Pressão alta nos olhos: o que é, sintomas, causas e tratamento

A pressão alta nos olhos é quando a pressão no interior do olho é superior a 21 mmHg. De forma geral, a pressão alta não leva ao aparecimento de sinais e sintomas, no entanto quando a pressão é muito alta e/ ou persistente, pode haver dificuldade para enxergar, dor e/ou vermelhidão nos olhos, náusea e vômitos nos casos mais graves.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Oftalmologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

De forma geral, a pressão alta nos olhos, ou hipertensão ocular, é causada por um desequilíbrio entre a produção de líquido ocular e sua eliminação, sendo mais comum em pessoas com mais de 40 anos e doenças como hipertensão, diabetes ou miopia.

Como a pressão alta nos olhos não provoca sintomas na maioria dos casos, é importante que o oftalmologista seja consultado regularmente. O tratamento da hipertensão ocular normalmente envolve o uso de colírios para controlar a pressão dentro do olho e diminuir o risco de desenvolvimento de glaucoma quando feito adequadamente.

Imagem ilustrativa número 1

Principais sintomas

Os principais sintomas de pressão alta nos olhos são:

  • Diminuição do campo de visão, como se fosse se afunilando;
  • Dor e/ou vermelhidão nos olhos;
  • Visão embaçada;
  • Dor de cabeça;
  • Dificuldade para enxergar no escuro;
  • Ver de halos de luz; 
  • Náusea ou vômitos.

No entanto, os sintomas da pressão alta nos olhos são mais comuns nos casos graves e, normalmente, indicam o desenvolvimento de glaucoma. Confira o que é glaucoma e os sintomas.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da pressão alta nos olhos é feito pelo oftalmologista baseado nos sintomas presentes e na realização de testes, como a tonometria e paquimetria, para avaliar a pressão intraocular, que está elevada quando é superior a 21 mmHg.

Caso deseje marcar uma consulta, é possível encontrar o médico mais próximo de você utilizando a ferramenta abaixo:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Além disso, durante o exame oftalmológico, o oftalmologista também realiza outros testes para descartar a possibilidade de glaucoma, como o teste de acuidade, avaliação dos campos visuais e o exame do fundo de olho. Entenda melhor para que serve o exame oftalmológico e quando fazer.

Possíveis causas

A pressão alta nos olhos é causada por um desequilíbrio entre a produção e eliminação do humor aquoso, um líquido que existe no interior dos olhos, que leva ao seu acúmulo e aumento da pressão intraocular. 

Além disso, a pressão alta nos olhos é mais comum em pessoas com mais de 40 anos e doenças, como hipertensão, diabetes ou miopia, histórico familiar de glaucoma ou hipertensão ocular, uso prolongado de corticoides e histórico de cirurgias ou pancadas no olho.

Como é feito o tratamento

O tratamento da pressão alta nos olhos geralmente é feito com o uso de colírios para diminuir a pressão intraocular de acordo com a orientação do oftalmologista. No entanto, em alguns casos, pode ser indicado apenas o monitoramento por meio de consultas regulares com médico.

Principalmente em caso de glaucoma, o médico também pode indicar remédios por via oral, como acetazolamida, para ajudar a controlar a pressão no olho e, algumas vezes, o tratamento da com laser ou cirurgia ocular. Conheça as principais formas de tratamento do glaucoma.

Assista o vídeo e confira todas as opções de tratamento para a pressão alta nos olhos:

GLAUCOMA: diagnóstico e tratamento

10:07 | 120.420 visualizações

Vídeos relacionados

GLAUCOMA: diagnóstico e tratamento

10:07 | 120.420 visualizações