O suco de limão pode ser um excelente complemento natural para ajudar a diminuir a pressão arterial em pessoas com hipertensão, ou então, em pessoas que sofrem com crises repentinas de pressão alta.
Alguns estudos indicam que o suco do limão pode até ser uma forma rápida e caseira de diminuir a pressão arterial em até 15 minutos após um aumento repentino.
No entanto, o uso do limão não deve substituir a prática regular de exercício físico, uma dieta equilibrada e com pouco sal ou o uso de algum tipo de remédio que tenha sido receitado pelo médico, devendo apenas ser incluído na dieta para ajudar a regular a pressão arterial mais facilmente.
Por que o limão funciona
Ainda não se conhece ao certo o mecanismo de ação que ajuda o limão a regular a pressão arterial, no entanto, e segundo os estudos que têm vindo a ser feitos em animais e humanos, existem pelo menos 2 tipos de compostos que podem estar na explicação deste efeito, sendo eles:
- Flavonoides: são compostos presentes naturalmente no limão, especialmente na casca, como a hesperidina e a eriocitrina, que têm ação antioxidantes, anti-inflamatória e anti-hipertensiva, regulando a pressão arterial;
- Ácido ascórbico: parece prevenir a degradação do óxido nítrico, um importante tipo de gás que provoca vasodilatação, ou seja, que dilata os vasos sanguíneos, facilitando a circulação do sangue e diminuindo a pressão.
Uma vez que ainda não é possível atribuir a ação anti-hipertensiva a apenas um destes componentes, também se acredita que seu efeito possa estar na combinação dos vários compostos do limão.
Além de tudo isto, o limão também tem ação diurética, o que evita o acúmulo de líquidos no organismo e ajuda a regular a pressão arterial.
Como consumir o limão
Assim, beber o suco de 1 limão médio, pelo menos uma vez por dia, pode ser uma boa forma de regular a pressão em quem tem pressão alta. Esse suco pode ser diluído em um pouco de água, especialmente para quem tem maior sensibilidade à acidez do limão.
Da mesma forma, o limão também pode ser usado durante uma crise de hipertensão. Mas nesse caso, o ideal é beber o suco puro e esperar 15 minutos antes de voltar a avaliar a pressão. Caso não diminua, deve-se tomar o medicamento indicado pelo médico para SOS, caso exista, ou então, ir no hospital se já tiverem passado mais de 30 minutos.
Receitas com limão para pressão alta
Além do suco simples, o limão também pode ser consumido com outros alimentos que têm ação comprovada contra a pressão alta, como:
1. Limão com gengibre
Além de ser rico em potássio, quando se mistura o limão com o gengibre, existe um aumento da ação vasodilatadora, o que faz com que o sangue flua melhor e com menor pressão.
Devido à grande ação vasodilatadora do gengibre, o efeito de alguns medicamentos utilizados no tratamento da pressão arterial pode ser potenciado, baixando em excesso a pressão arterial. Dessa forma, antes de utilizar este remédio natural é importante consultar o cardiologista ou o médico que está orientando o tratamento.
Ingredientes:
- 3 limões;
- 1 copo de água;
- 1 colher (de sopa) de gengibre;
- Mel a gosto.
Modo de preparo:
Retirar todo o suco de limão com a ajuda de um espremedor e triturar o gengibre. Depois, adicionar todos os ingredientes no liquidificador, bater bem e adoçar a gosto com o mel.
Este suco pode ser ingerido até 3 vezes por dia, no intervalo das refeições.
2. Limão com mirtilo
O mirtilo é uma super fruta que tem forte poder antioxidantes, além de ajudar a regular a pressão arterial. Assim, este suco de limão com mirtilo é especialmente indicado para quem tem maior risco cardiovascular, ou seja pessoas com excesso de peso ou outras doenças crônicas como diabetes, por exemplo.
Ingredientes:
- 1 punhado de mirtilos frescos;
- ½ copo de água;
- ½ suco de limão.
Modo de preparo:
Colocar os ingredientes no liquidificador e bater até obter um suco homogêneo. Depois coar e beber até 2 vezes por dia.
Conheça outras que também ajudam a regular a pressão alta no vídeo a seguir: