Tapioca engorda? benefícios e como fazer (com receitas)

A tapioca é um amido que melhora a disposição física e mental, além de preservar os músculos. Isso porque a tapioca tem boas quantidades de carboidratos, um nutriente que fornece energia para o cérebro e músculos.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Nutricionista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Obtida a partir da mandioca, quando consumida com moderação e junto com proteínas magras, como queijo branco e ovo, e sementes, como chia ou linhaça, a tapioca também pode ajudar no emagrecimento, por ajudar a prolongar a sensação de saciedade, controlando a fome ao longo do dia.

Leia também: Mandioca: 10 principais benefícios e como consumir (com receitas) tuasaude.com/mandioca

Existem diferentes tipos de tapioca, como goma, farinha, grãos e sagu, que são encontrados em feiras, supermercados e lojas de produtos naturais, podendo ser usados em preparações como bolo, biscoito, crepioca, pão, cuscuz, pizza, pudim e pão de queijo.

Imagem ilustrativa número 1

A tapioca engorda?

Por ser rica em carboidratos, o consumo exagerado de tapioca aumenta as calorias da dieta, podendo engordar. Além disso, recheios muito calóricos, como manteiga, queijo amarelo, geleia e manteiga de amendoim, também podem aumentar as calorias da tapioca, promovendo o ganho de peso.

No entanto, a tapioca contém amido resistente, um tipo de carboidrato que aumenta o tempo de digestão, ajudando a prolongar a saciedade. Por isso, quando consumida em pequenas quantidades e junto com proteínas magras e/ou sementes, a tapioca promove a saciedade, ajudando na perda de peso.

Benefícios da tapioca para a saúde

Os principais benefícios do consumo da tapioca para a saúde são:

1. Melhora a disposição

A tapioca melhora a disposição física e mental, porque fornece ótimas quantidades de energia, na forma de carboidratos, para os músculos e cérebro. Confira outros alimentos que melhoram a disposição.

Por isso, a tapioca pode ser usada como pré e pós-treinos, e por pessoas que gastam muita energia durante o dia, como trabalhadores de construção civil ou carteiros, por exemplo.

2. Pode ajudar a emagrecer

Por conter amido resistente, um tipo de carboidrato que aumenta o tempo de digestão, diminuindo a fome ao longo do dia, o consumo moderado de tapioca pode ajudar a emagrecer

No entanto, para ajudar a emagrecer, a tapioca deve ser incluída em uma dieta saudável, associada à prática regular de atividades físicas. Veja como fazer uma dieta saudável para emagrecer.

3. Preservar os músculos

A tapioca é um alimento com boas quantidades de carboidratos, um nutriente importante para preservar os músculos. Isso porque na falta de glicose no organismo, o músculo é decomposto em aminoácidos, que são convertidos em glicose, provocando a perda de massa muscular.

4. É de fácil a digestão

A tapioca é um alimento de fácil digestão, podendo ser incluída em dietas leves e com poucos resíduos para pessoas com problemas digestivos, como refluxo, gastrite ou úlcera gástrica, por exemplo, desde que preparada de forma saudável, sem gorduras e/ou açúcares.

Além disso, por ser de fácil e simples digestão, a tapioca também pode ser incluída na alimentação complementar de bebês.

5. Adequada para celíacos

A tapioca é uma alternativa adequada para celíacos, orque não contém glúten, podendo substituir o trigo, a cevada, o centeio e o malte na dieta, por exemplo, em preparações como pizzas, pães, bolos e sobremesas.

Leia também: Dieta para doença celíaca: o que comer e o que evitar tuasaude.com/dieta-para-doenca-celiaca

Diabético pode comer tapioca?

A tapioca pode ser consumida por diabéticos. No entanto, por ter um alto índice glicêmico, a tapioca deve ser consumida com moderação e sempre junto com sementes, como chia, gergelim ou linhaça, e proteínas magras, como ovo, frango e queijo branco. Isso porque esses alimentos controlam a velocidade de absorção dos carboidratos, evitando o aumento rápido dos níveis de glicose no sangue.

Além disso, pessoas com diabetes também devem evitar recheios com muito açúcar ou gordura, como geleias, queijos amarelos, linguiça, carne seca e chocolate. Veja mais sobre o consumo da tapioca por pessoas com diabetes.

Quem tem refluxo ou gastrite pode comer tapioca?

Pessoas com refluxo ou gastrite podem comer tapioca. No entanto, quem sofre com má digestão, deve evitar recheios com muito açúcar e gordura, preferindo as versões com frutas, vegetais e/ou proteínas magras, como tomate, frango, ovos e queijos brancos, por exemplo.

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir contém a informação nutricional de 30 g, o equivalente a 2 colheres de sopa, de farinha de tapioca com e sem manteiga:

Componentes

2 colheres de sopa de farinha de tapioca sem manteiga

2 colheres de sopa de farinha de tapioca com manteiga

Energia

86,5 calorias

141 calorias

Proteínas

0,1 g

0 g

Carboidratos

21,6 g

25,4 g

Gorduras

0 g

4,36 g

Fibras

0 g

0 g

Cálcio

6,8 mg

12 mg

Potássio

9,3 mg

7,7 mg

Para se obter os benefícios com o consumo da tapioca, é recomendado manter uma dieta equilibrada e variada e a prática regular de exercícios físicos.

Como fazer

Por ter um sabor leve e neutro, a tapioca é um alimento muito versátil, podendo ser usada na forma de goma, farinha, grãos ou sagu, em preparações como pães, bolos, pizza, crepioca, biscoito, mingau, pudim e pão de queijo.

Além disso, por não conter glúten, a tapioca é um alimento que também pode ser usado na dieta de pessoas com alergia ou intolerância ao glúten.

A quantidade geralmente recomendada de tapioca é de 30 a 50 g por dia. No entanto, a quantidade indicada varia conforme as necessidades nutricionais individuais. Por isso, é aconselhado consultar o nutricionista para fazer uma avaliação completa e indicar a quantidade de tapioca conforme as necessidades individuais.

Para saber como incluir a tapioca na sua dieta, marque uma consulta com o nutricionista mais próximo da sua região:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Receitas saudáveis com tapioca

Algumas receitas naturais e saudáveis com tapioca são:

1. Tapioca com queijo e morango

Ingredientes:

  • 2 colheres de farinha de tapioca;
  • 2 fatias médias de queijo branco;
  • 2 colheres de sopa de morango picado;
  • 2 nozes em picadas.

Modo de Preparo:

Colocar tapioca numa frigideira e levar ao fogo médio por 3 minutos. Adicionar as fatias de queijo e adicionar a os morangos e as nozes. Fechar a tapioca com uma espátula, deixar mais 1 minuto no fogo. Transferir para um prato e servir.

2. Pão de tapioca

Ingredientes:

  • 500g de tapioca granulada;
  • 1 litro de leite ou bebida vegetal;
  • 1 colher (de sopa) de sal;
  • 4 ovos;
  • 3 colheres (de sopa) de manteiga sem sal;
  • 50g de queijo parmesão ralado.

Modo de preparo:

Preaquecer o forno a 180 ºC. Em uma tigela, adicionar a tapioca, o sal e o leite, misturando bem. Cobrir essa mistura com um pano de prato, deixando descansar por 2 horas. Adicionar os ovos e o queijo parmesão à massa, sovando com as mãos até ficar em um ponto que dê para modelar.

Dividir a massa em 12 bolinhas ou no formato que desejar. Forrar um tabuleiro com papel alumínio e colocar os pães. Levar ao forno para assar por cerca de 30 a 40 minutos, ou até que os pães fiquem dourados. Deixar a amornar e servir.

3. Pizza de tapioca

Ingredientes:

  • 2 ovos;
  • 2 colheres (de sopa) de farinha de tapioca;
  • 2 fatias de queijo muçarela;
  • 3 rodelas de tomate;
  • 1 fio de azeite;
  • Sal, orégano e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de preparo:

Em uma bacia, juntar os ovos, a tapioca e o sal, misturando bem com um garfo. Aquecer bem uma frigideira no fogão e colocar a mistura.

Tampar e deixar em fogo baixo até cozinhar e, depois, virar do outro lado para dourar. Colocar o recheio de queijo, tomate, orégano, pimenta e azeite, e, assim que o queijo derreter, transferir a pizza para um prato e servir.

Vídeos relacionados

6 receitas de CAFÉ DA MANHÃ saudáveis para emagrecer

29:23 | 1.281.616 visualizações

3 receitas incríveis para NÃO COMER PÃO

07:20 | 614.694 visualizações