Tratamento para cistite: remédios e tratamento natural

Atualizado em abril 2023

O tratamento da cistite deve ser recomendado pelo urologista ou clínico geral de acordo com os sinais e sintomas apresentados pela pessoa e microrganismos responsável pela infecção e inflamação da bexiga, sendo na maioria das vezes indicado o uso de antibióticos para eliminar o agente infeccioso.

Além disso, em alguns casos, pode também ser feito o uso de remédios caseiros com propriedades diuréticas e antimicrobianas para complementar o tratamento indicado pelo médico, ajudando a aliviar os sintomas e acelerar a recuperação.

A cistite é um tipo de infecção do sistema urinário que atinge a bexiga e que pode ser caracterizada pelo aumento da vontade de urinar, ardor ao urinar e dor na bexiga, sendo importante que o diagnóstico e tratamento sejam feitos rapidamente para evitar complicações, como por exemplo o comprometimento dos rins. Conheça mais sobre a cistite.

Imagem ilustrativa número 1

Tratamento com remédios para cistite

Os principais remédios para cistite que podem ser indicados pelo médico são:

1. Antibióticos

Os antibióticos para cistite podem ser indicados pelo médico para eliminar bactérias da bexiga que estejam causando a infecção, sendo geralmente a primeira opção de tratamento para cistite.

Os principais antibióticos que podem ser receitados pelo médico são, sulfametoxazol + trimetoprima, fosfomicina, nitrofurantoína, ciprofloxacino ou amoxicilina + clavulanato, por exemplo.

Alguns antibióticos, devem ser tomados uma única vez, enquanto que outros devem ser tomados durante 3 ou 7 dias consecutivos. Neste caso, é esperado que os sintomas da doença desapareçam antes do fim do tratamento.

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Urologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

2. Antiespasmódicos e analgésicos

Os antiespasmódicos e analgésicos, como flavoxato, escopolamina, hiosciamina ou fenazopiridina, podem ser indicados para ajudar a aliviar a dor ou ardor ao urinar, dor abdominal, vontade frequente para urinar ou sensação de peso na barriga.

Geralmente esses remédios são usados em associação com os antibióticos, para aliviar rapidamente os sintomas, pois o tratamento com antibiótico pode levar alguns dias para ter o efeito máximo e reduzir os sintomas da cistite.

3. Antissépticos das vias urinárias

Os antissépticos das vias urinárias, como a metenamina e o cloreto de metiltionínio, também ajudam a eliminar bactérias do trato urinário e aliviar os sintomas da cistite, além de prevenir a cistite recorrente.

É importante que os remédios sejam usados conforme a recomendação do médico para que o tratamento seja eficaz e para evitar a recorrência da doença. Veja outros remédios indicados para cistite

Tratamento natural para cistite

O tratamento natural para cistite pode ser feito com o consumo de chá, infusões e alimentos ricos em água que proporcionam o aumento da produção de urina, facilitando a eliminação da bactéria e a melhora dos sintomas.

Alguns exemplos de remédios caseiros para cistite são:

  • Chá de ervas: colocar num recipiente 25 g de folhas de bétula, 30 g de raiz de alcaçuz e 45 g de uva-ursina e mexer bem. Adicionar 1 colher (sopa) desta mistura de ervas numa xícara de água fervente, deixar repousar por 5 minutos e beber a seguir. Confira outras opções de chá para cistite.
  • Banho de assento com vinagre: encher uma bacia com cerca de 2 litros de água e acrescente 4 colheres de sopa de vinagre. Sente-se nesta mistura, deixando a região íntima em contato direto com esta solução por cerca de 20 minutos, diariamente.

No tratamento da cistite é muito importante beber mais de 2 litros de água por dia e, por isso, a pessoa pode consumir alimentos ricos em água, como abóbora, chuchu, leite e suco de frutas em todas as refeições. 

Confira algumas outras dicas para evitar infecções urinárias assistindo ao vídeo a seguir:

Vídeos relacionados