Spidufen: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

Spidufen é um anti-inflamatório não esteroide indicado para o alívio da dor leve a moderada, inflamação e febre em casos de dor de cabeça, cólica menstrual, dor de dentes, dor de garganta, dores musculares e gripe, por exemplo.

Esse remédio contém ibuprofeno e arginina na sua composição, nas doses de 400 mg de ibuprofeno + 370 mg de arginina ou 600 mg de ibuprofeno e 555 mg de arginina, na forma de comprimidos ou granulado, e deve ser usado com indicação médica.

O ibuprofeno do Spidufen age aliviando a dor, a inflamação e a febre, enquanto que a arginina ajuda aumentar a absorção do ibuprofeno, garantindo um efeito rápido que se inicia cerca de 5 a 10 minutos após o uso.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O Spidufen é indicado para:

  • Dor de cabeça ou nevralgias;
  • Cólica menstrual ou dismenorreia;
  • Dor de dentes e dor pós-cirúrgica dental;
  • Dor muscular e traumática;
  • Doenças musculares e ósseas em que se manifeste dor e inflamação.

Além disso, o Spidufen também pode ser usado no alívio da febre e no tratamento de sintomas da gripe em adultos ou crianças com mais de 12 anos.

O Spidufen também pode ser usado junto com outros remédios para auxiliar no tratamento da artrite reumatoide ou artrite reumatoide juvenil.

Leia também: Tratamento para artrite reumatoide: remédios, fisioterapia e outros tuasaude.com/tratamento-para-artrite

Spidufen é anti-inflamatório?

O Spidufen é anti-inflamatório e analgésico devido ao ibuprofeno na sua composição, ajudando a aliviar a dor e baixar a febre.

Esse remédio também contém arginina que aumenta a absorção do ibuprofeno, tendo um efeito mais rápido no alívio da dor e febre.

Como tomar

O Spidufen deve ser tomado por via oral, sendo que o comprimido deve ser ingerido com um copo de água, sem partir ou mastigar o comprimido.

Já no caso do Spidufen granulado, na forma de envelope, deve ser diluído com água ou outro líquido, podendo ser tomado sozinho ou com alimentos.

No entanto, de forma geral, é recomendado tomar o Spidufen comprimido ou envelope durante as refeições ou imediatamente depois de comer, para evitar irritação no estômago.

Posologia do Spidufen

A posologia do Spidufen varia com a idade, condição a ser tratada e dose do ibuprofeno e arginina na sua composição, que inclui: 

1. Spidufen 400

O Spidufen 400, contém 400 mg de ibuprofeno e 370 mg de arginina, sendo também conhecido como Spidufen 770, e encontrado na forma de granulado em envelope ou comprimidos revestidos.

A posologia do Spidufen 400 é:

Idade Posologia (dose)
Adultos

- Dores leves a moderadas, estados febris e gripe ou cólicas menstruais: 1 comprimido ou 1 envelope de 400, 3 vezes ao dia;

- Auxiliar no tratamento da artrite reumatoide: 1200 mg a 1600 mg por dia, divididas em 3 ou 4 administrações. Essa dose pode ser aumentada pelo médico para até 2400 mg por dia, que corresponde a 2 envelopes de 400 mg, 3 vezes ao dia.

Crianças com mais de 12 anos de idade

- Dose diária: 20 mg por Kg de peso corporal por dia, dividida em 3 administrações.

- Auxiliar no tratamento da artrite reumatoide juvenil: é recomendada a dose de 40 mg por Kg de peso corporal por dia, divida em 3 administrações. A dose máxima diária, para crianças pesando menos de 30 kg, é de 800 mg por dia, que corresponde a 2 envelopes de 400 por dia.

O tempo de tratamento com Spidufen deve ser feito pelo menor tempo possível para controlar os sintomas, e deve ser orientado pelo médico.

2. Spidufen 600

O Spidufen 600, contém 600 mg de ibuprofeno e 555 mg de arginina, sendo também conhecido como Spidufen 1155.

A posologia do Spidufen 600 varia com a idade, sendo recomendado:

Idade Posologia (dose)
Adultos

- Dores leves ou moderadas, estados febris e gripe e cólica menstrual: 1 envelope de 600 mg, 2 vezes por dia;

- Auxiliar no tratamento da artrite reumatoide: 1200 mg a 1600 mg por dia, divididos em 3 ou 4 administrações. Se necessário, o médico pode aumentar a dose para até 2400 mg por dia.

Crianças com mais de 12 anos

- Dose diária: 20 mg por Kg de peso corporal por dia, dividida em 3 administrações;

- Auxiliar no tratamento da artrite reumatoide juvenil: 40mg por Kg de peso corporal por dia, divida em 3 administrações. A dose máxima diária, para crianças pesando menos de 30 kg, é de 800 mg por dia.

As doses do Spidufen 600 mg devem sempre ser indicadas pelo médico e, no caso de crianças com mais de 12 anos, as doses devem ser calculadas pelo pediatra.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns do Spidufen são azia, dor de estômago, desconforto abdominal, náuseas, excesso de gases intestinais, dor de cabeça, vertigem e rash cutâneo

Embora seja menos comum, também podem surgir gastrite, úlcera no estômago ou intestino, hemorragia gastrointestinal, urticária, broncoespasmo, asma ou exacerbação da asma.

O Spidufen também pode causar angioedema, reações alérgicas graves, anafilaxia, síndrome de Stevens Johnson ou necrólise tóxica epidérmica. Nesses casos, deve-se ir imediatamente ao pronto-socorro. Saiba identificar os sintomas de necrólise tóxica epidérmica.

Leia também: Anafilaxia: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/o-que-e-anafilaxia

Quando não é indicado

O Spidufen é contraindicado para:

  • Crianças com menos de 12 anos;
  • Histórico de sangramento ou perfuração gastrintestinal;
  • Úlcera ou hemorragia no estômago ou intestino ativa;
  • Colite ulcerativa ou sangramento vascular cerebral;
  • Insuficiência hepática ou renal grave;
  • Insuficiência cardíaca grave não controlada;
  • Diátese hemorrágica, hemorragias ou problemas de coagulação sanguínea;
  • Uso de anticoagulantes.

Além disso, o Spidufen não deve ser usado por pessoas que tenham alergia ao ibuprofeno, arginina, outros anti-inflamatórios não esteroides ou outros componentes da fórmula.

O Spidufen é contraindicado para pessoas com histórico de broncoespasmo, asma, rinite, angioedema ou urticária causados pelo uso de anti-inflamatórios não esteroides.

Também não deve ser usado em pacientes com fenilcetonúria, intolerância a frutose, má absorção da glicose-galactose ou deficiência de sacarina-isomaltase.

Além disso, este remédio também não deve ser utilizado durante a gravidez, principalmente durante o terceiro trimestre, ou durante a amamentação, a menos que indicado pelo médico.

Leia também: Remédios para os 8 tipos de dor mais comuns tuasaude.com/remedios-para-dor

Vídeos relacionados

Como aliviar a CÓLICA MENSTRUAL

05:53 | 579.663 visualizações

Os Melhores Alimentos para a GRIPE

03:14 | 617.476 visualizações

ARTRITE: o que pode e o que não pode comer

03:49 | 273.191 visualizações