Rosácea: o que é, sintomas, causas e tratamento

O que é

A rosácea é uma doença da pele que causa inflamação e sintomas como vermelhidão, espessamento e o surgimento de pequenos vasos, principalmente sobre as bochechas e nariz, podendo também afetar os olhos em alguns casos.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Dermatologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Embora a rosácea não tenha uma causa específica conhecida, os sintomas tendem a piorar em caso de estresse, calor ou ingestão de alimentos picantes, por exemplo, e o seu tratamento depende da confirmação do diagnóstico, que geralmente é feito apenas levando em consideração os sintomas apresentados.

Assim, em caso de suspeita de rosácea, é importante consultar um dermatologista para que seja feita uma avaliação. Quando confirmado o diagnóstico, o tratamento pode envolver orientações quanto aos cuidados com a pele, o uso de antibióticos e até cirurgia, em alguns casos.

Imagem ilustrativa número 2

Principais sintomas

Os principais sintomas de rosácea são:

  • Vermelhidão no nariz e bochechas;
  • Presença de pequenos vasos no rosto;
  • Pequenas nódulos semelhantes a acne ou bolhas contendo pus na face;
  • Aumento do tamanho do nariz;
  • Sensação de calor ou queimação na pele;
  • Pele aparentemente mais seca;
  • Sensação de queimação no rosto durante a rotina de skincare;
  • Sensação de pele mais grossa em alguns locais, especialmente no nariz.

Além disso, sintomas oculares como lacrimejamento, sensação de areia ou coceira no olho também podem ocorrer, sendo esses sintomas indicativos de rosácea ocular. Veja o que é a rosácea ocular e como tratar.

Assim, em caso de suspeita de rosácea é importante consultar um dermatologista para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento apropriado. No entanto, caso sintomas oculares ocorram, é recomendado procurar um oftalmologista para uma avaliação.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da rosácea geralmente é feito pelo dermatologista levando em consideração os sintomas apresentados, no entanto, para confirmar o diagnóstico, o médico pode indicar a realização de biópsia da pele.

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Causas de rosácea

Não se conhece a causa exata para o aparecimento da rosácea, no entanto, as crises de sintomas parecem ser desencadeadas por fatores como:

  • Exposição ao sol;
  • Consumo de bebidas alcoólicas;
  • Consumo de bebidas muito quentes ou alimentos picantes;
  • Estresse e nervosismo;
  • Prática de exercício físico.

É importante que o fator responsável pelo aparecimento dos sintomas seja identificado, pois assim é possível que o tratamento mais adequado para evitar e aliviar os sintomas seja indicado.

Como é feito o tratamento

O tratamento para rosácea é feito de acordo com os sintomas apresentados, no entanto, em todos os casos normalmente é recomendado evitar os fatores desencadeantes, como exposição solar,ingestão de bebidas alcoólicas e o uso de cosméticos que podem causar irritação da pele.

O médico pode também recomendar o uso de protetor solar próprio para rosácea, com mais de 30 FPS, sabonetes neutros e hidratantes.

Nos casos em que a vermelhidão da pele é intensa ou quando existem muitos vasos visíveis, pode ser recomendado pelo dermatologista o uso de medicamentos, como brimonidina na forma de pomada.

Além disso, em caso de inflamação intensa da pele, outros medicamentos podem ser recomendados, como doxiciclina em comprimidos, pomadas de metronidazol ou creme de ivermectina. Saiba como usar o creme de ivermectina para rosácea.

Caso exista aumento do nariz e espessamento da pele, pode ser recomendado pelo médico a realização de cirurgia ou terapia com laser. Além disso, o tratamento com laser ou luz intensa pulsada pode ser indicado para melhorar a vermelhidão da face em alguns casos. Confira o que é o tratamento com luz pulsada e quais são cuidados que deve tomar.

Tratamento para rosácea ocular

O tratamento para rosácea ocular geralmente é orientado pelo oftalmologista e envolve a realização frequente da higiene no local com água morna e o uso de lágrimas artificiais. No entanto, nos casos mais graves, o uso de antibióticos também pode ser indicado. Veja mais sobre o tratamento da rosácea ocular.

Opções de tratamento natural

No tratamento natural para rosácea, o gel de Aloe vera e a aplicação de gaze embebida com chá de calêndula podem ser usados para aliviar e prevenir os sintomas da rosácea devido às suas propriedades anti-inflamatórias.

No entanto, esses tratamentos devem ser comunicados ao médico e não substituem o uso dos medicamentos orientados.