O câncer de pâncreas pode causar sintomas como pele e olhos amarelados, urina escura, fezes esbranquiçadas, perda de peso, dor no abdome, má digestão, náusea e vômitos frequentes.
No entanto, é comum existirem poucos sintomas nas fases iniciais e, por isso, o diagnóstico do câncer de pâncreas normalmente é feito apenas apenas quando o tumor já se desenvolveu para fora do órgão. Entenda o que é câncer de pâncreas e o diagnóstico.
Em caso de suspeita de câncer de pâncreas, é importante consultar o gastroenterologista, o oncologista ou clínico geral, podendo ser indicado exames, como o ultrassom do abdome ou tomografia computadorizada, para confirmar o diagnóstico.
12 sintomas de câncer no pâncreas
Os principais sintomas que podem indicar o câncer de pâncreas são:
1. Pele e olhos amarelados
A pele e os olhos amarelados, conhecido como icterícia, acontece quando o tumor de inicia na cabeça do pâncreas comprime os ductos biliares, o que faz com a bile não seja liberada para os intestinos, o que resulta em acúmulo de bilirrubina no corpo.
Além disso, a icterícia também pode surgir quando o câncer no corpo ou na cauda do pâncreas se disseminam pelo pâncreas ou quando tumor se espalha para o fígado, formando metástases.
2. Urina escura
A urina escura é outro sintoma do câncer de pâncreas, devido a obstrução dos ductos biliares, e surge devido ao acúmulo de bilirrubina no corpo, pois uma parte da bilirrubina é eliminada pela urina.
Leia também: Bilirrubina na urina: o que pode ser e o que fazer tuasaude.com/bilirrubina-na-urina3. Fezes claras
As fezes claras ou esbranquiçadas surge devido à obstrução dos ductos biliares, o que faz com que a bile, que é formada por bilirrubina, colesterol e sais biliares, não seja liberada para os intestinos.
A bilirrubina tem uma cor marrom-amarelada, sendo responsável pela cor da fezes, e quando não é liberada para os intestinos, deixa as fezes mais claras e esbranquiçadas.
Leia também: Fezes claras (esbranquiçadas): o que pode ser e o que fazer tuasaude.com/fezes-claras4. Coceira na pele
O câncer de pâncreas pode causar coceira na pele de todo o corpo devido ao acúmulo de bilirrubina no sangue, que se depositam na pele, quando os dutos biliares estão bloqueados.
5. Dor no abdome
A dor no abdome, que também pode afetar as costas, ocorre devido ao crescimento do tumor, comprimindo órgãos e nervos próximos.
6. Má digestão
O câncer no pâncreas também pode causar má digestão pois, quando os ductos biliares estão bloqueados, a liberação da bile é prejudicada.
A bile participa da digestão de gorduras no intestino e quando não é liberada em quantidades normais ou suficientes, pode dificultar a digestão dos alimentos gordurosos e causar má digestão.
7. Falta de apetite e perda de peso
A falta de apetite e perda de peso não intencional ocorre devido às alterações na digestão e metabolismo provocadas pelo câncer de pâncreas.
8. Náusea e vômitos
O câncer de pâncreas pode causar náuseas e vômitos quando o tumor pressiona o estômago ou bloqueia o intestino delgado, fazendo com que os alimentos se acumulem no local.
Isso também pode ser uma causa da falta de apetite.
9. Formação de coágulos no sangue
O câncer de pâncreas pode induzir um estado de hipercoagulabilidade do sangue, o que significa que aumenta a formação de coágulos de sangue.
Essa formação de coágulos de sangue pode afetar as veias das pernas e causar trombose venosa profunda (TVP), sendo em alguns casos o primeiro sinal de câncer de pâncreas. Saiba identificar os sintomas de TVP.
Além disso, os coágulos de sangue podem atingir os pulmões e causar embolia pulmonar.
10. Desenvolvimento de diabetes
O câncer de pâncreas pode resultar no desenvolvimento de diabetes quando o tumor interfere na sua produção de insulina.
Quando o câncer de pâncreas provoca o desenvolvimento de diabetes, é comum surgirem outros sintomas, como alteração dos níveis de glicose no sangue, cansaço e aumento da quantidade de urina. Conheça mais sintomas de diabetes.
11. Aumento da vesícula biliar
O câncer de pâncreas pode causar aumento da vesícula biliar devido a obstrução dos ductos biliares, o que resulta em acúmulo de bile na vesícula, aumentando seu tamanho.
12. Aumento do fígado
O fígado também pode estar aumentado, principalmente se o câncer de pâncreas tiver se espalhado para o fígado formando metástases.
O aumento tanto do fígado como da vesícula biliar pode ser sentido pelo médico durante o exame físico e confirmado através dos exames de imagem.
Sintomas do câncer de pâncreas na fase inicial
O câncer de pâncreas na fase inicial pode provocar sintomas como perda do apetite, má digestão e alterações na frequência de evacuação, que geralmente demoram até serem percebidos e podem ser confundidos com sintomas de ansiedade ou prisão de ventre.
Por isso, o diagnóstico do câncer de pâncreas normalmente é feito apenas numa fase mais avançada, quando o câncer já se desenvolveu para fora do pâncreas.
O que fazer
Na presença de sintomas de câncer de pâncreas, especialmente em caso de pele e olhos amarelados, perda de peso, má digestão ou dor no abdome frequente, deve-se consultar o gastroenterologista ou clínico geral para uma avaliação.
Nestes casos, o médico pode indicar exames, como o ultrassom do abdome, tomografia computadorizada ou a dosagem de bilirrubinas no sangue, para identificar se existem alterações que podem ser indicativas de câncer de pâncreas.
Leia também: Bilirrubina (total e frações): o que é, quando fazer e resultados tuasaude.com/exame-de-bilirrubinaQuando o diagnóstico de câncer de pâncreas é confirmado, o médico deve encaminhar a pessoa para o oncologista para iniciar o tratamento.
No caso de sintomas de trombose venosa profunda ou embolia pulmonar, deve-se ir ao pronto-socorro imediatamente. Confira todos os sintomas de embolia pulmonar.