Sola do pé descascando: o que pode ser (e o que fazer)

A sola do pé descascando pode ser causada por pele ressecada, dermatite atópica, micose no pé, alergias, queimaduras, psoríase ou deficiências nutricionais.

Dependendo da sua causa, a sola do pé descascando pode estar acompanhada de sintomas, como coceira, vermelhidão, manchas brancas ou rachaduras na pele.

Leia também: Pé descascando: 5 principais causas (e o que fazer) tuasaude.com/pe-descascando

O tratamento da sola do pé descascando é feito pelo dermatologista e varia de acordo com sua causa, podendo ser indicado o uso de remédios ou cuidados diários com a pele.

Conteúdo sensível
Esta imagem pode apresentar conteúdo desconfortável para algumas pessoas.
Imagem ilustrativa número 1
Foto de sola do pé descascando

14 causas de sola do pé descascando

As principais causas da sola do pé descascando são:

1. Dermatite atópica

A dermatite atópica é uma inflamação crônica da pele que pode afetar a sola dos pés e causar sintomas como pele seca, descascando ou com rachaduras.

Outras regiões do corpo comuns que a dermatite atópica pode afetar são joelhos, cotovelos, dorso das mãos ou região genital.

A dermatite atópica, ou eczema atópico, normalmente, surge na infância e tende a diminuir até à adolescência, podendo aparecer novamente na idade adulta.

Leia também: 8 principais sintomas de dermatite atópica tuasaude.com/sintomas-de-dermatite-atopica

O que fazer: o tratamento pode ser feito com o uso de hidratantes para os pés, cremes ou pomadas corticoides indicados pelo dermatologista. Veja como é feito o tratamento da dermatite atópica.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Pele ressecada

A pele seca ou ressecada nos pés também pode causar descamação na sola dos pés, ou até rachaduras dolorosas.

Isso pode acontecer devido ao uso frequente de sandálias ou chinelos, banhos muito quentes, desidratação, dermatite atópica ou diabetes, por exemplo.

Leia também: Rachadura nos pés: 9 causas e o que fazer tuasaude.com/rachadura-nos-pes

O que fazer: usar sabonete hidratante, usar cremes hidratantes para os pés, beber bastante água por dia e evitar tomar banhos muito quentes.

3. Micose no pé

A micose no pé é uma infecção por fungos que pode causar sola do pé descascando, ardor, rachaduras ou feridas entre os dedos, chué ou coceira nos pés. 

Essa infecção, também chamada de frieira, pé-de-atleta ou tinha dos pés, geralmente é causada por pisar no chão molhado de vestiários e áreas de piscina, não enxugar o pé corretamente ou passar muito tempo de meias ou sapatos abafados. 

Leia também: Coceira nos pés: 9 principais causas (e o que fazer) tuasaude.com/coceira-no-pe

O que fazer: deve-se consultar o dermatologista que pode indicar o melhor tratamento que é feito com o uso de antifúngicos na forma de pomadas ou comprimidos. Veja as principais pomadas para micose no pé.

4. Alergias

A sola do pé descascando também pode ser causada pela alergias, que provocam uma inflamação na pele.

Outros sintomas são coceira que pode ser intensa, vermelhidão, inchaço ou bolhas na pele.

Essas alergias podem acontecer devido a uso de cremes nos pés ou materiais do sapato ou das meias, por exemplo.

O que fazer: deve-se evitar o contato com a substância ou produto que causa a alergia na pele dos pés. Além disso, o dermatologista pode indicar o uso de pomadas corticoides ou imunossupressoras para aliviar os sintomas. 

5. Diabetes

A diabetes pode deixar a pele mais seca e resultar em sintomas como sola dos pés descascando ou rachaduras nos pés.

Isto porque a circulação sanguínea não funciona de forma eficiente, o que diminui a quantidade de nutrientes para a pele, principalmente quando os níveis de açúcar no sangue estão descontrolados.

A diabetes também pode levar a danos progressivos nos nervos do dos pés e redução da capacidade de sentir dor, e causar complicações, como o pé diabético. Entenda o que é o pé diabético

O que fazer: além de manter a glicemia sempre sob controle, com os remédios indicados pelo endocrinologista, deve-se usar sapato adequado, aplicar hidratantes nos pés diariamente, de preferência à base de ureia.

Além disso, deve-se observar diariamente os pés à procura de descamações, rachaduras, feridas ou lesões que podem indicar o pé diabético.

Leia também: 7 formas de aliviar a dor na sola dos pés tuasaude.com/dor-na-sola-do-pe-o-que-fazer

6. Disidrose

A disidrose é uma doença da pele que causa a formação de pequenas bolhas na pele, podendo afetar a palma das mãos, nas laterais dos dedos ou na sola dos pés.

Essa condição, também chamada de eczema disidrótico, pode provocar descamação das bolhas, sola do pé descascando, coceira intensa, pele seca ou rachada depois que as bolhas desaparecem.

O que fazer: o tratamento é feito pelo dermatologista que pode recomendar aplicar compressas frias para reduzir o desconforto ou a coceira, ou aplicar hidratantes nos pés.

Em alguns casos, o médico pode indicar o uso de antialérgicos ou corticoides tópicos. 

Leia também: Remédios para disidrose: pomadas, comprimidos e opções caseiras tuasaude.com/remedio-caseiro-para-disidrose

7. Hiperidrose

A hiperidrose é o suor excessivo nas axilas, palma das mãos e pés, que pode surgir sem motivo aparente, mesmo quando não está muito calor ou quando não se está praticando atividade física. 

Quando afeta os pés, pode causar irritação, vermelhidão e descamação na sola dos pés.

O que fazer: é importante manter os pés sempre limpos e secos, usar meias de algodão e sapatos respiráveis.

Além disso, o dermatologista que pode indicar o uso de soluções antitranspirantes com cloreto de alumínio, lenços umedecidos antitranspirantes ou até injeções de botox, por exemplo, que ajudam a diminuir a intensidade do suor.

Leia também: Suor excessivo: 8 principais causas e o que fazer tuasaude.com/como-reduzir-o-suor-excessivo

8. Queimadura

As queimaduras nos pés pode ser causada pela exposição ao sol e não aplicar protetor nos pés ou andar descalço em chão muito quente.

Essas queimaduras podem provocar vermelhidão, inchaço, sensação de calor na pele, descamação na sola dos pés ou até desprendimento da pele e bolhas.

Além disso, outros sintomas são dor intensa e formação de ferida muito dolorosa quando a bolha estoura naturalmente.

O que fazer: é importante resfriar a pele dos pés imediatamente, em água corrente por cerca de 15 minutos, e aplicar cremes hidratantes nos pés. 

Além disso, deve-se consultar o dermatologista, para que seja indicado o tratamento mais adequado, que pode ser feito com o uso de pomadas para queimaduras, como a dexpantenol ou a desoximetasona.

Caso surjam bolhas na pele, deve-se ir imediatamente ao hospital.

Leia também: O que fazer em caso de queimadura tuasaude.com/primeiros-socorros-para-queimaduras

9. Psoríase palmoplantar

A sola do pé descascando também pode surgir devido a psoríase palmoplantar, que afeta a palma das mãos e/ou sola dos pés.

Outros sintomas são manchas vermelhas e ressecadas, coceira, sensação de queimação e/ou dor no local, e rachaduras na pele.

A psoríase é uma doença inflamatória crônica da pele, não contagiosa, que quando afeta a pele dos pés, pode dificultar atividades do dia a dia, como caminhar ou calçar sapatos, por exemplo.

O que fazer: o tratamento é feito pelo dermatologista para aliviar os sintomas, podendo ser indicado o uso de pomadas corticoides, além de hidratar diariamente os pés, com cremes de ureia e/ou ácido salicílico, receitados pelo médico. 

Leia também: Remédios para psoríase: pomadas e comprimidos tuasaude.com/remedio-para-psoriase

10. Síndrome mão-pé-boca

A síndrome mão-pé-boca é uma doença altamente contagiosa causada pelo vírus Coxsackie, que leva ao surgimento de bolhas vermelhas nas mãos e nos pés, aftas na boca e febre.

As bolhas normalmente são dolorosas e, após cicatrizarem, podem causar descamação na sola dos pés ou mãos.

A síndrome mão-pé-boca ocorre mais frequentemente em crianças com menos de 5 anos, sendo transmitida de pessoa para pessoa ou através de alimentos ou objetos contaminados.

O que fazer: o tratamento é feito pelo pediatra, dermatologista ou o clínico geral, com o uso de remédios para a febre, anti-inflamatórios, remédios para a coceira e pomadas para as aftas, com o objetivo de aliviar os sintomas. Saiba como é feito o tratamento da síndrome mão-pé-boca

Leia também: 5 pomadas para Síndrome mão-pé-boca (como usar e opções naturais) tuasaude.com/pomada-para-sindrome-mao-pe-boca

11. Deficiências nutricionais

Algumas deficiências nutricionais, como deficiência de vitaminas B3 ou C, podem causar ressecamento na pele ou pele seca e afetar a pele de qualquer parte do corpo, inclusive a sola dos pés.

Esse ressecamento da pele, pode resultar em sola do pé descascando.

Outros sintomas de deficiências nutricionais são cansaço excessivo, cicatrização lenta ou irritabilidade, por exemplo.

O que fazer: deve-se consultar o nutrólogo ou nutricionista para avaliar o tipo de deficiência nutricional, e assim, ser orientada a reposição através de suplementos e uma alimentação balanceada e rica em nutrientes.

Leia também: 18 melhores alimentos para a pele (e como consumir) tuasaude.com/alimentos-para-uma-pele-perfeita

12. Queratólise esfoliativa

A queratólise esfoliativa é uma doença que pode causar descamação intensa principalmente nas mãos, mas também pode afetar a sola dos pés.

Essa condição não causa coceira ou dor na pele, e é mais comum em crianças e adolescentes, sendo que sua causa não é completamente conhecida.

No entanto, parece estar relacionada ao suor excessivo ou hiperidrose, e pode ser piorada pelo contato ou alergias a substâncias irritantes.

O que fazer: manter os pés sempre limpos e secos, usar hidratantes próprios para os pés, de preferência com ureia ou ácido lático, usar meias de algodão e sapatos respiráveis.

Em alguns casos, o dermatologista pode indicar o uso de pomadas, como acitretina, ou até fototerapia. Saiba como é feita a fototerapia.

13. Pitiríase rubra pilar

A pitiríase rubra pilar é uma inflamação rara na pele que causa manchas com bordas bem definidas na pele de cor laranja-avermelhada e descamação .

Essa descamação pode afetar a pele de todo o corpo ou de regiões específicas, como cotovelos e joelhos, palmas das mãos e sola dos pés.

O que fazer: o tratamento é feito pelo dermatologista com o uso de hidratantes ou pomadas contendo calcipotriol, para aliviar os sintomas.

Nos casos mais graves, o médico pode indicar o uso de remédios orais, como acitretina, metotrexato ou tretinoína, por exemplo, ou até fototerapia.

Leia também: Pitiríase: o que é, sintomas, tipos, causas e tratamento tuasaude.com/pitiriase

14. Necrólise epidérmica tóxica

A necrólise epidérmica tóxica é doença de pele rara e grave que afeta grande parte da pele, provocando descamação, dor e bolhas na pele, cobrindo 30% da superfície corporal, podendo afetar também a sola dos pés. 

Essa condição é causada principalmente por uma reação cutânea ao uso de medicamentos, como anti-inflamatórios não esteroides, antibióticos, antivirais ou remédios para gota, por exemplo.

O que fazer: deve-se ir imediatamente ao pronto-socorro para iniciar o tratamento, pois é uma condição grave que pode colocar a vida em risco se não tratada rapidamente.

O tratamento normalmente é feito na UTI para aliviar a dor, promover a cicatrização das feridas e aumentar a hidratação do corpo.

Leia também: 10 doenças de pele comuns (e o que fazer) tuasaude.com/doencas-de-pele

Vídeos relacionados

QUEIMADURA: o que fazer

03:01 | 179.659 visualizações

COMO ACABAR COM O CHULÉ

01:51 | 305.961 visualizações

6 causas de COCEIRA e como tratar

08:27 | 638.478 visualizações