Teste de TDAH online (hiperatividade infantil)

Este teste ajuda pais e cuidadores a identificarem se a criança apresenta sinais que possam indicar transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), sendo uma boa ferramenta para orientar se é necessário consultar o pediatra.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Pediatra perto de você! Parceria com Buscar Médico

O TDAH é um tipo de distúrbio de neurodesenvolvimento onde a criança apresenta um padrão de sinais característicos que interferem com seu desenvolvimento e que podem afetar, de forma negativa, suas atividades sociais. Crianças com TDAH são geralmente muito agitadas, têm dificuldade para seguir instruções e/ou não conseguem realizar tarefas até o fim.

Uma vez que os sintomas de TDAH podem ser difíceis de distinguir de uma fase mais difícil do desenvolvimento, separamos algumas perguntas que podem ajudar a identificar se realmente existe risco de TDAH. Para responder às questões deve usar como referência os últimos 6 meses:

Qual a validade do teste?

Este teste de TDAH foi desenvolvido com base nos critérios de diagnóstico definidos pelo DSM-5. O DSM-5 é um manual criado pela Associação Americana de Psiquiatria que serve como padrão para o diagnóstico de diversos transtornos mentais e que é amplamente utilizado por profissionais da área da psiquiatria e psicologia.

Ainda assim, o resultado do teste não deve ser considerado um diagnóstico definitivo, servindo apenas para indicar se a criança apresenta, ou não, sinais de alarme que possam ser indicativos de TDAH. O diagnóstico só pode ser feito por um médico psiquiatra ou neuropediatra, que além dos sinais apresentados irá também analisar o comportamento da criança e seu histórico.

Como entender o resultado

Este teste de TDAH pode apresentar 4 resultados diferentes, de acordo com os sinais apresentados pela criança:

  • Baixo risco de TDAH: indica que a criança não demonstra sinais de TDAH suficientes para suspeitar do transtorno;
  • Sinais de hiperatividade: significa que dentro dos sinais de TDAH a criança apresenta maior dominância de sinais de hiperatividade;
  • Sinais de déficit de atenção: indica que dentro dos sinais de TDAH a criança demonstra mais sinais de déficit de atenção;
  • Sinais de hiperatividade e déficit de atenção: significa que dentro dos sinais de TDAH a criança parece possuir tanto sinais de hiperatividade como de déficit de atenção.

Qual médico consultar?

Independente do resultado do teste, se o comportamento da criança estiver causando dúvidas nos pais ou cuidadores é recomendado consultar o pediatra, um psicólogo ou psiquiatra.

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

O que fazer se o teste indicar risco de TDAH

Quando o teste indica risco de a criança ter TDAH é aconselhado consultar um pediatra para avaliar o comportamento da criança. Se o médico identificar sinais de preocupação, poderá encaminhar para um psiquiatra ou neuropediatra, de forma a confirmar ou descartar o diagnóstico.

Para confirmar o diagnóstico, o médico não precisa realizar qualquer tipo de exame invasivo, sendo apenas necessário observar o comportamento da criança na escola, em casa e outros ambientes do seu dia-a-dia. Saiba mais sobre os sintomas e diagnóstico do TDAH.

Como é feito o tratamento do TDAH

O tratamento para TDAH deve ser sempre orientado por um psiquiatra ou neuropediatra e normalmente é feito com o uso de medicamentos, terapia comportamental ou uma combinação das duas técnicas. No caso dos medicamentos, e dependendo dos sinais apresentados, podem ser utilizados psicoestimulantes, antidepressivos ou antipsicóticos, de forma a melhorar a interação social da criança e o desempenho na escola.

Já no caso da psicoterapia, geralmente é indicada a Terapia Cognitivo Comportamental, que é feita por um psicólogo e que tem como objetivo ajudar a criança a alterar seu comportamento e melhorar seus hábitos de interação social.

No tratamento do TDAH é muito importante envolver também os pais, familiares e todos os cuidadores próximos da criança, já que serão a rede de apoio mais próxima no dia a dia. Veja mais detalhes sobre como é feito o tratamento para TDAH.