Teste de personalidade: saiba seu estilo de personalidade

Este teste de personalidade é uma ferramenta simples para descobrir o seu estilo de personalidade. Foi baseado no questionário Myers-Briggs Type Indicator (MBTI), que analisa até 16 tipos de personalidades diferentes.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Psicólogo perto de você! Parceria com Buscar Médico

Descobrir o seu estilo de personalidade pode ajudar a lidar melhor com suas dificuldades pessoais e tornar a comunicação mais eficiente, além de ajudar a identificar habilidades que podem ser desenvolvidas e/ou tomar decisões de forma mais consciente.

Para descobrir o seu tipo de personalidade, faça nosso teste, selecionando em cada pergunta a opção de resposta que melhor o descreve em cada situação:

Este teste é apenas uma ferramenta de orientação e, portanto, não substitui a consulta com um psicólogo especializado para uma avaliação mais detalhada da personalidade.

O que o teste de personalidade avalia

Este teste de personalidade foi baseado em uma versão com 50 perguntas do teste Myers-Briggs Type Indicator, também conhecido como MBTI, que avalia o tipo de personalidade levando em consideração as preferências de cada pessoa ao responder às perguntas.

No entanto, para uma avaliação mais completa da sua personalidade, é recomendado consultar um psicólogo especializado neste tipo de avaliação.

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Psicólogos e receba o cuidado personalizado que você merece.

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Quem pode fazer o teste

Embora o teste de personalidade possa ser feito por qualquer pessoa que consiga ler e compreender as perguntas e as respostas, normalmente, é mais indicado para pessoas com mais de 13 anos de idade.  

Para que serve

O teste de personalidade pode ajudar a:

  • Descobrir habilidades: ao identificar pontos fortes e áreas em que a pessoa naturalmente tende a se destacar;
  • Escolher uma profissão: pode ajudar a identificar o tipo de trabalho que a pessoa talvez se sentisse mais feliz e/ou teria mais sucesso de acordo com suas características;
  • Tomar decisões mais conscientes: porque pode ajudar a pessoa a compreender como suas próprias decisões normalmente são tomadas; 
  • Superar as próprias dificuldades: ao compreender sua personalidade, a pessoa pode desenvolver estratégias mais eficazes para superar suas dificuldades;
  • Comunicar-se melhor: pode auxiliar a pessoa se relacionar melhor ao perceber como é sua comunicação e comportamento naturais.

Portanto, ao fazer o teste de personalidade, a pessoa pode identificar áreas do seu interesse que gostaria de desenvolver e planejar melhor seu futuro profissional e pessoal.

Como o teste funciona

O teste de personalidade tem 50 perguntas com 2 a 3 opções de resposta. Para cada pergunta, a pessoa deve escolher a opção de resposta com que mais se identifica e, portanto, não existem respostas certas ou erradas.

Cada pergunta pertence a uma de 4 categorias (energia, percepção, julgamento e orientação) e cada categoria apresenta 2 possibilidades opostas de características que podem predominar na personalidade da pessoa.

Assim, na categoria energia, a personalidade é classificada em extroversão ou introversão; na categoria percepção, em sensorial ou intuição; na categoria julgamento, em pensamento ou sentimento; e na categoria orientação, em julgamento ou percepção.

Cada resposta tem um valor de 0 a 2 e o somatório em cada pergunta de uma mesma categoria ajuda a identificar uma característica predominante da personalidade. O resultado final é uma combinação de 4 características, sendo possíveis 16 tipos de personalidades diferentes.

O que pode influenciar o resultado

Os principais fatores que podem influenciar no resultado são:

  • Não estar se sentido bem no momento de fazer o teste;
  • Estar passando por um período de dificuldade;
  • Não responder as perguntas de acordo com as suas preferências verdadeiras;
  • Dificuldade para se concentrar no teste, devido a preocupações ou estresse, por exemplo.

Devido a estes fatores, o teste pode não conseguir avaliar a personalidade com precisão e, algumas vezes, pode dar uma resposta com que a pessoa não concorde. Por isso, é importante fazer o teste em um dia tranquilo e que esteja se sentindo bem.