O soluço constante no bebê é aquele que dura mais que 1 dia e que normalmente atrapalha a alimentação, o sono ou a amamentação, por exemplo. O soluço no bebê é comum devido ao fato dos músculos torácicos ainda estarem em desenvolvimento, no entanto quando é frequente, pode ser indicativo de infecções ou inflamações, por exemplo, sendo importante ir ao pediatra para que seja iniciado o tratamento adequado.
Algumas das possíveis causas dos soluços persistentes são objetos no ouvido que entram em contato com o tímpano estimulando o nervo vago, faringites ou tumores que entram em contato com o nervo estimulando-o. Seja qual for a causa, ela deve ser eliminada para que o soluço seja curado. No caso do bebê, os soluços são mais comuns de acontecerem devido à entrada de muito ar no organismo durante as mamadas. Veja quais são as causas de soluço constante.
O que pode ser
O soluço no bebê é muito comum devido à imaturidade e pouca adaptação dos músculos torácicos e diafragma, fazendo com que sejam facilmente irritados ou estimulados resultando em soluço. Outas possíveis causas de soluço no bebê são:
- Entrada de ar durante a amamentação, o que leva ao acúmulo de ar no estômago;
- Alimentação em excesso do bebê;
- Refluxo gastroesofágico;
- Infecções no diafragma ou músculos torácicos;
- Inflamações.
Apesar de ser uma situação comum e que normalmente não representa risco para o bebê, caso o soluço seja constante e atrapalhe a amamentação, alimentação ou sono, é importante levar o bebê ao pediatra para que seja investigada a causa e, assim, possa ser iniciado o tratamento, caso haja necessidade.
O que fazer
Caso o soluço seja persistente, é importante buscar orientação do pediatra para que sejam tomadas as atitudes mais indicadas para cada caso. Para evitar o soluço ou aliviar, é observar a posição do bebê na hora da mamada para evitar que o bebê engula muito ar, saber a hora do bebê parar e colocar o bebê em pé após as mamadas, por exemplo. Saiba o que fazer para parar o soluço do bebê.