A obstrução nas trompas pode ser tratada com cirurgia para remover a parte danificada ou retirar o tecido que bloqueia a trompa, permitindo assim a passagem do óvulo e a gravidez natural. Esse problema pode ocorrer em apenas uma trompa ou nas duas, quando é chamada de obstrução bilateral, e em geral não provoca sintomas, fazendo com que o problema só seja identificado quando a mulher não consegue engravidar.
No entanto, quando a obstrução não pode ser resolvida por meio de cirurgia, a mulher pode usar outras alternativas para engravidar, como:
- Tratamento com hormônios: utilizado quando apenas uma trompa é obstruída, pois estimula a ovulação e aumenta as chances de gravidez através da trompa saudável;
- Fertilização in vitro: usada quando os outros tratamentos não funcionaram, pois o embrião é formado em laboratório e depois implantado no útero da mulher. Veja mais detalhes sobre o procedimento de Fertilização in vitro.
Além de reduzir as chances de engravidar, a obstrução nas trompas também pode causar gravidez ectópica, que quando não tratada pode levar ao rompimento das trompas e risco de morte para a mulher.
Diagnóstico da obstrução das trompas
O diagnóstico da obstrução das trompas pode ser feito através de um exame chamado histerossalpingografia, no qual o ginecologista consegue analisar as trompas por meio de um aparelho colocado na vagina da mulher. Veja detalhes sobre como o exame é realizado em: Histerossalpingografia.
Outra maneira de diagnosticar a obstrução das trompas é através de laparoscopia, que é um procedimento em que o médico consegue ver as trompas através de um pequeno corte que é feito na barriga, identificando a presença de obstrução ou outros problemas. Veja como esse procedimento é feito em: Videolaparoscopia.
Causas da obstrução das trompas
A obstrução das trompas pode ser causada por:
- Aborto, principalmente sem assistência médica;
- Endometriose;
- Salpingite, que é a inflamação nas trompas;
- Infecções no útero e nas trompas, normalmente causadas por doenças sexualmente transmissíveis, como clamídia e gonorreia;
- Apendicite com rompimento do apêndice, pois pode causar infecção nas trompas;
- Gravidez tubária prévia;
- Cirurgias ginecológicas ou abdominais.
A gravidez tubária e cirurgias abdominais ou na região do útero podem deixar cicatrizes que provocam a obstrução das trompas e impedem a passagem do óvulo, impedindo a gravidez.
Assim, é comum que a obstrução tubária ocorra devido a outros problemas ginecológicos como a Endometriose, e por isso é importante ir ao ginecologista uma vez por ano e usar camisinha para prevenir as doenças sexualmente transmissíveis, que também podem causar obstrução nas trompas.