Rinite alérgica: o que é, sintomas, causas e tratamento

A rinite alérgica é uma inflamação da mucosa do nariz que acontece após o contato com substâncias alergênicas como poeira, pelo de cão, pólen ou algumas plantas, por exemplo, sendo mais frequente durante a primavera ou no outono.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Alergologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Os sintomas da rinite alérgica surgem assim que se entra em contato com o agente irritante, havendo sensação de nariz entupido, espirros, coriza e coceira no nariz e nos olhos. 

A rinite alérgica não tem cura e, por isso, o tratamento inclui mudança de hábitos como evitar o contato com as substâncias que provocam o surgimento dos sintomas, nos casos mais leves, e uso de remédios anti-histamínicos para quem tem crises recorrentes, de acordo com a orientação do alergologista.

Imagem ilustrativa número 1

Principais sintomas

Os principais sintomas de rinite alérgica são:

Embora sejam mais frequentes na primavera e no outono, os sintomas de rinite alérgica podem acontecer em qualquer período do dia ou estação do ano, variando de acordo com a substância alergênica. Conheça outros sintomas de rinite alérgica e como confirmar.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico da rinite alérgica é feito pelo médico a partir da avaliação dos sintomas apresentados pela pessoa.

Marque uma consulta com o médico mais próximo para avaliar os sintomas e iniciar o melhor tratamento:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Além disso, o médico pode indicar a realização de testes de alergia para identificar a causa que leva ao aparecimento dos sintomas. Veja como é feito o teste de alergia.

Causas de rinite alérgica

As principais causas de rinite alérgica são:

1. Ácaros 

O ácaro é o principal causador da rinite alérgica e embora exista durante todo o ano, no inverno, quando está mais úmido e os ambientes passam muito tempo fechados, acabam se multiplicando mais e isso pode piorar a irritação da mucosa do nariz.

2. Poeira 

Existe poeira em todos os lugares e, na maioria dos casos, não causa nenhum problema á saúde. No entanto quando está em grande quantidade pode desencadear a rinite alérgica, além de coceira nos olhos e na pele, em pessoas mais sensíveis. 

3. Pólen das plantas

O pólen é outro fator alérgeno que irrita a mucosa nasal de pessoas mais sensíveis, causando os sintomas da rinite alérgica, e que tende a ser mais forte no início da manhã ou em dias com muito vento. 

4. Fungos

Os fungos são microrganismos que se desenvolvem normalmente nos cantos das paredes e no teto, quando os ambientes estão muito úmidos, principalmente no outono, e que também podem ser responsáveis pelos sintomas da rinite alérgica.

5. Pelos e penas de animais domésticos

Os pelos e pequenas penas de animais domésticos, por serem muito finos e conter micro pedaços de pele dos animais e poeira, podem irritar a mucosa do nariz, dando início a uma crise de rinite alérgica. 

6. Produtos químicos 

Produtos químicos, como perfumes doces ou amadeirados, desinfetantes de limpeza e até cloro de piscina, são altamente alérgenos para todas as pessoas, mas no caso de histórico de rinite alérgica, o simples fato de um cheiro ser mais forte pode desencadear a crise.

Como é feito o tratamento

O tratamento para rinite alérgica deve ser orientado pelo alergologista ou clínico geral, de acordo com a intensidade e frequência dos sintomas. Nos casos leves e moderados, o tratamento inicial consiste no afastamento das substâncias alérgicas.

Já nos casos mais graves, pode ser necessário o uso de remédios anti-histamínicos, como desloratadina ou cetirizina, para diminuir a alergia e reduzir os sintomas da rinite. Confira outros remédios para rinite alérgica.

Opção de tratamento natural

O tratamento natural para rinite alérgica é interessante principalmente nos momentos de crise, podendo ser usado para complementar o tratamento indicado pelo médico.

Uma opção é a lavagem nasal com soro fisiológico ou com 300 ml de água mineral e 1 colher (chá) de sal. Para isso, basta inspirar um pouco desta mistura, fazer uma pequena massagem no nariz e depois cuspir tudo.

Além disso, inspirar o vapor do chá de eucalipto antes de dormir, também pode evitar o aparecimento dos sintomas no dia seguinte. Saiba mais sobre o tratamento natural para rinite alérgica.

Como evitar a rinite alérgica

Algumas dicas simples que ajudam a evitar a rinite alérgica são:

  • Retirar poeira de móveis ou chão apenas com pano úmido, evitando usar espanador ou vassoura;
  • Evitar cortinas, carpetes, tapetes, almofadas e outras decorações que acumulem poeira;
  • Manter o ambiente arejado para diminuir a proliferação de ácaros e fungos;
  • Usar máscaras durante a limpeza de armários, estantes e guarda roupas;
  • Usar produtos com perfume neutro, para limpeza e higiene pessoal com perfume neutro;
  • Trocar as roupas de cama uma vez por semana, e deixar o colchão no arejar no sol;
  • Evitar estar ao ar livre em dias com muito vento, principalmente na primavera e outono.

Para as pessoas que convivem com animais de estimação é indicado manter o pelo do animal sempre aparado e limpo, e aos que possuem animais com penas, é também recomendado limpar a gaiola duas vezes por semana.