Tetraciclina é um antibiótico indicado no tratamento de infecções sexualmente transmissíveis, infecções urinárias e gastrointestinais, por exemplo, causados por bactérias, como Chlamydia sp., Mycoplasma spp., Treponema sp., Vibrio sp. ou Clostridium sp.
Além disso, a tetraciclina pode também ter atividade contra alguns parasitas, como é o caso do Plasmodium sp., além de ter atividade contra as bactérias normalmente associadas com a acne e, por isso, o médico pode indicar o uso de tetraciclina no tratamento da acne.
Esse medicamento, também chamado de cloridrato de tetraciclina, deve ser usado de acordo com a orientação do médico e está disponível nas farmácias na forma de cápsulas ou pomada, sendo vendido apenas após apresentação de requisição médica.
Para que serve
A tetraciclina é indicada em caso de:
- Acne ou actinomicoses;
- Infecção geniturinária;
- Gengivoestomatite;
- Infecções sexualmente transmissíveis;
- Otite média, faringite ou sinusite bacteriana;
- Pneumonia bacteriana;
- Tifo;
- Infecção gastrointestinal ou enterocolites;
- Infecções oftálmicas.
A tetraciclina é um antimicrobiano que possui ação bacteriostática, ou seja, inibe o desenvolvimento de bactérias, já que atuam inibindo a síntese de proteínas desses agentes infecciosos.
A tetraciclina é um medicamento de amplo espectro, ou seja, é capaz de atuar em bactérias que estejam causando dano e em outras que garantem a saúde da pessoa. Assim, é comum que o uso desse medicamento não seja a primeira linha de tratamento recomendada pelo médico.
Como usar
A forma de uso da tetraciclina varia de acordo com sua apresentação, que inclui:
1. Tetraciclina cápsulas duras
A tetraciclina na forma de cápsulas duras de 500 mg, deve ser tomada por via oral, com um copo de água.
De forma geral, é recomendado que seja tomado 1 cápsula de 500 mg de tetraciclina a cada 6 ou 12 horas, de acordo com a indicação do médico. É fundamental que o o tratamento não seja interrompido, pois assim é possível garantir a eliminação da bactéria.
A tetraciclina não deve ser tomada junto com leite ou produtos lácteos, pois podem diminuir a eficácia do tratamento, sendo recomendado esperar pelo menos 1 a 2 horas antes ou depois do uso da tetraciclina para consumir produtos lácteos.
2. Tetraciclina para acne
No caso do tratamento da acne, o dermatologista pode recomendar tomar 500 mg a 2 g de tetraciclina por dia, por via oral, em doses divididas.
3. Tetraciclina creme vaginal
A tetraciclina creme vaginal, geralmente, está associada à anfotericina B para o tratamento de vulvovaginites e colpites causadas por bactérias, fungos ou Trichomonas.
O creme vaginal deve ser aplicado profundamente no canal vaginal, utilizando os aplicadores descartáveis fornecidos na embalagem, 1 vez por dia, de preferência à noite, durante 7 a 10 dias, conforme orientação do ginecologista.
O uso da tetraciclina creme vaginal não deve ser feito durante a menstruação, mas caso a menstruação desça, não se deve interromper o tratamento. É aconselhado também utilizar um protetor diário na calcinha após a aplicação do creme, pois pode manchar o tecido.
4. Tetraciclina pomada oftálmica
A pomada oftálmica de 5 mg/g de tetraciclina é indicada para infecções nos olhos e deve ser aplicada no saco conjuntival do olho afetado, a cada 4 a 6 horas, conforme orientação do oftalmologista.
Possíveis efeitos colaterais
Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com tetraciclina são efeitos gastrointestinais como náuseas, vômitos, diarreias, candidíase oral, vulvovaginite, coceira anal, escurecimento ou descoloração da língua ou colite pseudomembranosa.
Além disso, também pode ocorrer fotossensibilidade da pele, pigmentação da pele e mucosa e descoloração e hipoplasia do esmalte de dentes em formação.
Quem não deve usar
A tetraciclina não deve ser usada durante a gravidez ou amamentação ou por pessoas com alergia às tetraciclinas ou aos componentes da fórmula.