Transpulmin: para que serve, como usar e efeitos colaterais

O Transpulmin é um remédio expectorante e mucolítico indicado para reduzir os sintomas de tosse com catarro, causado por gripes ou resfriados, pois que age deixando o catarro mais líquido e mais solto facilitando sua eliminação pelas vias respiratórias, e também pode ser usado para ajudar a aliviar a congestão nasal.

Esse remédio pode ser encontrado em farmácias ou drogarias na forma de xarope adulto ou infantil contendo guaifenesina na sua composição, ou na forma de bálsamo ou supositório, contendo cânfora, eucaliptol, mentol e guaiacol, e pode ser usado por adultos ou crianças com mais de 2 anos de idade.

Embora seja vendido sem receita médica, é importante utilizar o Transpulmin com orientação médica, especialmente para crianças.

Transpulmin: para que serve, como usar e efeitos colaterais

Para que serve

O Transpulmin xarope ou supositório são indicados para o alívio da tosse com catarro causada por gripes ou resfriados, devido sua ação expectorante e mucolítica, que ajuda a deixar o catarro mais líquido e mais solto facilitando sua eliminação.

Já o Transpulmin bálsamo é uma pomada destinada ao alívio temporário da congestão nasal e da tosse, associados a gripe e resfriado.

Como usar

A forma de usar o Transpulmin depende da apresentação e inclui:

1. Transpulmin xarope adulto 200 mg/15 mL

O Transpulmin xarope adulto contém 200 mg de guaifenesina para cada 15 mL do xarope, com sabor de menta, e deve ser tomado por via oral utilizando o copo dosador fornecido na embalagem para medir o volume certo do remédio.

As doses recomendadas do Transpulmin xarope adulto dependem da idade e incluem:

  • Adultos ou crianças com mais de 12 anos: a dose recomendada é de 15 mL do xarope adulto, a cada 4 horas, que corresponde a 200 mg de guaifenesina por dose;
  • Crianças de 6 a 12 anos: a dose recomendada é de 7,5 mL do xarope adulto (meio copo dosador), que corresponde a 100 mg de guaifenesina por dose, tomado a cada 4 horas;
  • Crianças de 2 a 6 anos: a dose recomendada é de 5 mL do xarope adulto, que corresponde a 66,7 mg de guaifenesina, tomado a cada 4 horas.

A dose máxima diária recomendada para adultos ou crianças com mais 12 anos é de 2400 mg por dia, para crianças de 6 a 12 anos é de 1200 mg por dia e para crianças de 2 a 6 anos é de 600 mg por dia.

O Transpulmin xarope adulto deve ser usado com orientação médica, de acordo com os sintomas, de forma individualizada.

2. Transpulmin xarope infantil 100 mg/ 15 mL

O Transpulmin xarope infantil contém 100 mg de guaifenesina para cada 15 mL do xarope, com sabor de mel, e deve ser tomado por via oral utilizando o copo dosador fornecido na embalagem para medir o volume certo do remédio.

As doses recomendadas do Transpulmin xarope infantil dependem da idade e incluem:

  • Crianças de 6 a 12 anos: a dose recomendada é de 15 mL do xarope infantil, que corresponde a 100 mg de guaifenesina por dose, tomada a cada 4 horas, conforme orientação do pediatra;
  • Crianças de 2 a 6 anos: a dose recomendada é de 7,5 mL do xarope infantil (meio copo medida), que corresponde a 50 mg de guaifenesina, tomada a cada 4 horas, conforme orientação do pediatra.

A dose máxima diária recomendada do Transpulmin xarope infantil para crianças de 6 a 12 anos é de 1200 mg por dia e para crianças de 2 a 6 anos é de 600 mg por dia.

O Transpulmin xarope infantil deve sempre ser usado com indicação do pediatra, que deve orientar a dose e o tempo de tratamento.

2. Transpulmin bálsamo

O Transpulmin bálsamo é uma pomada que pode ser usada por adultos ou crianças com mais de 2 anos de idade, aplicando cerca de 4 cm do bálsamo sobre a pele do peito e das costas, massageando, cerca 3 a 4 vezes por dia ou conforme a orientação do médico.

Não devem ser excedidas as 4 aplicações por dia e o bálsamo não deve ser aplicado diretamente nas narinas ou no rosto.

3. Transpulmin supositório

O Transpulmin supositório deve ser aplicado por via retal ou anal, em crianças com mais de 2 anos de idade, sendo que a dose recomendada é aplicar 1 supositório de 1 a 2 vezes por dia, conforme orientação do pediatra. A dose máxima é de 2 supositórios por dia e não deve ser excedida.

Antes de se utilizar o supositório, deve-se colocar a cartela na geladeira, por cerca de 5 minutos. Em seguida, deve-se introduzir o supositório via retal. Saiba como aplicar supositório infantil.

Possíveis efeitos colaterais

O Transpulmin xarope é bem tolerado, no entanto, embora seja raro, podem ocorrer efeitos colaterais como náusea, vômito, diarreia, dor de estômago, formação de pedra nas vias urinárias, dor de cabeça, sonolência ou vertigem. Além disso, o xarope de Transpulmin pode causar reações alérgicas com formação de bolhas na pele e urticária, e neste caso é importante interromper o tratamento e buscar ajuda médica imediatamente.

Já o Transpulmin bálsamo pode causar ardor no local de aplicação devido a irritação na pele, coceira, formação de bolhas ou inchaço na pele.

Quanto aos supositórios, embora seja raro, podem ocorrer diarreia, vômito, desconforto intestinal ou sonolência.

Quem não deve usar

O Transpulmin não deve ser usado por crianças com menos de 2 anos de idade ou por pessoas que tenham alergia a qualquer um dos componentes presentes na fórmula. Além disso, só pode ser usado por mulheres grávidas se recomendado pelo médico.

No caso do Transpulmin xarope, que tem guaifenesina na sua composição, não deve ser usado por pessoas com porfiria. Além disso, deve ser usado com cautela por diabéticos, porque contém açúcar na sua composição.

O Transpulmin supositório também não deve ser usado por pessoas com inflamações gastrointestinais ou dos ductos biliares, ou por pessoas com pedra na vesícula ou doenças do fígado.

Se após 7 dias de tratamento, a tosse ainda persistir ou vier acompanhada de febre, erupções cutâneas, dor de cabeça contínua ou dor de garganta, deve-se ir ao médico.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • ACHÉ LABORATÓRIOS FARMACÊUTICOS S.A. Transpulmin Supositório. Disponível em: <https://docs.google.com/gview?url=https://uploads.consultaremedios.com.br/drug_leaflet/Bula-Transpulmin-Supositorio-Paciente-Consulta-Remedios.pdf?1593457412&embedded=true>. Acesso em 11 Out 2021
  • ACHÉ LABORATÓRIOS FARMACÊUTICOS S.A. Transpulmin xarope adulto 200 mg/15mL. 2016. Disponível em: <https://www.ache.com.br/wp-content/uploads/application/pdf/TRANSPULMIN-XPE-FRX150ML.pdf>. Acesso em 11 Out 2021
  • ACHÉ LABORATÓRIOS FARMACÊUTICOS S.A. Transpulmin xarope infantil 100mg/15mL. 2016. Disponível em: <https://www.ache.com.br/wp-content/uploads/application/pdf/TRANSPULMIN-XPE-INFANTIL-FRX150ML.pdf>. Acesso em 11 Out 2021
  • ACHÉ LABORATÓRIOS FARMACÊUTICOS S.A. Transpulmin bálsamo. Disponível em: <https://docs.google.com/gview?url=https://uploads.consultaremedios.com.br/drug_leaflet/Bula-Transpulmin-Balsamo-Paciente-Consulta-Remedios.pdf?1588185993&embedded=true>. Acesso em 11 Out 2021
  • DRUGS.COM. Guaifenesin. 2021. Disponível em: <https://www.drugs.com/guaifenesin.html>. Acesso em 11 Out 2021
  • SMITH, S. M.; SCHROEDER, K.; FAHEY, T. Over-the-counter (OTC) medications for acute cough in children and adults in community settings. Cochrane Database Syst Rev. 11. CD001831, 2014
Mais sobre este assunto: