A tabela chinesa é um método baseado na astrologia chinesa que é capaz de adivinhar o sexo do bebê através do mês da concepção e da idade lunar da mãe.
Embora existam vários relatos populares de que realmente funciona, a tabela chinesa não está comprovada cientificamente e, por isso, não é aceite pela comunidade científica.
O aconselhado é que a grávida marque consulta com o obstetra e faça exames apoiados pela comunidade médica, como o ultrassom, após as 16 semanas, ou o exame de sexagem fetal, depois da 8º semana de gravidez. Veja as formas comprovadas de saber o sexo o bebê.
Tabela chinesa online
Para saber qual o sexo do bebê de acordo com a tabela chinesa, insira os seus dados:
Lembre-se: a tabela chinesa é um método não comprovado, baseado em astrologia chinesa. Ao usar a calculadora, você aceita que é apenas uma forma de entretenimento, sem bases científicas.
Qual a teoria da tabela chinesa
A tabela chinesa é fundamentada num gráfico que foi descoberto há mais de 700 anos num túmulo perto de Pequim, no qual estava descrito todo o método que agora é conhecido como "tabela chinesa". A tabela não parece estar fundamentada em nenhuma fonte credível ou estudo.
Para usar a tabela chinesa deve-se:
- Descobrir a "idade lunar" da mulher: o que pode ser feito adicionando "+1" à idade com que engravidou, desde que não tenha nascido em janeiro ou fevereiro;
- Entender em que mês ocorreu a concepção do bebê;
- Cruzar os dados anteriores na tabela chinesa.
Ao fazer o cruzamento dos dados, a grávida obtém um quadrado com uma cor, que corresponde ao sexo do bebê, como demonstrado na imagem.
Porque a tabela não é confiável
Embora existam vários relatos populares da eficácia da tabela, assim como relatórios que indicam uma taxa de eficiência entre 50 e 93%, esses relatórios não parecem estar baseados em qualquer investigação científica e, por isso, não podem ser utilizados como garantia da sua eficácia.
Além disso, segundo um estudo feito na Suécia entre 1973 e 2006, onde foi aplicada a tabela chinesa a mais de 2 milhões de nascimentos, o resultado foi pouco motivador, apontando uma taxa de sucesso de aproximadamente 50%, que pode ser comparada com o método de se jogar uma moeda ao ar e descobrir o sexo da criança pela probabilidade de sair cara ou coroa.
Outro estudo, não relacionado diretamente com a tabela chinesa, mas que também explorou a questão de o momento da relação sexual poder influenciar o sexo do bebê, também não encontrou qualquer relação entre essas duas variáveis, contradizendo assim um dos dados requeridos pela tabela chinesa.
Métodos confiáveis para saber o sexo do bebê
Os únicos testes/métodos comprovados para descobrir o sexo do bebê são:
- Ultrassom obstétrico, após as 16 semanas de gravidez;
- Exame de sexagem fetal, depois das 8 semanas.
Estes exames podem ser pedidos pelo obstetra e, por isso, é recomendado consultar essa especialidade médica sempre que se pretende saber o sexo do bebê.