Algumas opções caseiras e naturais para bursite são aplicar compressas frias ou óleo de rícino ou tomar o chá de gengibre, pois ajudam a reduzir o inchaço e a inflamação da bursa, aliviando a dor e o desconforto causados pela bursite.
A bursite é a inflamação da bursa, que é uma bolsa cheia de líquido, que serve como um amortecedor entre os ossos, tendões e músculos, e que pode ficar inflamada devido a traumas, esforços repetitivos ou até condições de saúde, como artrite ou gota, por exemplo. Veja outras causas da bursite.
Os remédios caseiros são uma boa opção para ajudar a aliviar a dor e o desconforto causado pela bursite e, embora não sirvam para substituir o tratamento médico, podem ser usados para complementar o tratamento indicado pelo ortopedista.
5 opções caseiras para bursite
Algumas opções naturais para bursite são:
1. Compressas frias
Aplicar compressas frias na articulação afetada ajuda a diminuir a dor e reduz o inchaço, por aliviar a inflamação na bursa.
Essas compressas são indicadas para as primeiras 48 horas após o início dos sintomas, pois tem ação analgésica e anti-inflamatória.
Ingredientes
- Gelo;
- Bolsa térmica.
Modo de preparo
Colocar gelo dentro de uma bolsa térmica, e depois envolver a bolsa em uma toalha limpa e seca, e aplicar na articulação afetada, deixando agir por 15 a 20 minutos, de 2 a 3 vezes por dia.
Outra opção é usar um saco de gel, colocando-o no congelador para resfriar, e depois aplicar na articulação com bursite.
2. Compressas mornas
A compressa morna deve ser utilizada após dois ou três dias, após o início dos sintomas de bursite, pois é o tempo necessário para que o gelo diminua a dor e a inflamação na articulação.
Essa compressa ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo na região afetada, acelera a cicatrização e relaxa os músculos.
Ingredientes
- Água quente;
- Bolsa térmica.
Modo de preparo
Adicionar a água quente em uma bolsa térmica, que deve ser envolvida em uma toalha limpa e seca, e aplicada na articulação afetada cerca de 20 minutos, de 2 a 3 vezes por dia.
3. Óleo de rícino
O óleo de rícino possui ação anti-inflamatória, devido ao ácido rinoleico na sua composição, que ajuda a reduzir a inflamação e a dor causados pela bursite.
Além disso, esse óleo ajuda a melhorar a circulação sanguínea local, podendo ser usado após 4 a 5 dias do início dos sintomas.
Ingredientes
- Óleo de rícino;
- Flanela de algodão ou pano limpo.
Modo de preparo
Aplicar o óleo de rícino na pele, sobre a articulação afetada, massageando suavemente, e cobrir com a flanela de algodão ou um pano limpo, deixando agir por cerca de 15 minutos.
Em seguida, é recomendado aplicar uma compressa morna, para potencializar o efeito do óleo.
4. Chá de gengibre
O chá de gengibre, feito com a planta medicinal Zingiber officinale, possui compostos fenólicos, como o gingerol, chogaol e zingerona, que têm propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, sendo muito úteis para aliviar os sintomas da bursite, como dor e inchaço. Conheça outros benefícios do gengibre.
Ingredientes
- 1 cm da raiz de gengibre cortada em rodela ou ralada;
- 1 litro de água fervente.
Modo de preparo
Colocar a água para ferver e adicionar o gengibre. Deixar ferver por 5 a 10 minutos. Retirar o gengibre da xícara e beber o chá em 3 a 4 doses divididas ao longo do dia.
Outra opção para fazer o chá é substituir a raiz por 1 colher de chá de gengibre em pó.
Este chá deve ser evitado por pessoas com úlcera de estômago, pois possui propriedades anticoagulantes que podem aumentar o sangramento ou hemorragia.
5. Alimentos anti-inflamatórios
Alguns alimentos anti-inflamatórios, como cúrcuma, brócolis ou espinafre, e alimentos ricos em ômega-3, como atum, sardinha, salmão, linhaça ou chia, podem ajudar a diminuir a inflamação e, por isso, ajudam a aliviar a dor da bursite.
Esses alimentos devem ser consumidos diariamente ou, no caso dos peixes, pelo menos de 3 a 5 vezes por semana. Confira a lista completa de alimentos anti-inflamatórios.
Assista o vídeo a seguir com outros alimentos anti-inflamatórios que ajudam a aliviar a bursite: