Os principais sintomas de vermes são dor e inchaço abdominal, diarreia, náuseas, vômitos, cansaço, perda de peso sem causa aparente e alterações do apetite, podendo variar de acordo com o verme associado à infecção.
Os sintomas de vermes intestinais surgem devido à ingestão dos ovos e cistos desses microrganismos, que podem estar presentes na terra, em carnes cruas ou em superfícies sujas, e que conseguem se desenvolver no intestino, depois de ingeridos.
Leia também: Vermes intestinais: o que são, sintomas, transmissão e tratamento tuasaude.com/vermes-intestinaisNa presença de sintomas de vermes intestinais, é importante que o médico seja identificado o verme responsável pela infecção e, assim, indicado o tratamento mais adequado, que normalmente é feito com o uso de medicamentos antiparasitários.
Principais sintomas
Os principais sintomas de vermes intestinais são:
- Dor abdominal, podendo haver desconforto ao redor do umbigo;
- Inchaço abdominal ou excesso de gases;
- Diarreia frequente;
- Náuseas e vômitos;
- Coceira no ânus;
- Sensação de barriga inchada;
- Cansaço excessivo;
- Perda de peso sem razão aparente;
- Presença de pontos brancos nas fezes;
- Diminuição ou aumento do apetite.
Apesar de ser mais comum o aparecimento de sintomas intestinais, é possível que o verme desenvolva-se em outros locais fora do intestino, como no estômago, pulmões ou cérebro, por exemplo, resultando no aparecimento de outros sintomas como náuseas, vômitos, azia, tosse, febre, dificuldade para respirar e alterações neurológicas.
Teste online para saber se está com vermes
Para saber se você pode estar com vermes no intestino, selecione o que está sentindo:
O teste de sintomas é apenas uma ferramenta de orientação, não servindo como diagnóstico e nem substituindo a consulta com o médico.
Sintomas de vermes no bebê
Os sintomas de vermes no bebê e em crianças podem ser:
- Vômitos, diarreia ou cólicas;
- Falta de vontade de brincar;
- Barriga inchada, que não desaparece após massagem abdominal;
- Coceira no ânus, especialmente à noite, dificultando o sono;
- Presença de vermes na fralda, ânus ou fezes do bebê;
- Pele amarelada;
- Retardo no crescimento.
Os sintomas de vermes na infância surgem, principalmente, nos bebês com mais de 6 meses de idade, pois têm maior contato com o chão e a sujeira, além do fato do sistema imunológico ser menos desenvolvido. Nestes casos é importante consultar o pediatra para iniciar o tratamento adequado.
Quando fazer exame para vermes
É recomendado fazer exame para vermes todos os anos, no entanto, na presença de sinais e sintomas de vermes, o médico pode indicar a realização desse exame com maior frequência.
O principal exame realizado para o diagnóstico de parasitoses intestinais é o exame parasitológico de fezes, já que ovos ou cistos desses parasitas podem ser encontrados nas fezes, uma vez que são parasitas intestinais. Veja como é feito o diagnóstico de vermes.
Tratamento para vermes
O melhor tratamento para vermes é feito com medicamentos, mas também é importante durante e após o tratamento lavar bem as mãos para evitar a transmissão dos ovos dos vermes para outras pessoas, especialmente após defecar ou antes de cozinhar, por exemplo.
É importante também que sejam adotadas medidas de higiene e prevenção para evitar a transmissão para outras pessoas. Assim, é importante lavar bem as mãos após ir ao banheiro e antes de preparar os alimentos, evitar o consumo de água e alimentos potencialmente contaminados, manter as unhas aparadas e cozinhar bem a carne. Saiba mais sobre o tratamento para vermes.
O que tomar para vermes
Os remédios mais utilizados no tratamento de vermes intestinais são o Albendazol e o Mebendazol, mas deve-se consultar o clínico geral antes de se fazer uso de qualquer um dos dois medicamentos, uma vez que existem diversos tipos de vermes, podendo ser recomendado o uso de outros antiparasitários, como Secnidazol, Tinidazol e Metronidazol, por exemplo.
Esses remédios podem ser comprados na farmácia na forma de comprimido de dose única ou xarope para adultos e crianças com mais de 2 anos, porém seu uso varia de acordo com o tipo de verme sendo necessária uma consulta ao médico antes de tomá-lo.