O tratamento para a lombalgia pode ser feito com bolsas de água quente, massagens, alongamentos e remédios sob orientação médica, o que ajuda a desinflamar a região, alongando os músculos, combatendo a dor nas costas e devolvendo a integridade da coluna.
A lombalgia é na verdade a dor no fundo das costas que nem sempre tem uma causa específica, podendo ser resultado de doenças como artrose da coluna e hérnia de disco ou de condições como sedentarismo, má postura, e sobrecarga da coluna, além que é mais comum após os 40 anos de idade, embora possa surgir em pessoas mais novas.
![Imagem ilustrativa número 1](https://image.tuasaude.com/media/article/da/dd/tratamento-para-lombalgia_20956.jpg?width=686&height=487)
Tratamento caseiro para dor na coluna lombar
Algumas estratégias que se pode adotar em casa para aliviar a dor na coluna de forma geral são:
- Colocar uma bolsa de água quente na região deixando atuar por cerca de 20 minutos. O ideal é ficar deitado de bruços, com uma almofada baixa sob o abdômen e colocar a bolsa térmica no local da dor.
- Colocar emplastros de medicamentos como Salompas pode ser útil para aliviar a dor muscular e facilitar o dia a dia, estes podem ser encontrados em farmácias e drogarias e não precisam de receita médica. A pomada de Voltaren ou Cataflam também podem aliviar a dor na coluna;
- Fazer alongamentos para coluna deitando de barriga para cima e sobrar as pernas, levando os joelhos em direção ao peito. Você pode fazer esse movimento com apenas 1 perna ou com as 2 ao mesmo tempo;
- Repousar evitando fazer exercícios ou atividades de grande esforço ou de esforço repetitivo.
- Posicionar bem a coluna durante o repouso, sendo indicado que a pessoa durma deitada de lado com a cabeça sob um travesseiro e que tenha outro travesseiro entre as pernas para posicionar melhor o quadril. Um colchão firme também é uma boa estratégia para garantir melhores noites de sono.
Em momentos de crises de dor, pode ser necessário o uso de medicamentos, como anti-inflamatórios, em comprimidos, injeções ou pomada para aliviar os sintomas. Confira em remédios para combater a lombalgia.
Fisioterapia para lombalgia
A fisioterapia é sempre indicada para o tratamento da dor nas costas em qualquer idade porque além de contribuir para alívio dos sintomas também ajuda a evitar o retorno da dor. Cada pessoa precisa ser avaliada pessoalmente pelo fisioterapeuta que indicará o tratamento mas algumas opções incluem:
- Recursos térmicos, como uso de bolsas de água morna;
- Equipamentos como ultrassom, ondas curtas, luz de infravermelho, TENS;
- Exercícios de alongamento e de fortalecimento muscular.
Os exercícios de alongamento devem ser realizados diariamente e trazem alívio da dor em poucos minutos, mas, quando a dor estiver controlada, é recomendado investir em aulas de reeducação postural global e Pilates Clínico porque assim é possível fazer um ajuste global de todas as articulações no corpo, melhorando a flexibilidade e a amplitude dos movimentos e principalmente fortalecendo os músculos mais profundos do corpo que são responsáveis pela manutenção do corpo ereto e em movimento.
Um cuidado especial deve ser dado ao músculo transverso abdominal porque ele juntamente com outros músculos do abdome e pleve, formam um cinturão de força que estabilizam a coluna lombar, protegendo-a durante os movimentos.
Veja, também, alguns truques caseiros que podem aliviar a dor ligeira:
O que fazer para aliviar a dor nas costas
02:57 | 822.210 visualizaçõesTratamento para dor lombar crônica
A dor lombar crônica invalidante é uma dor forte e constante localizada no fundo das costas que perdura por meses, muitas vezes irradiando para as pernas e pés, impedindo o indivíduo de realizar suas atividades diárias.
Esta dor deve ser tratada com a toma de medicamentos, fisioterapia e em alguns casos a cirurgia está indicada. Mas existem casos em que mesmo após a cirurgia a dor não passa, há um alívio do quadro, mas não a sua remissão.
Nestes caso, o tratamento fisioterapêutico é indicado por conseguir controlar a dor e diminuir a inflamação local. Os indivíduos que sofrem com esta doença não devem realizar esforços, empurrar ou levantar objetos pesados para que a dor não seja agravada.
A origem da dor lombar pode ser muscular, devido a estiramentos e contraturas, ou noutros casos pode ser causada pelo mau posicionamento das vértebras da coluna que acabam gerando bicos de papagaio e hérnias.
Nos períodos em que a dor lombar tiver diminuído significativamente é indicada a prática de natação de 2 a 3 vezes por semana. Sendo este o exercício físico mais indicado, pois fortalece os músculos das costas, conferindo uma melhor sustentação, sem o atrito, por estar dentro da água.