A tosse seca pode ser causada por infecções virais, como gripes ou resfriados, inalação de fumaça, devido à poluição do ar ou tabagismo, ou alergias respiratórias, mas também pode indicar asma ou refluxo gastroesofágico.
Dependendo da causa da tosse seca, além de tosse podem surgir outros sintomas como nariz escorrendo, rouquidão, desconforto na garganta, chiado no peito, azia ou queimação no pescoço.
Em caso de suspeita de tosse seca, é recomendado consultar um clínico geral especialmente se surgirem outros sintomas. O tratamento deve ser específico para sua causa, podendo ser indicados medicamentos próprios para aliviar a tosse seca.
O que pode ser a sua tosse seca
Para descobrir o que pode estar causando a sua tosse seca, por favor responda as questões a seguir:
Esta ferramenta é apenas uma orientação para tentar identificar a possível causa da sua tosse seca. Por isso, não deve substituir a consulta com o médico, que é o profissional responsável por confirmar o diagnóstico e indicar o tratamento adequado.
6 principais causas
As principais causas de tosse seca são:
1. Infecções virais
Infecções virais, como COVID-19, gripes ou resfriados, podem causar tosse seca persistente, especialmente durante o período de recuperação, devido a inflamação das vias aéreas e secreções nasais ainda presentes, que podem estimular o reflexo da tosse. Saiba como diferenciar a COVID-19, gripe e resfriado.
2. Inalação de fumaça
A inalação de fumaça, devido ao hábito de fumar ou poluição do ar, por exemplo, também pode causar tosse seca devido à irritação das vias aéreas provocada pelo contato da fumaça com sua mucosa. Além da tosse, pode haver também rouquidão e desconforto na garganta.
3. Alergias
As alergias podem causar tosse seca devido a irritação das vias aéreas pelo contato com substâncias específicas e aumento da produção de secreções nasais, que podem chegar à garganta e estimular o reflexo da tosse.
Além da tosse seca, é comum também surgirem outros sintomas, como a sensação de secreções caindo na garganta, nariz escorrendo e pigarro frequente. Conheça os principais sintomas de alergia.
4. Asma
A asma pode causar episódios recorrentes de tosse seca que, normalmente, está associada a outros sintomas como chiado no peito, sensação de aperto no tórax ou falta de ar. Além disso, os sintomas tendem a ser provocados por alergias, frio ou exercícios físicos, por exemplo. Confira mais detalhes dos principais sintomas de asma.
5. Uso de medicamentos
Alguns medicamentos, especialmente anti-hipertensivos como o captopril ou enalapril, podem causar tosse seca em algumas pessoas, além da sensação de coceira ou desconforto na garganta.
6. Refluxo gastroesofágico
A tosse seca causada pelo refluxo gastroesofágico é provocada pelo conteúdo ácido do estômago que, ao subir pelo esôfago, pode chegar até as vias aéreas e estimular o reflexo da tosse. Além de tosse seca, também podem surgir sintomas como rouquidão, queimação na garganta e azia. Veja outros sintomas do refluxo.
O que fazer
É recomendado consultar um clínico geral especialmente caso a tosse seca seja intensa, persistente ou esteja associada a outros sintomas, como queimação na garganta, chiado no peito ou febre baixa, porque o tratamento da tosse seca depende da sua causa.
Assim, o tratamento pode envolver a troca do anti-hipertensivo, o uso de medicamentos, como antiácidos, antialérgicos ou corticoides inalatórios, e medidas como a lavagem nasal com soro fisiológico ou evitar fazer refeições perto da hora de dormir.
Além disso, em alguns casos, o médico pode indicar medicamentos, como dextrometorfano ou levodropropizina, que são específicos para tosse seca e podem ajudar a aliviar o sintoma. Conheça mais remédios para tosse seca.
Tratamento natural para tosse seca
O tratamento natural da tosse seca pode incluir remédios caseiros, como o chá de hortelã, alteia ou amor-perfeito, que possuem propriedades calmantes ou analgésicas, por exemplo, e podem ajudar a aliviar a tosse seca, complementando o tratamento indicado pelo médico. Confira os principais remédios caseiros para tosse seca.