Tília é uma planta medicinal, das espécies Tília cordata, Tília platyphyllos e Tília x vulgaris, usada popularmente para ajudar no tratamento diversos problemas de saúde, como ansiedade, dor de cabeça, diarreia ou má digestão.
Embora a tília seja originária da Europa, essa planta, também conhecida como teja, tejo, texa ou tilha, já pode ser encontrada por todo o mundo, na forma de flores e folhas secas ou sachês que podem ser usadas para o preparo de chás, ou ainda na forma de tintura.
A tília pode ser encontrada em lojas de produtos naturais, supermercados e farmácias, e deve ser usada com orientação do médico ou de um profissional especializado em plantas medicinais.
Para que serve
Os principais benefícios comprovados da tília para a saúde são:
1. Reduzir a ansiedade
A tília contém canferol e quercetina, que são compostos bioativos com ação calmante que atuam promovendo o relaxamento do sistema nervoso central, reduzindo a ansiedade e o estresse.
2. Aliviar a febre
Um dos efeitos mais populares da tília é sua capacidade para aumentar a transpiração, ajudando a aliviar a febre em casos de gripes e resfriados.
Esse efeito da tília, conhecido como efeito diaforético, acontece devido à presença de substâncias como a quercetina, o canferol e o ácido cumarínico, que estimulam a produção de suor.
3. Regular a pressão arterial
A tília ajuda a regular a pressão arterial por conter tilirosideo, ácido clorogênico e rutosídeo, compostos bioativos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que melhoram a saúde das artérias, facilitando a circulação sanguínea.
Além disso, essa planta também possui efeito diurético, ajudando a eliminar o excesso de líquidos através da urina e regulando, assim, a pressão arterial.
4. Diminuir a retenção de líquidos
Por possuir efeito diurético, a tília aumenta a produção de urina, diminuindo a retenção de líquidos.
Quando isso acontece, o excesso de líquidos é eliminado do organismo, tratando e prevenindo a retenção de líquidos.
5. Combater a dor de estômago
A tília contém ácido cafeico, canferol, quercetina e taninos, compostos bioativos com propriedades relaxantes, antioxidantes e anti-inflamatórias que ajudam diminuir as inflamações e a dor de estômago.
6. Reduzir a glicose no sangue
Por conter tilirosideo, um composto bioativo com ação antidiabética, a tília ajuda a regular os níveis de glicose no sangue, podendo ser usada para complementar o tratamento da diabetes. Veja como é feito o tratamento da diabetes.
Esse efeito antidiabético da tília tem sido relacionado com a inibição a alfa-glicosidase, uma enzima que é encontrada no intestino e que ajuda na absorção do açúcar dos alimentos para o sangue.
Além disso, a tília também parece inibir outra enzima, a alfa-amilase, que é encontrada no trato intestinal e que também é responsável por digerir e promover a absorção dos carboidratos.
7. Prevenir a obesidade
A tília parece inibir a ação da lipase pancreática, uma enzima que é responsável pela absorção de gorduras.
Assim, o consumo de tília pode ajudar a diminuir a absorção das gorduras dos alimentos, promovendo o controle do peso e prevenindo a obesidade.
8. Combater infecções por fungos
Embora seja uma propriedade menos conhecida dessa planta, a tília possui ação antifúngica, podendo, por isso, ser usada como complemento para o tratamento de algumas infecções por fungos.
9. Fortalecer o sistema imunológico
Por conter ácido clorogênico e ácido cafeico, compostos bioativos com ação antioxidante e anti-inflamatória, a tília fortalece as células do sistema imunológico, ajudando a combater vírus, bactérias e fungos, e evitando situações, como sinusite e alergias.
Como usar
As flores e folhas secas de tília podem ser usadas na forma de chás ou tinturas. Além disso, essa planta também pode ser usada na culinária para dar sabor a alguns pratos, como doces e sorvetes.
As principais formas de usar a tília são:
1. Chá de tília
O chá de tília pode ser preparado com suas flores ou folhas secas para reduzir a ansiedade, inflamação, diabetes ou retenção de líquidos, por exemplo.
Ingredientes:
- 1/2 colher de chá (1,5 g) de flores e folhas secas de tília;
- 200 mL de água.
Modo de preparo:
Em uma panela, ou chaleira, ferver a água. Após apagar o fogo, adicionar as flores e flores de tília, tampar a panela e deixar repousar por 5 minutos. Coar e beber de 2 a 3 xícaras por dia. A dose máxima é de 4 g de tília por dia.
2. Tintura de tília
A dose recomendada da tintura de tília para adultos é de 2 mL (aproximadamente 40 gotas), que deve ser dissolvido em um copo (100 mL) de água de tomado de 1 a 2 vezes por dia.
Possíveis efeitos colaterais
Algumas pessoas parecem apresentar maior sensibilidade para as flores de tília podendo desenvolver sintomas alérgicos como coceira na pele, espirros e coriza.
Em alguns casos, também podem surgir reações alérgicas graves, especialmente em pessoas alérgicas ao pólen, devendo-se procurar o pronto-socorro imediatamente se surgir falta de ar, inchaço na boca, língua ou face e urticária. Veja como identificar todos os sintomas da reação alérgica grave.
Quem não deve usar
A tília não deve ser usada por mulheres grávidas ou em amamentação, porque não existem estudos que comprovem a segurança do uso dessa planta nessas fases.
Para crianças com mais de 4 anos, a tília só deve ser usada com orientação do pediatra, e as doses para o preparo do chá são geralmente menores do que as recomendadas para adultos.
Além disso, existem suspeitas de que a tília pode ter efeito tóxico sobre o músculo cardíaco, e por isso, a tília não é recomendada para pessoas com problemas no coração.
A tília também não deve ser usada por pessoas alérgica a essa planta medicinal ou pólen.
A tintura de tília, por conter álcool, também não deve ser usada por pessoas em tratamento do alcoolismo ou que usam o remédio dissulfiram.