É recomendado tomar 1 comprimido de ácido fólico de 400 mcg antes e durante a gestação, de acordo com a orientação do médico, para prevenir alterações no desenvolvimento do tubo neural do bebê, principalmente, que se começa a se formar nos primeiros 15 a 18 dias após a concepção.
A ingestão adequada desse micronutriente, também conhecida como vitamina B9, previne defeitos do nascimento, como anencefalia e espinha bífida, além de também diminuir o risco de pré-eclâmpsia e parto prematuro. Confira os benefícios do ácido fólico para a saúde.
O ácido fólico pode ser tomado diariamente em forma de comprimidos, mas também através da ingestão de vegetais, frutas e cereais, como espinafres, brócolis, lentilhas ou cereais, por exemplo. Veja outros alimentos ricos em ácido fólico.
Doses recomendadas de ácido fólico
A quantidade recomendada de ácido fólico na gravidez é de 1 comprimido de 400 mcg por dia antes das refeições, juntamente com um copo de água. O ideal é que a suplementação tenha início pelo menos 3 meses antes de engravidar.
Em alguns casos, o médico pode recomendar o uso de suplemento de ácido fólico que também contenha cálcio, já que esse mineral também é importante na gravidez para diminuir o risco de pré-eclâmpsia e para favorecer o desenvolvimento ósseo e muscular do feto.
Até quando tomar o suplemento
A suplementação de ácido fólico deve ser mantida durante o primeiro trimestre da gravidez ou de acordo com as orientações do obstetra que acompanha a gestação.
O que acontece se tomar mais do que o recomendado
Quando as doses diárias recomendadas de ácido fólico são ultrapassadas podem surgir alguns sintomas como febre, perda de apetite, náuseas, coceira na pele, dor de estômago ou dificuldade para respirar, sendo importante que o médico seja consultado.
Não é necessário aumentar a dose de ácido fólico para prevenir defeitos no tubo neural, a não ser seja recomendado pelo médico devido a alguma consequência de saúde, como desnutrição, síndrome da má absorção, cólon irritável, anorexia ou diarreia prolongada, por exemplo, assim como em mulheres que tem risco de ter filho com alterações no tubo neural, podendo ser indicado nesse caso aumentar a dose para 4 a 5 mg de ácido fólico por dia.
Quanto tempo antes de engravidar se deve tomar ácido fólico?
É recomendado que a mulher inicie a suplementação de ácido fólico entre 1 a 3 meses antes de engravidar, de acordo com a orientação do ginecologista, para prevenir alterações relacionadas com a formação do cérebro e da medula espinhal do bebê, que começa nas primeiras 3 semanas de gravidez, que é normalmente o período que a mulher descobre que está grávida. Dessa forma, quando a mulher começa a planejar a gravidez é recomendado que inicie a suplementação.
O uso de suplementos é importante porque o a ingestão de alimentos com ácido fólico não é suficiente para obter o requerimento diário da gravidez.
O que acontece se não tomar o ácido fólico na gravidez
Se o suplemento de ácido fólico não for usado na gravidez, há maior risco de malformações na medula espinhal e cérebro do bebê, podendo resultar em espinha bífida ou anencefalia, assim como problemas na gestação, como pré-eclâmpsia e parto prematuro.