Skinbooster: o que é, para que serve (e como é feito)

O skinbooster é um procedimento estético feito com aplicações de ácido hialurônico na pele, que aumentam a hidratação e estimulam a formação de colágeno, ajudando a diminuir as linhas finas e rugas.

O skinbooster é feito através de injeções nas camadas intermediárias da pele, podendo ser aplicado no rosto, colo, costas das mãos, pescoço, braços e  lábios.

Existem diversas marcas de skinbooster, como Restylane Vital, Restylane Vital light e Juvederm Volite, onde a sua aplicação deve ser feita pelo dermatologista ou esteticista, em consultório.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve e benefícios

As principais indicações e benefícios do skinbooster são:

1. Melhora a hidratação e brilho da pele

Por repor os níveis naturais de ácido hialurônico, o skinbooster ajuda a hidratar profundamente a pele, melhorando a qualidade geral da pele e diminuindo a aparência de ressecamento e as linhas finas.

Este aumento na hidratação promove uma pele com mais brilho e com aparência saudável.

2. Promove a elasticidade e maciez da pele

Por estimular a produção de colágeno, o skinbooster promove a elasticidade, a firmeza e a maciez da pele, ajudando a combater os sinais de envelhecimento, como flacidez e perda de volume.

3. Reduz a aparência de linhas finas e rugas

O skinbooster reduz a aparência de linhas finas e rugas por hidratar e aumentar a produção de colágeno, promovendo uma aparência mais jovem.

Leia também: Rugas: o que são, tipos, causas, tratamento e como evitar tuasaude.com/rugas

4. Melhora a textura e pigmentação da pele

O skinbooster pode melhorar a uniformizar a textura da pele e a pigmentação da pele, ajudando no tratamento de cicatrizes de acne e de outras condições da pele.

5. Pode ser aplicado em diversas áreas

O skinbooster pode ser aplicado em diversas áreas, como rosto, pescoço, colo e dorso das mãos, sendo, por isso, uma opção versátil para tratar diversas condições na pele.

Como é feito o procedimento

O skinbooster é aplicado pelo dermatologista ou esteticista, conforme os seguintes passos:

  1. Antes do tratamento, é recomendado evitar a exposição excessiva ao sol e saunas, e o uso de alguns produtos na pele, como retinoides, alfa e beta hidroxiácidos, pois podem aumentar a sensibilidade da pele;
  2. Limpar bem o rosto e retirar a maquiagem, para garantir uma boa absorção e distribuição do produto;
  3. Aplicação de microinjeções de ácido hialurônico, em toda a área de tratamento;

A quantidade de sessões necessárias será determinada pelo médico, podendo variar conforme o tipo de produto usado e dos resultados desejados. No entanto, geralmente recomenda-se de 2 a 3 sessões, com intervalos de 2 a 4 semanas.

Após o tratamento inicial, sessões de manutenção são frequentemente sugeridas, sendo feitas a cada 4 a 6 meses para manter os benefícios.

Diferença entre skinbooster e botox

O botox é um procedimento feito com injeções de toxina botulínica, uma substância que impede a contração muscular, promovendo a paralisia temporária do músculo, sendo muito usado para diminuir a rugas e marcas de expressão.

Leia também: Botox: o que é, para que serve e como é feito tuasaude.com/botox

Já o skinbooster é um procedimento realizado com a aplicação de injeções de ácido hialurônico nas camadas intermediárias da pele, promovendo a hidratação e melhora da qualidade da pele.

Cuidados após a aplicação de skinbooster

Após o procedimento, é recomendado aplicar compressas frias no local, além de ser importante evitar a prática de atividades físicas, o uso de maquiagem, a exposição ao calor e massagens no local, até 48 horas após a aplicação do skinbooster.

Possíveis efeitos colaterais

Os possíveis efeitos colaterais do skinbooster geralmente são leves e transitórios, incluindo dor, inchaço, mancha  vermelha, roxa ou azul na pele, no local da injeção.

Além disso, o skinbooster também pode causar infecção, formação de nódulos e acúmulo do produto injetado, causando irregularidades na pele.

Quem não pode fazer

O skinbooster não é indicado para pessoas com alergia ao ácido hialurônico, infecções ativas na pele, porfiria, distúrbios hemorrágicos ou tendência a queloide.

Leia também: Queloide: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/o-que-e-queloide

Além disso, o skinbooster também não é aconselhado mulheres grávidas ou que estejam amamentando.

Dúvidas comuns sobre o skinbooster

Algumas dúvidas comuns sobre o skinbooster são:

1. Skinbooster dói?

O skinbooster dói, mas a dor geralmente é mínima, porque os tratamentos geralmente são feitos com agulhas muito finas e, às vezes, também incluem o anestésico lidocaína no produto.

2. Skinbooster funciona?

Sim, o skinbooster funciona, sendo eficaz para promover a hidratação da pele, melhorar a textura da pele e reduzir linhas finas.

3. Quanto tempo dura o skinbooster?

Estudos clínicos mostraram que os efeitos do skinbooster podem durar em média de 12 a 15 meses.

No entanto, para manter os resultados do skinbooster na pele, geralmente são recomendadas sessões de manutenção a cada 4 a 6 meses.

4. Quanto tempo o skinbooster demora para fazer efeito?

Os resultados do skinbooster podem surgir imediatamente após o procedimento, podendo-se observar uma melhora sutil na hidratação e brilho da pele.

Nas semanas seguintes após o tratamento, quando os estoques de ácido hialurônico se equilibram e a produção de colágeno na pele é estimulada, os benefícios do skinbooster ficam cada vez mais visíveis.

No entanto, o tempo de início que o skinbooster demora para fazer efeito, varia conforme o tipo de pele, a idade e o estilo de vida de cada pessoa, já que esses fatores influenciam na resposta da pele ao tratamento.

Vídeos relacionados