Emoções: o que são, principais tipos (e como identificar)

Emoções são uma resposta do corpo a estímulos externos, como alegria, medo ou tristeza, e envolvem experiências pessoais, comportamentais e fisiológicas, gerando um sentimento de prazer ou de descontentamento.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Psicólogo perto de você! Parceria com Buscar Médico

As emoções geralmente são espontâneas e se manifestam através de reações físicas como choro, sorriso, tremores e até quando se fica de rosto vermelho.

Quando essas emoções geram transtornos ou prejudicam as relações pessoais e de trabalho, existem maneiras de aprender a lidar melhor com elas, como a psicoterapia, por exemplo. Entenda como funciona a psicoterapia.  

Imagem ilustrativa número 1

Principais tipos de emoções

As principais emoções básicas são:

1. Alegria

A alegria é uma emoção que se caracteriza pelos sentimentos de felicidade, contentamento, satisfação, sensação de bem-estar e gratidão.

Uma pessoa alegre pode ser resultado de alguma situação como ganhar um presente, comprar uma casa, encontrar com amigos, receber uma promoção no trabalho ou estar com a família, por exemplo.

Uma pessoa alegre pode sentir-se animado, esperançoso, com energia, inspirado, divertido e consegue desenvolver melhor as atividades do dia a dia.

Esta emoção costuma se alterar ao longo da vida, ou seja, uma pessoa pode se sentir mais alegre em determinadas situações, entretanto, pode variar com a tristeza.

Como identificar: a alegria pode ser identificada através de expressões faciais, como o sorriso, ou corporais, como uma postura mais relaxada ou uma forma mais agradável de falar, por exemplo.

2. Tristeza

A tristeza é um tipo de emoção caracterizada pelo sentimento de decepção, falta de esperança ou de interesse, insatisfação, ou desânimo.

Essa emoção pode ocorrer, principalmente, devido a situações de perda de um familiar ou de um trabalho, ou o diagnóstico de uma doença crônica, por exemplo.

Geralmente, a tristeza tende a ser sentida por um período curto e transitório, podendo dar origem a outros tipos de emoções como culpa, vergonha, isolamento ou sensação de vazio.

No entanto, quando a tristeza é profunda, não tem motivos para existir e é contínua, pode ser sinal de depressão. 

Leia também: Depressão ou tristeza: como diferenciar (com teste online) tuasaude.com/como-saber-se-e-tristeza-ou-depressao

Como identificar: a tristeza pode ser identificada através de sinais como choro, vontade excessiva de dormir ou perda de entusiasmo para trabalhar e sair de casa, por exemplo.

3. Medo

O medo é uma reação natural do corpo que surge quando existe alguma situação de ameaça ou perigo, e que desencadeia uma resposta de sobrevivência do organismo para lutar ou fugir da situação.

Por isso, esse tipo de emoção se caracteriza pelo aumento dos batimentos cardíacos, respiração rápida ou contração dos músculos.

No entanto, o medo pode ser desencadeado por situações que normalmente não causam essa emoção, como lugares fechados, animais ou objetos, podendo se transformar em fobia, que é o medo exagerado.

A ansiedade também pode causar medo, pois leva a pessoa a sentir antecipadamente que algum acontecimento ruim vai acontecer. Saiba identificar os sintomas de ansiedade

Como identificar: o medo pode ser percebido através de sinais, como espanto, arregalar os olhos, tremor, suor excessivo, tentativa de correr ou se esconder da ameaça, por exemplo.

4. Nojo

O nojo é uma emoção que pode ser comparada à repulsa ou sentimento de aversão e isto acontece frequentemente com determinados alimentos e cheiros.

As pessoas podem ter nojos por objetos diferentes de acordo com a cultura e suas próprias experiências.

Este tipo de emoção pode ser uma resposta do corpo a determinadas situações, como a gravidez ou pode ser resultado de tratamentos com quimioterapia, mas também pode ser causada por um cheiro, gosto ou visão desagradáveis, por exemplo.

Como identificar: o nojo pode ser percebido através de sinais como franzir o nariz, curvar os lábios, afastar-se do objeto ou de pessoas, náuseas ou vômitos, por exemplo.

5. Raiva

A raiva é uma emoção poderosa caracterizada pelo sentimento de agitação, hostilidade, frustração, irritação ou ressentimento.

Assim como o medo, a raiva pode ter um importante papel de sobrevivência, preparando o corpo para uma situação de luta ou de fuga, e ser causada por diferenças ou desentendimentos entre as pessoas, pelo sentimento de injustiça e frustração.

Além disso, a raiva pode também ser construtiva, pois pode motivar a encontrar soluções para problemas ou situações que geram incômodo ou desconforto.

No entanto, quando a raiva é excessiva é necessário descobrir a causa, pois isso pode prejudicar o relacionamento entre as pessoas e provocar situações conflituosas.

Como identificar: a raiva pode ser observada através de alguns sinais como testa franzida tendência a falar mais alto, encarar a outra pessoa, ter um comportamento agressivo, violento, bater ou chutar objetos, ou até mesmo brigar. 

Leia também: Crise de raiva: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/como-identificar-a-sindrome-de-hulk

6. Surpresa

A surpresa é uma emoção que surge em resposta a uma situação inesperada, podendo ser negativa ou positiva, como ao receber uma notícia boa ou desagradável, ou levar um susto, por exemplo.

Geralmente, a surpresa é uma emoção rápida e tem como função no corpo reorientar a atenção da pessoa e redirecionar o foco.

Desta forma, a surpresa se caracteriza por susto, espanto ou tensão muscular, e da mesma forma que o medo e a raiva, pode preparar o corpo para situações de ameaça.

Como identificar: a surpresa pode ser identificada com sinais como arregalar os olhos, levantar as sobrancelhas, abrir a boca, gritar ou ficar com a respiração ofegante. 

Outros tipos de emoção

Existem outras emoções, chamadas secundárias, que tem como base as emoções básicas universais e incluem: 

  • Otimismo ou confiança;
  • Desprezo ou orgulho;
  • Vergonha ou culpa;
  • Insegurança ou desespero;
  • Confusão ou espanto;
  • Compaixão.

Essas emoções secundárias podem variar de acordo com a cultura ou estímulos, além da interpretação pessoal das situações do dia a dia.

Diferença entre sentimentos e emoções

As emoções são uma resposta do corpo a estímulos ambientais, desencadeando reações físicas, como choro, riso, respiração ofegante, vômitos ou suor excessivo, que são passageiras.

Já os sentimentos são a forma como as emoções são interpretadas, gerados pelo próprio pensamento, sendo mais profunda e duradoura.

Consequências das emoções

As diferentes emoções são provocadas por situações externas e algumas reações que manifestam as emoções incluem:

  • Dor de barriga;
  • Chorar ou rir;
  • Tremer, principalmente as pernas;
  • Corar;
  • Perder a voz;
  • Sentir a respiração ou o coração acelerado.

Dependendo da emoção e do comportamento, é importante a pessoa aprender a lidar com a reação, especialmente quando esta é negativa. Saiba como controlar as emoções negativas