O taping pós-parto é uma técnica que ajuda a tratar a diástase abdominal, promove a cicatrização e reduz os inchaços após o parto. Isso acontece porque o tape sustenta a musculatura abdominal, promove a circulação e diminui a tensão muscular local.
O tape pós-parto é usado aplicando-se a kinesio tape, uma fita adesiva resistente à água e que geralmente é usada para aliviar dores musculares, estabilizar as articulações e preservar os músculos, tendões ou ligamentos.
Leia também: Kinesio tape: o que é, para que serve (e como aplicar) tuasaude.com/kinesio-tapePara se obter os benefícios do taping pós-parto, essa técnica deve ser aplicada por um médico, enfermeiro ou fisioterapeuta e associada a outros tratamentos, como fisioterapia, alongamentos e exercícios, por exemplo.
Benefícios do taping pós-parto
Os benefícios do taping pós-parto são:
1. Tratar a diástase abdominal
O taping no pós-parto pode ser indicado para ajudar no tratamento da diástase abdominal, uma condição que é causada por uma fraqueza do músculo abdominal, provocando uma elevação ou flacidez na barriga.
Isso porque a kinesio tape sustenta a musculatura abdominal, do assoalho pélvico e da região lombar, e protege a linha alba, prevenindo distensões e melhorando os efeitos da fisioterapia.
Leia também: Diástase abdominal: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/diastase-abdominal2. Ajudar na cicatrização
A aplicação do tape no pós-parto cesária ajuda na cicatrização, porque promove a circulação sanguínea e linfática no local, favorecendo a formação de novos tecidos locais.
Leia também: Cicatriz de cesárea: o que fazer para diminuir tuasaude.com/cicatriz-de-cesarea3. Aliviar a dor lombar
O taping no pós-parto alivia as dores lombares, já que ajuda a reduzir a tensão muscular local e aumentar a estabilidade, diminuindo a sensação de dor local.
Além disso, o tape no pós-parto também diminui a pressão nos receptores de dor na pele, reduzindo, assim, as dores na região lombar.
4. Reduzir os inchaços
Por atuar aumentando a circulação linfática na região da aplicação, o uso do taping no pós-parto melhora a drenagem de líquidos local, ajudando a reduzir os inchaços.
Leia também: 10 principais benefícios da drenagem linfática tuasaude.com/beneficios-da-drenagem-linfaticaComo é a aplicação de taping pós-parto
A aplicação do taping no pós-parto pode ser feita conforme o passo a passo a seguir:
- Lavar e secar bem a região;
- Passar um algodão ou gaze com álcool no local da aplicação;
- Raspar os pelos no local, caso necessário;
- Aplicar as fitas em forma de "X”, “V”, “I”, "H", de garfo ou fenda;
- Trocar o tape em intervalos de 1 a 3 dias.
O taping pós-parto deve ser aplicado pelo enfermeiro, médico ou fisioterapeuta, já que a tensão e direção do tape varia conforme os objetivos a serem tratados.
O tratamento com o taping no pós-parto pode ser feito por um período médio de 4 semanas a 3 meses.
Quem não pode usar
O taping pós-parto não é indicado em casos de infecção aguda, feridas abertas, trombose venosa profunda, câncer de pele, alergia à cola acrílica, diabetes e erisipela.
Além disso, o tape também não deve ser usado sobre tatuagens feitas recentemente.