Os remédios caseiros para artrite reumatoide possuem ação anti-inflamatória e analgésica que ajudam a aliviar os sintomas de dor, inchaço ou vermelhidão causados pela inflamação das articulações. Esses remédios podem ser usados sobre a pele, como a pomada de arnica ou óleo essencial de boswellia, ou ingeridos na forma de chá, por exemplo.
A artrite reumatoide é uma doença inflamatória que afeta as articulações causando sintomas como dor de longa duração, inchaço, dificuldade em realizar as atividades do dia a dia como andar ou segurar objetos, por exemplo, e até deformidade na articulação. Confira os sintomas da artrite reumatoide.
Os remédios caseiros são uma boa opção para ajudar a aliviar a dor e o desconforto causado pela artrite reumatoide e, embora não sirvam para substituir o tratamento médico, podem ser usados para complementar o tratamento indicado pelo reumatologista.
1. Chá de gengibre
O gengibre, cientificamente chamado de Zingiber officinalis, possui compostos fenólicos como o gingerol, chogaol e zingerona que têm propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e imunomoduladoras, sendo muito úteis para aliviar os sintomas como dor, inchaço e vermelhidão nas articulações. Conheça outros benefícios do gengibre.
Ingredientes:
- 1 cm da raiz de gengibre cortada em rodela ou ralada;
- 1 litro de água fervente.
Modo de preparo:
Colocar a água para ferver e adicionar o gengibre. Deixar ferver por 5 a 10 minutos. Retirar o gengibre da xícara e beber o chá em 3 a 4 doses divididas ao longo do dia.
Outra opção para fazer o chá é substituir a raiz por 1 colher de chá de gengibre em pó.
Este chá deve ser evitado por pessoas com úlcera de estômago, pois possui propriedades anticoagulantes que podem aumentar o sangramento ou hemorragia.
2. Chá de salgueiro branco
O salgueiro branco, conhecido cientificamente como Salix alba, tem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias devido à presença de salicina, que é uma substância semelhante ao ingrediente principal da aspirina.
Por isso, o chá da casca desta planta pode ser uma boa opção para aliviar a dor na articulação causada pela artrite reumatoide.
Ingredientes:
- 2 colher (de chá) de cascas de salgueiro branco;
- 2 xícaras de água.
Modo de preparo:
Colocar a água para ferver e adicionar a casca de salgueiro. Deixar ferver por 10 minutos, coar e beber até 2 xícaras por dia.
Este chá não deve ser consumido por crianças, por mulheres grávidas ou em amamentação, por pessoas que têm alergia à aspirina ou que estejam usando anticoagulantes. Além disso, o uso do chá de casca de salgueiro branco não é indicado para pessoas com problemas gastrointestinais, como úlceras, gastrite, refluxo gastroesofágico, colite ou diverticulite.
Leia também: Artrite reumatoide: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/artrite-reumatoide3. Chá de cúrcuma
O chá de cúrcuma, também chamado de açafrão, é rico em curcumina, uma substância com propriedades anti-inflamatórias, imunomoduladoras, e protetoras das cartilagens, que age diminuindo os sintomas de dor, inchaço, vermelhidão, além de diminuir a destruição do revestimento das articulações pelo sistema imunológico e aumentar a proteção das cartilagens das articulações, sendo um ótimo remédio caseiro para artrite reumatoide.
Ingredientes:
- 1 colher rasa (de chá) de cúrcuma em pó (200 mg);
- 1 xícara de água.
Modo de preparo:
Colocar a água para ferver e adicionar cúrcuma. Deixar ferver por 5 a 10 minutos. Coar o chá e beber. Pode-se beber de 2 a 3 xícaras de chá de cúrcuma por dia.
Outra opção é consumir a cúrcuma na forma de cápsulas, que pode ser usada tomando 2 cápsulas de 250 mg a cada 12 horas, totalizando 1 g por dia.
4. Chá de alcaçuz
O chá alcaçuz possui glicirrizina e ácido glicirretínico na sua composição, que são substâncias anti-inflamatórias, que agem reduzindo a inflamação das articulações e os sintomas como dor, inchaço, sensibilidade e vermelhidão, sendo uma ótima opção de remédio caseiro para artrite reumatoide.
Ingredientes:
- 1 colher de chá de raiz de alcaçuz;
- 1 xícara de água fervente;
- Mel para adoçar a gosto.
Modo de preparo:
Adicionar o alcaçuz na xícara com água fervente, tampar e deixar repousar por 10 minutos. Coar e adoçar com mel se desejar. Beber este chá até 2 vezes ao dia.
O chá de alcaçuz não deve ser consumido por mulheres grávidas ou em amamentação e por pessoas com problemas cardíacos.
5. Chá de unha de gato
O chá de unha de gato possui propriedades anti-inflamatórias que ajudam a reduzir a dor e o inchaço nas articulações, além de regular o sistema imunológico, sendo outra boa opção de remédio caseiro para artrite reumatoide.
Este chá é ótimo contra artrite reumatoide porque regula a ativação do sistema imunológico.
Ingredientes:
- 20g de cascas e raízes de unha de gato;
- 1 litro de água.
Modo de preparo:
Ferver os ingredientes por 15 minutos, em seguida apagar o fogo e deixar repousar no recipiente tampado por 10 minutos. Coar e tomar o chá até 3 vezes ao dia. O chá de unha de gato não deve ser usado por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação e por pessoas com problemas no estômago como gastrite ou úlcera, por exemplo.
6. Chá de harpago
O chá de harpago, também conhecido como garra do diabo, possui substâncias como canferol, ácido cafeico e ácido clorogênico com propriedades antirreumáticas, anti-inflamatórias, analgésicas e antioxidantes, reduzindo os sintomas de dor, inchaço, vermelhidão, além de proteger o revestimento e a cartilagem das articulações melhorando a movimentação e diminuindo a rigidez matinal, sendo uma ótima opção de remédio caseiro para artrite reumatoide.
Ingredientes:
- 1 colher (de chá) das raízes secas de harpago;
- 1 xícara de água.
Modo de preparo:
Colocar a raiz seca da garra do diabo e a água para ferver por 15 minutos em fogo baixo. Coar e beber de 2 a 3 xícaras do chá por dia.
Esse chá só deve ser usado por adultos e não deve ser ingerido por mulheres grávidas pois pode causar problemas no feto ou mulheres em amamentação e por pessoas que usam anticoagulantes como a varfarina pois pode aumentar o risco de sangramentos.
Outra opção é utilizar o harpago em cápsulas, sendo recomendado ingerir 1 cápsula, duas a três vezes ao dia, por pelo menos 3 meses de tratamento.
7. Pomada de arnica
Por conter helenalina na sua composição, com uma potente ação anti-inflamatória, a arnica ajuda a bloquear a produção de proteínas responsáveis pela inflamação crônica das articulações em pessoas com artrite reumatoide.
Alguns estudos mostram que o uso tópico da arnica na artrite reumatoide, por ajudar a aliviar a dor nas articulações, melhora a movimentação e diminui a rigidez matinal das mãos.
Ingredientes:
- 5 g de cera de abelha;
- 45 mL de óleo de oliva ou óleo de amêndoas doces;
- 4 colheres de folhas e flores secas de arnica picadas.
Modo de preparo:
Colocar os ingredientes numa panela em banho maria e deixar ferver em fogo baixo durante alguns minutos. A seguir, apagar o fogo e deixar os ingredientes dentro da panela por algumas horas para liberar as substâncias ativas. Antes de esfriar, coar e armazenar a parte líquida um recipiente de vidro limpo e seco com tampa. Manter o vidro sempre num local seco, escuro e arejado. Esta pomada tem validade de até 1 ano e pode ser aplicada na pele de 2 a 3 vezes por dia.
8. Pomada de pimenta caiena
A pomada de pimenta caiena é rica em capsaicina, uma substância com ação anti-inflamatória e analgésica, que ajuda a combater os sintomas de dor e inchaço causados pela artrite reumatoide. Confira outros benefícios da pimenta caiena.
Ingredientes:
- 5 g de cera de abelha;
- 45 mL de azeite de oliva ou óleo de amêndoas;
- 1 colher (de chá) de pimenta caiena.
Modo de preparo:
Colocar os ingredientes numa panela em banho maria e deixar ferver em fogo baixo até que a cera de abelha derreta. Apagar o fogo e deixar repousar por algumas horas para que se possa extrair a capsaicina da pimenta caiena. Quando estiver morna, coar e armazenar em um recipiente de vidro com tampa, limpo e seco. Manter o vidro sempre num local seco, escuro e arejado.
Aplicar a pomada de pimenta caiena na articulação afetada, 1 vez por dia, utilizando uma gaze ou algodão, fazendo movimentos suaves, deixando agir por 30 minutos. Lavar as mãos em seguida e evitar contato das mãos com boca, olhos e nariz. Ao fim dos 30 minutos, retirar a pomada lavando a região com bastante água.
Esta pomada não deve ser usada imediatamente antes ou depois do banho, natação, de tomar sol ou fazer exercícios físicos. Além disso, a pomada de pimenta caiena não deve ser aplicada na pele com feridas, cortes, arranhões, queimaduras de sol ou em olhos, boca, narinas ou órgãos genitais.
Outra recomendação importante é não fazer curativos ou cobrir a área que tem pomada com gaze, algodão ou faixa, por exemplo, nem usar uma bolsa térmica. Isso pode aumentar o risco de efeitos colaterais como coceira, vermelhidão ou irritação da pele.
9. Chá verde
Alguns estudos mostram que o chá verde, conhecido cientificamente de Camellia sinensis, possui compostos fenólicos na sua composição, como a epigalocatequina e o canferol, que agem diminuindo a produção de substâncias inflamatórias e regulando a ação do sistema imunológico, sendo muito útil para reduzir a dor e o inchaço, e proteger o revestimento das articulações.
Ingredientes:
- 1 colher (de chá) de folhas de chá verde ou 1 sachê de chá verde;
- 1 xícara de água fervente.
Modo de preparo:
Adicionar as folhas ou o sachê de chá verde na xícara com água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Coar ou retirar o sachê e beber em seguida. Este chá pode ser consumido de 3 a 4 vezes ao dia, ou conforme orientação médica.
O chá verde não deve ser consumido por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação, por pessoas que têm insônia, hipertireoidismo, gastrite ou hipertensão arterial. Além disso, por conter cafeína na sua composição, deve-se evitar tomar este chá no fim do dia ou em quantidade superior à recomendada pois pode causar efeitos colaterais como insônia, irritação, sensação de queimação no estômago, cansaço ou palpitação no coração.
10. Óleo essencial de boswellia
O óleo essencial de boswellia possui fortes propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, além de prevenir os danos nas cartilagens e regular a ação do sistema imunológico, o que protege o revestimento das articulações e, por isso, é uma boa opção de remédio caseiro para artrite reumatoide.
Ingredientes:
- 1 a 3 gotas de óleo essencial de boswellia;
- 5 mL de óleo de coco.
Modo de preparo:
Misturar os ingredientes e aplicar sobre a pele na articulação afetada, 1 vez ao dia, massageando suavemente. Lavar as mãos em seguida e evitar contato com olhos, nariz, boca e ouvidos.
Antes de usar o óleo essencial de boswellia, deve-se verificar se a pessoa não apresenta reação alérgica ao óleo de boswellia. Para isto, deve-se aplicar a mistura em uma pequena área na pele. Se a pele ficar irritada, vermelha ou coçando, deve-se enxaguar a pele e retirando o óleo com água e sabão imediatamente e não se deve usar o óleo de boswellia para a artrite reumatoide.
11. Tintura de videira trovão de Deus
A tintura de videira trovão de Deus é rica em substâncias anti-inflamatórias e imunomoduladoras, como triptolide, tripdiolida e triptonida, que agem reduzindo a dor, vermelhidão e inchaço, além de regular a atividade do sistema imunológico, reduzindo os danos no revestimento das articulações.
Essa tintura pode ser comprada em lojas de produtos naturais e deve ser usada somente sobre a pele da articulação afetada de 5 a 6 vezes por dia, e não deve ser ingerida.
Outra opção para usar a videira trovão de Deus é consumir por via oral as cápsulas feitas com o extrato da raiz dessa planta. Geralmente, a dose recomendada é de 30 a 570 mg do extrato por dia, podendo-se utilizar 1 cápsula de 200 mg, 2 vezes por dia, por no máximo 24 semanas.
Esta planta não deve ser usada por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação.
12. Chá de sucupira
A sucupira é uma semente que possui propriedades medicinais, analgésicas e anti-inflamatórias, ajudando a aliviar a dor e a inflamação das articulações, sendo por isso recomendado para tratar a artrite reumatoide e outras doenças associadas, como artrite, artrose e reumatismo.
Ingredientes:
- 4 sementes de sucupira;
- 1 litro de água.
Modo de preparo:
Lavar as sementes de sucupira, quebrar com um martelo de cozinha e ferver as sementes quebradas em 1 litro de água por cerca de 10 minutos. Coar e beber em seguida.
A sucupira é contraindicada para mulheres grávidas, lactantes e crianças com menos de 12 anos. Além disso, deve ser consumida com moderação por pessoas com problemas renais ou no fígado, assim como no caso de pessoas com câncer, devendo consultar o médico antes de consumir o chá. Veja mais sobre a sucupira.