Parotidite: o que é, sintomas e tratamento

O que é:

A parotidite é uma situação caracterizada pela inflamação das glândulas parótidas, que é uma glândula salivar que está localizada na lateral do rosto, próxima às orelhas. Assim, devido à inflamação, é possível notar o inchaço do rosto na região entre o queixo e a orelha, além de dor para engolir ou abrir a boca, dor de cabeça e febre.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Dermatologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

A parotidite é normalmente causada por agentes infecciosos e, por isso, pode ser também conhecida como parotidite infecciosa, estando na maioria dos casos relacionados com vírus da família Paramyxoviridae, que é o agente responsável pela caxumba. No entanto, pode também ser causada por outros microrganismos como Staphylococcus aureus, Haemophilus influenzae, Coxsackievirus e citomegalovírus, por exemplo, no entanto a parotidite por esses agentes à mais raro de acontecer.

A parotidite pode acontecer em pessoas de todas as idades, porém crianças de 5 a 15 anos geralmente são os mais atingidos, sendo importante que o pediatra seja consultado para que seja realizada uma avaliação física e exames laboratoriais que ajudem a confirmar a infecção e, assim, iniciar o tratamento mais adequado.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de parotidite

Os sintomas de parotidite estão relacionados com a inflamação das glândulas parótidas, podendo haver:

  • Inchaço das glândulas do pescoço;
  • Dor no rosto na região em que está localizada a glândula;
  • Febre;
  • Dor ao engolir;
  • Inflamação dos testículos e ovários;
  • Dor de cabeça;
  • Dor abdominal (quando atinge os ovários);
  • Vômitos;
  • Rigidez na nuca;
  • Dores musculares;
  • Calafrios;

Além disso, em alguns casos é possível que o agente infeccioso provoque inflamação dos testículos e ovários e dor abdominal, por exemplo. Podem também haver complicações quando os órgãos atingidos pelo vírus são afetados mais profundamente, em alguns casos podem se desenvolver meningites, pancreatites, distúrbio renais e distúrbios oculares.

O diagnóstico da parotidite infecciosa é feito através da observação clínica dos sintomas. Geralmente não são necessários exames laboratoriais, mas em casos de incertezas exames de saliva ou sangue detectam a presença do agente causador da parotidite.

Como é feito o tratamento

O tratamento para parotidite é direcionado para a diminuição dos sintomas, sendo indicado que a pessoa fique em repouso e faça uso de medicamentos que devem ser indicados pelo médico, como analgésicos e antitérmicos que ajudam a diminuir o desconforto causado pela doença. Além disso, compressas de água quente também podem ser utilizadas para a diminuição das dores.

Os alimentos ingeridos pelo indivíduo devem ser pastosos ou líquidos, pois são mais fáceis de engolir, e deve ser feita uma boa higiene bucal para que possíveis infecções secundárias não ocorram, causando complicações na parotidite infecciosa.