Tratamento para oxiúrus: remédios e opções caseiras

O tratamento para oxiúrus pode ser feito com remédios como albendazol ou mebendazol que agem imobilizando e provocando a morte do Enterobius vermicularis, verme intestinal causador do oxiúrus, o que permite a sua eliminação nas fezes.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Clínico Geral perto de você! Parceria com Buscar Médico

A infestação por oxiúrus, conhecida como enterobiose, é frequente em crianças e, por ser de fácil transmissão, normalmente é recomendado que todos os membros da família também realizem o seu tratamento, mesmo que não apresentem sintomas, quando identificada.

Leia também: Oxiuríase: o que é, sintomas, transmissão e tratamento tuasaude.com/enterobiose

Embora estes remédios possam ser comprados sem receita na farmácia, é recomendado consultar um clínico geral ou pediatra, que pode confirmar o diagnóstico, indicar o medicamento mais adequado e orientar como realizar o tratamento corretamente.

Imagem ilustrativa número 1

Remédios mais utilizados para oxiúrus

Os principais remédios indicados para oxiúros são:

1. Albendazol

O albendazol é um vermífugo na forma de comprimidos mastigáveis ou suspensão oral que pode ser indicado pelo médico para o tratamento do oxiúrus, pois provoca imobilização e morte do verme.

Esse remédio pode ser usado por adultos ou crianças com mais de 2 anos, sendo normalmente recomendada a dose de 1 comprimido mastigável de 400 mg em dose única ou 10 mL da suspensão oral 40 mg/mL em dose única, que devem ser tomados de estômago vazio.

Após 2 semanas, deve-se repetir a dose do albendazol, conforme orientação médica.

Leia também: Albendazol: para que serve, como tomar e (efeitos colaterais) tuasaude.com/albendazol

2. Mebendazol

O mebendazol é outro vermífugo que pode ser indicado para oxiúrus, que também provoca a paralisia e morte do Enterobius vermicularis por afetar as funções das células responsáveis pela energia desse verme.

Esse vermífugo pode ser encontrado na forma de suspensão oral de 20 mg/mL ou comprimidos de 500 mg, sendo normalmente indicado para crianças a partir dos 2 anos ou adultos.

A dose geralmente recomendada do mebendazol em suspensão oral de 20 mg/ml é de ou 5 ml, 2 vezes ao dia, por 3 dias seguidos, e o tratamento deve ser repetido 2 semanas depois, conforme indicação médica.

Leia também: Mebendazol: o que é, para que serve e como usar tuasaude.com/mebendazol-pantelmin

3. Pamoato de pirvínio

O pamoato de pirvínio também pode ser indicado para o tratamento do oxiúrus em adultos ou crianças com mais de 12 anos, podendo ser encontrado com o nome comercial Pyr-Pam na forma de drágeas de 100 mg ou suspensão oral de 10 mg/ml.

A dose do pamoato de pirvínio deve ser orientada pelo médico e, especialmente para crianças, é calculada de acordo com o peso corporal, devendo-se dar preferência para a suspensão oral nesses casos. Saiba como tomar o pamoato de pirvínio

4. Nitazoxanida

A nitazoxanida, encontrada com nome comercial de Annita, é um medicamento que também é indicado para o tratamento do oxiúrus em adultos e crianças acima de 1 ano. Além do oxiúrus, também é eficaz para tratar outras parasitoses, como ancilostomose, ascaridíase, teníase e estrongiloidíase.

Normalmente, para crianças é indicada a nitazoxanida na forma de suspensão oral de 20 mg/ml e a dose é calculada pelo médico baseado no peso corporal. Já a partir dos 12 anos, pode ser indicada a nitazoxanida em comprimidos de 500 mg.

Leia também: Remédio Annita (nitazoxanida): para que serve, como tomar e efeitos colaterais tuasaude.com/annita

Ivermectina serve para oxiúrus?

A ivermectina normalmente não é recomendada para o tratamento do oxiúrus, porque parece ser pouco eficaz para eliminar o parasita em comparação com outros antiparasitários como o albendazol.

No entanto, este medicamento pode ser indicado para tratamento de outras parasitoses intestinais, como estrongiloidíase, filariose ou ascaridíase. Entenda melhor para que serve a ivermectina.

Opção de tratamento natural

O consumo do alho em sua forma natural é uma boa forma de complementar o tratamento indicado pelo médico, já que possui propriedades antiparasitárias, ajudando a combater a infecção e os sintomas de oxiúrus.

Por isso, o chá de alho é uma opção de remédio caseiro que também pode ser utilizada para complementar o tratamento. Para fazê-lo, deve-se ferver 3 dentes de alho com 1 xícara de água por 10 minutos e coar antes de beber. Saiba como preparar outros remédios caseiros para oxiúrus.

Veja mais opções caseiras no vídeo a seguir:

Sintomas e remédios para acabar com VERMES

04:53 | 1.704.356 visualizações

Como acelerar o tratamento

Para acelerar o tratamento e garantir a cura do oxiúrus é ainda recomendado ter outros cuidados como:

  • Lavar os lençóis, roupa íntima e o pijama com água em temperatura superior a 60ºC para eliminar os ovos do verme;
  • Trocar diariamente lençóis e pijama durante o período do tratamento;
  • Desinfectar todas as superfícies da casa com produtos de limpeza e cloro, para garantir que móveis, brinquedos e o chão fiquem devidamente limpos e livres dos ovos do parasita;
  • Limpar diariamente o vaso sanitário, especialmente após ter sido utilizado por quem se encontra infectado

Além disso, embora o uso de pomadas não seja capaz de eliminar o verme, algumas pomadas antipruriginosas podem aliviar a coceira e contribuir para que a pessoa não contamine suas mãos por coçar a região perianal, diminuindo as chances de se reinfectar.

Leia também: Que pomada usar para oxiúrus? tuasaude.com/pomada-para-oxiurus

Sinais de melhora

Os sinais de melhora da infecção por oxiúrus surgem cerca de 2 dias após o início do tratamento e incluem a eliminação dos vermes nas fezes, redução da coceira e aumento do apetite.

No entanto, em alguns casos os sintomas podem retornar apesar do tratamento do oxiúrus. Isso pode pode acontecer porque:

  • O remédio não foi tomado corretamente;
  • O medicamento, em caso de automedicação, não era adequado para combater o oxiúrus;
  • Não foram tomadas as medidas para eliminar os ovos do ambiente, permitindo que a pessoa se contaminasse novamente;
  • Teve-se contato com outras pessoas infestadas, como ocorre na creche ou na escola;
  • Somente a pessoa que apresentava sintomas foi tratada e o restante da família não tomou nenhum medicamento.

Por isso, para garantir que a infestação não aconteça novamente e que os sintomas de oxiúrus não retornem, é importante realizar o tratamento conforme indicado pelo médico e seguir as suas orientações corretamente.

Leia também: 7 principais sintomas de oxiúrus tuasaude.com/sintomas-de-oxiurus

​Sinais de piora

​​Os sinais de piora do oxiúrus incluem perda de apetite, dor na barriga, inchaço abdominal, aumento dos gases intestinais e perda de peso, além de ferimentos na pele devido a coceira intensa.

Possíveis complicações

As complicações da infecção por oxiúrus surgem quando o tratamento não é feito de forma adequada e podem incluir perda de peso, devido à má absorção de nutrientes, e infecção da região genital, especialmente nas mulheres.

Vídeos relacionados

Sintomas de VERMES que você NÃO PODE ignorar!

07:35 | 694.517 visualizações

Sintomas e remédios para acabar com VERMES

04:53 | 1.704.356 visualizações