Alguns remédios caseiros que podem ajudar a baixar o ácido úrico são o chá de urtiga, o suco de cereja e a água de alcachofra, já que possuem propriedades antioxidantes, desintoxicantes e diuréticas que servem para eliminar essa substância do organismo.
Além disso, é importante fazer mudanças na alimentação, como aumentar o consumo de água, frutas e vegetais frescos e evitar o consumo de carnes vermelhas, vísceras e frutos do mar.
Leia também: Dieta para ácido úrico alto: o que comer e o que evitar tuasaude.com/dieta-para-acido-uricoO ácido úrico é uma substância pelo organismo depois da digestão das proteínas, o que leva à formação de uma substância chamada de purina, que em excesso leva à formação de cristais de ácido úrico que se acumulam nas articulações, tendões e rins.
7 remédios caseiros para ácido úrico
Os principais remédios caseiros para ajudar a baixar o ácido úrico são:
1. Suco de cereja
A cereja é rica em vitamina C, uma vitamina com forte ação antioxidante, ajudando a aumentar a eliminação de ácido úrico na urina, reduzindo as crises de gota. Conheça todos os benefícios da cereja.
Além disso, devido aos seus efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes, essa fruta pode reduzir o estresse oxidativo e a inflamação das articulações, prevenindo e diminuindo os sintomas como dor e rigidez das articulações causados pelo ácido úrico em excesso.
Ingredientes
- 2 xícaras de cerejas;
- 300 mL de água;
- Gelo a gosto.
Modo de preparo
Lavar as cerejas, retirar o caroço, colocar no liquidificador juntamente com a água e bater. Beber em seguida.
2. Chá de Ginkgo biloba
Embora o mecanismo de ação do Ginkgo biloba ainda não estar completamente esclarecido, alguns estudos mostram que o chá de Ginkgo biloba pode ajudar a reduzir o ácido úrico sanguíneo, chamado hiperuricemia, evitando crises de gota.
Ingredientes
- 1 colher (de sopa) de folhas secas de Ginkgo biloba;
- 1 xícara de água fervente.
Modo de preparo
Juntar as folhas secas de Ginkgo biloba na xícara de água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Depois, coar, deixar amornar e beber.
O chá de Ginkgo biloba não deve ser usado por crianças, grávidas, lactantes, ou por pessoas com risco aumentado de hemorragia ou que tenham alguma hemorragia ativa.
3. Chá de cavalinha
A cavalinha contém grandes quantidades de flavonoides, como quercetina e apigenina, compostos fenólicos, como os ácido cafeico e cinâmico, além de sais minerais com propriedades anti-inflamatórias e diuréticas que favorece a eliminação de substâncias que estão em excesso, incluindo o ácido úrico.
Ingredientes
- 1 colher (de sopa) do talo seco da cavalinha;
- 1 xícara de água fervente.
Modo de preparo
Colocar a cavalinha na água fervente e deixar por 5 a 10 minutos. Coar e beber até 2 xícaras por dia, de preferência após as principais refeições do dia.
O chá de cavalinha não deve ser utilizado por mais de 1 semana seguida, para evitar desidratação e eliminação de alguns minerais essenciais para o corpo, e causar efeitos colaterais como diarreia, dor de cabeça forte, perda de peso, pancreatite, alteração da frequência cardíaca e fraqueza muscular.
Este chá não deve ser usado por mulheres grávidas ou em amamentação ou por pessoas com insuficiência cardíaca, pressão baixa e doenças renais, por exemplo, devido à sua capacidade de diminuir a pressão arterial e de possuir forte efeito diurético.
4. Água de alcachofra
A alcachofra é um vegetal rico em vitamina C e antioxidantes, além de ter potentes propriedades diuréticas que ajudam a abaixar o ácido úrico rapidamente do corpo, prevenindo a gota.
Ingredientes
- 1 colher de chá (de 5 a 6g) de folhas de alcachofra;
- 1 litro de água.
Modo de preparo:
Ferver a água em uma panela e, em seguida, apagar o fogo. Adicionar as folhas de alcachofra à água, tampar a panela e deixar repousar por 10 minutos. Coar e beber até 3 xícaras (de chá) desse chá por dia antes das refeições.
A água de alcachofra não deve ser usada por crianças menores de 12 anos, grávidas, lactantes ou por pessoas com câncer no fígado, insuficiência hepática ou hepatite, o que usam remédios anticoagulantes.
Leia também: Chá de alcachofra: para que serve e como fazer tuasaude.com/cha-de-alcachofra-para-emagrecer5. Chá de urtiga
A urtiga possui propriedades diuréticas, alcalinas e desintoxicantes que ajudam a eliminar ácidos e substâncias do corpo de maneira mais rápida, como o ácido úrico.
Além disso, essa planta possui propriedades desinflamatórias e analgésicas que ajudam a diminuir sintomas como dor e inflamação das articulações relacionadas com o ácido úrico alto.
Ingredientes
- 1 colher (de sopa) de folhas secas de urtiga;
- 1 xícara de água fervente.
Modo de preparo
Colocar a água sobre as folhas secas e deixar em infusão durante 10 minutos, coar a seguir e beber até 2 xícaras por dia.
O chá de urtiga não deve ser usado por mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas com problemas nos rins, como insuficiência renal, ou com problemas cardíacos como a insuficiência cardíaca, pois pode piorar os sintomas destas condições.
6. Chá de zimbro
O chá de zimbro é rico em óleos essenciais que têm ação diurética, aumentando a produção de urina e eliminando as substâncias que estão em excesso no corpo, como o ácido úrico, sendo útil para pessoas que possuem gota.
Ingredientes
- 2 a 3 bagas de zimbro;
- 1 xícara de água fervente.
Modo de preparo
Colocar as bagas de zimbro na água fervente e tampar. Deixar repousar por 5 minutos, coar e beber 1 a 3 xícaras por dia por um período máximo de 6 semanas.
Além disso, pode-se também consumir o zimbro em forma de tintura, acrescentando 30 gotas, 2 a 3 vezes ao dia, em um copo de água ou suco. Veja outras formas de usar o zimbro.
O chá de zimbro não deve ser usado por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação e pessoas que tenham nefrite, diabetes ou pressão alta.
7. Chá de java
O chá de java, feito com a planta medicinal Orthosiphon stamineus, pode ajudar a eliminar ácido úrico e ureia através da urina, devido ao seu efeito diurético.
Ingredientes
- 4 colher (de café) de folhas secas de java;
- 1 litro de água.
Modo de preparo
Ferver a água, desligar o fogo e adicionar as folhas secas de java. Deixar repousar por 5 minutos. Em seguida, coar, esperar amornar e beber de 1 a 3 xícaras desse chá por dia.
O chá de java não deve ser usado por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas com insuficiência renal ou problemas cardíacos.
Veja, no vídeo a seguir, como a alimentação também pode ajudar a diminuir o ácido úrico: