4 suplementos caseiros para ganhar massa muscular

Para ganhar massa muscular, pode-se tomar um suplemento caseiro rico em proteínas, antioxidantes e energia, melhorando a disposição e a força física, contribuindo para o ganho de músculos. Além disso, o suplemento caseiro, como a vitamina de banana com aveia e amendoim, ajuda na recuperação, que é fundamental para o desenvolvimento dos músculos.

Estas receitas são indicadas somente para quem pratica exercícios físicos regularmente, como musculação, bicicleta, corrida ou funcional, por serem muito calóricos, podendo causar ganho de peso em quem não se exercita.

No entanto, para ganhar massa muscular, também é importante ter boas noites de sono, beber o mínimo de 2 litros de água por dia e manter uma dieta equilibrada. Veja uma dieta com cardápio para ganhar massa muscular.

4 suplementos caseiros para ganhar massa muscular

1. Suplemento caseiro para ganhar massa muscular

Esta receita de suplemento caseiro ajuda a aumentar a energia e disposição física, potencializando o ganho de massa muscular, porque é rico em carboidratos, proteínas e gorduras saudáveis que são liberados gradativamente durante a atividade física.

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de linhaça;
  • 2 colheres de sopa de levedura de cerveja;
  • 2 colheres de sopa de gérmen de trigo;
  • 2 colheres de sopa de gergelim;
  • 2 colheres de sopa de aveia em flocos;
  • 2 colheres de sopa de amendoim torrado e sem sal;
  • 2 colheres de sopa de guaraná em pó.

Modo de preparo:

Colocar 2 colheres de sopa de cada um dos ingredientes secos em um recipiente e manter bem fechado e armazenado em temperatura ambiente.

Para preparar o suplemento caseiro proteico basta bater no liquidificador 3 colheres de sopa cheias dessa mistura com 1 banana e 1 copo de leite integral. Deve-se tomar o suplemento logo após o seu preparo, antes ou até 1 hora após terminar os exercícios.

Informação nutricional

A tabela a seguir traz a informação nutricional aproximada de um copo desse suplemento caseiro:

Componentes

Porção do suplemento

Energia

531 calorias

Proteínas

30,4 g

Gorduras

22,4 g

Carboidratos

54,4 g

Fibras

9,2 g

Esse suplemento é rico em proteínas e tem boas quantidades de gorduras e de carboidratos saudáveis. Além disso, o suplemento tem ótimas quantidades de fibras que regulam o intestino e controlam a fome, ajudando a emagrecer também. Veja outras dicas do que comer para ganhar músculo e emagrecer.

2. Vitamina de banana, aveia e amendoim

A vitamina de banana com aveia também é uma opção de suplemento para ganhar massa muscular. Por ter amendoim, a vitamina é rica em proteína e gordura saudável, aumentando a produção de energia durante o treino e promovendo a recuperação do músculo após os exercícios. Conheça todos os benefícios do amendoim.

Ingredientes:

  • 2 colher de aveia em flocos;
  • 2 colheres de sopa de amendoim torrado com a pele;
  • 1 colheres de sopa de sementes de gergelim;
  • 1 banana prata média;
  • 1 copo de leite desnatado.

Modo de preparo:

Bater no liquidificador a aveia, o amendoim, o gergelim, o leite e a banana. Transferir para um copo e  beber antes ou até 1 hora após a atividade física.

Informação nutricional

A tabela abaixo traz a informação nutricional de um copo da vitamina de banana com aveia e amendoim:

Componentes

Porção da vitamina

Energia

422 calorias

Proteínas

17 g

Gorduras

22 g

Carboidratos

47,7 g

Fibras

7,4 g

Esta vitamina de banana com aveia e amendoim é rica proteína e carboidratos, ajudando a aumentar a energia e disposição, promovendo o ganho de massa muscular.

3. Shake de batata doce, cacau e sementes

O shake de batata doce com sementes é rico em carboidratos, antioxidantes e gorduras saudáveis, nutrientes que melhoram o rendimento durante a prática de atividades físicas e ajudam na recuperação do organismo, contribuindo para o ganho de massa muscular.

ingredientes:

  • 100 g de batata doce cozida e descascada;
  • 50 g de tâmaras sem caroço e picadas;
  • 300 ml de água gelada;
  • 1 colher de sopa de cacau em pó;
  • 2 colheres de sopa de aveia em flocos;
  • 2 colheres de sopa de amêndoas trituradas;
  • 2 colheres de sopa de sementes de linhaça.

Modo de preparo:

Picar a batata doce cozida e colocar no liquidificador. Adicionar as tâmaras, a água, o cacau, a aveia e as sementes de linhaça. Bater bem e tomar antes ou até 1 hora após a atividade física.

Informação nutricional

A tabela a seguir traz a informação nutricional de um copo do shake de batata doce e sementes:

Componentes

Porção do shake

Energia

292 calorias

Proteínas

9,8 g

Gorduras

14,16 g

Carboidratos

66,5 g

Fibras

13,31 g

O shake de batata doce com sementes e cacau ajuda a aumentar a resistência física durante os treinos, favorecendo o ganho de massa muscular.

4.  Iogurte com sementes e banana

4 suplementos caseiros para ganhar massa muscular

O suplemento de iogurte com sementes e banana é rico em proteínas, nutriente essencial para o ganho de massa muscular.

Este suplemento também tem ótimas quantidades de carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais que são importantes para equilibrar os níveis sanguíneos de insulina e de outros hormônios responsáveis pela produção de músculo no corpo.

Ingredientes:

  • 200 g de iogurte desnatado natural;
  • 2 colheres de sopa de sementes de abóbora;
  • 1 colher de sopa de aveia em flocos;
  • 2 colheres de sopa de amendoim;
  • 1 banana prata média.

Modo de preparo:

Colocar o iogurte em uma taça. Picar a banana em rodelas e acrescentar ao iogurte. Por fim, adicionar as sementes de abóbora, a aveia e o amendoim ao iogurte e misturar bem os ingredientes. Comer antes ou até 1 hora após as atividades físicas.

Informação nutricional

A tabela a seguir traz a informação nutricional aproximada de uma taça do suplemento de iogurte com sementes:

Componentes

Porção do suplemento

Energia

406 calorias

Proteínas

20,67 g

Gorduras

17,02 g

Carboidratos

46,7 g

Fibras

5,05 g

Além de consumir os suplementos caseiros, para ganhar massa muscular é importante ter boas noites de sono, beber o mínimo de 2 litros de água por dia e manter uma dieta equilibrada em proteínas, frutas, vegetais e cereais integrais. Conheça todas as dicas para ganhar massa muscular de forma saudável.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS – UNICAMP . Tabela Brasileira de Composição de Alimentos. 2011. Disponível em: <http://www.nepa.unicamp.br/taco/contar/taco_4_edicao_ampliada_e_revisada.pdf?arquivo=taco_4_versao_ampliada_e_revisada.pdf>. Acesso em 30 Ago 2021
  • PLATAFORMA PORTUGUESA DE INFORMAÇÃO ALIMENTAR. Composição de Alimentos. Disponível em: <http://portfir.insa.pt/foodcomp/search>. Acesso em 30 Ago 2021
  • RODRIGUES, E, Jéssica Filipa. Estratégias Nutricionais para Hipertrofia Muscular. tese de conclusão de graduação, 2017. Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto.
Mais sobre este assunto: