. Alterações urinárias
O crescimento de mioma no útero pode comprimir a bexiga e causar sintomas como aumento da vontade para urinar e incontinência urinária.
6. Prisão de ventre
A prisão de ventre pode ser causada pela compressão do reto e presença de miomas que comprimem um segmento do intestino grosso, impedindo a passagem normal das fezes.
7. Dificuldade para engravidar
A dificuldade para ficar grávida acontece devido à presença de miomas que penetram a cavidade uterina, impedindo a correta implantação do embrião no útero, interferindo no desenvolvimento da gestação.
8. Aumento do tamanho do abdômen
Em casos raros, os miomas podem ficar muito grandes, de forma que podem ocupar grande espaço na cavidade uterina e provocar aumento do abdômen.
Sintomas de mioma na gravidez
Durante a gravidez, o mioma pode aumentar de tamanho devido à ação dos hormônios desse período, além de haver maior risco de torção do mioma e aborto devido à dificuldade do embrião para implantar na cavidade uterina.
Além disso, os miomas durante a gravidez aumentam a possibilidade de desprendimento prematuro da placenta, parto prematuro e posição incorreta do bebê no útero, o que pode dificultar o parto vaginal.
Quando ir ao médico
O ideal é fazer exames ginecológicos pelo menos uma vez ao ano.
Entretanto, se apresentar sintomas de aumento do fluxo menstrual, cólicas frequentes ou sangramento menstrual fora do período, dor durante a relação sexual ou urgência em urinar, deve-se procurar acompanhamento com o ginecologista para o diagnóstico e tratamento mais adequado.
Leia também: Leiomioma: o que é, sintomas, causas, tipos e tratamento tuasaude.com/leiomioma