Transtorno dissociativo de identidade (TDI): o que é, sintomas e tratamento

O transtorno dissociativo de identidade (TDI), ou transtorno de personalidade múltipla, é caracterizado pela existência de 2 ou mais personalidades e sintomas como lapsos de memória, esquecimento de informações pessoais e falta de identificação com o próprio corpo. 

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Psiquiatra perto de você! Parceria com Buscar Médico

Este problema, na maioria das vezes, é causado por um trauma grande na vida da pessoa, especialmente na infância, e é considerado um tipo de transtorno dissociativo. Entenda melhor o que são os transtornos dissociativos.

Em caso de suspeita de TDI, é recomendado consultar um psiquiatra. Embora não tenha cura, o tratamento pode envolver psicoterapia e, algumas vezes, medicamentos para aliviar a ansiedade ou sintomas depressivos. 

Imagem ilustrativa número 1

Principais sintomas

Os principais sintomas do transtorno dissociativo de identidade (TDI) são:

  • Duas ou mais personalidades com características e comportamentos próprios;
  • Mudança repentina e frequente de atitude, opinião e/ou preferências pessoais;
  • Falta de identificação com o próprio corpo;
  • Não se lembrar de costumes, informações pessoais e eventos importantes que vivenciou;
  • Lapsos de memória, esquecendo-se de tarefas realizadas recentemente ou como chegou a um lugar específico, por exemplo;
  • Sensação de falta de controle sobre o próprio corpo;
  • Sentir como se fosse um observador de suas ações.

Uma pessoa com dupla personalidade, por exemplo, pode não se lembrar como realizar tarefas que aprendeu ou que são da sua rotina, como dirigir, ler ou usar um computador, e pode encontrar evidências de ações que não se recorda ter feito, como compras, lembretes e desenhos.  

Os sintomas do transtorno dissociativo de identidade são exemplos de sintomas de dissociação, que é a desconexão temporária com a realidade. Saiba o que é dissociação e os sintomas. 

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico do transtorno dissociativo de identidade é feito pelo psiquiatra baseado nas características dos sintomas, seu impacto na vida da pessoa e histórico de saúde.

Caso deseje marcar uma consulta, é possível encontrar o psiquiatra mais próximo de você utilizando a ferramenta abaixo:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Além disso, informações de familiares e relatórios de outros profissionais da saúde acompanham a pessoa, como o psicólogo, também são importantes para confirmar o diagnóstico, podendo indicar que existe uma dupla personalidade, por exemplo.

Possíveis causas

Na maioria das vezes, o transtorno dissociativo de identidade é causado por um grande trauma durante a infância, como abuso físico, emocional ou sexual, mas também pode se desenvolver após acidentes e outros eventos traumáticos na vida pessoa.

Estas traumas de infância podem causar alterações na capacidade da pessoa formar uma identidade, especialmente quando os agressores são familiares ou pessoas próximas. Entretanto, o risco do desenvolvimento deste transtorno diminui caso a criança se sinta protegida e tranquilizada pelos cuidadores. 

Como é feito o tratamento

O transtorno dissociativo de identidade não tem uma cura, mas os sintomas podem ser controlados com o tratamento indicado pelo psiquiatra com o objetivo de transformar as múltiplas identidades em apenas uma.

O tratamento para TDI normalmente é feito com psicoterapia e uso de remédios, como ansiolíticos e antidepressivos com objetivo de aliviar os sintomas, especialmente quando a pessoa também apresenta depressão e/ou ansiedade.