6 tratamentos para miopia

Os tratamentos para miopia podem envolver usar óculos de grau ou lentes de contato, colírios especiais, mudanças no estilo de vida como passar mais tempo ao ar livre e menos tempo no celular ou computador e, em alguns casos, cirurgia.

A miopia é um problema de visão em que existe dificuldade em enxergar objetos de longe, podendo causar sintomas, como visão embaçada, dor de cabeça e cansaço visual ao realizar leituras, dependendo da sua gravidade.

Leia também: Miopia: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/miopia

Em caso de suspeita de miopia, é recomendado consultar um oftalmologista. O tratamento para miopia varia de acordo com o grau verificado pelo médico, idade e histórico de saúde da pessoa, devendo ser feito de acordo com a sua orientação para evitar que se agrave.

Oftalmologista colocando um óculos no rosto de um paciente jovem

Principais opções de tratamento

As principais opções de tratamento para miopia são:

1. Óculos de grau

O uso de óculos de grau é uma das opções mais frequentes de tratamento para miopia. As lentes dos óculos são ajustadas de acordo com o grau de miopia de cada pessoa para fazer com que os raios de luz produzam as imagens corretamente na retina.

No entanto, o grau da miopia tende a mudar enquanto os olhos ainda estiverem em desenvolvimento. Por isso, normalmente é necessário fazer um acompanhamento com o oftalmologista para que as lentes sejam ajustadas conforme necessário. 

2. Lentes de contato

O uso de lentes de contato é uma alternativa para o tratamento da miopia, especialmente para pessoas que não desejam usar óculos. As lentes de contato também são indicadas de acordo com grau de miopia da pessoa e precisam ser atualizadas regularmente.

Nem todas as pessoas toleram usar lentes de contato, podendo sentir algum desconforto ou ter dificuldade para colocá-las, principalmente no início. Além disso, as lentes normalmente exigem cuidados especiais que variam de acordo com o seu tipo.

Leia também: Lentes de contato: o que são, para que servem, tipos e como limpar tuasaude.com/lente-de-contato

3. Mudanças no estilo de vida

Algumas mudanças no estilo de vida são indicadas durante o tratamento para miopia, como:  

  • Dedicar mais tempo a atividades ao ar livre;
  • Passar menos tempo no computador, celular ou tablet;
  • Evitar usar telas, como tablet ou celular, ou ler muito próximo do rosto;
  • Fazer pausas frequentes ao realizar tarefas de perto, como leitura ou usar o computador;
  • Melhorar a iluminação ao fazer tarefas a uma distância curta.

Por meio de medidas como essas, é possível evitar que o grau da miopia piore ou retardar a sua progressão. Além dessas medidas, é importante também fazer outros tratamentos para miopia de acordo com as orientações do oftalmologista.

4. Colírio de atropina

Especialmente para crianças e adolescentes com miopia, o médico pode indicar o uso diário e em baixas doses de um colírio de atropina. Quando usado de acordo com a orientação médica, pode retardar o agravamento da miopia em alguns casos. 

Este tratamento para miopia não substitui outros que também podem ser indicados pelo médico. É feito apenas com o objetivo de impedir que o crescimento natural dos olhos prejudique ainda mais a visão da pessoa com miopia.

5. Cirurgia refrativa

Os principais tipos de cirurgia refrativa para miopia são feitas a laser, para alterar o formato da córnea, ou por meio da troca da lente que existe dentro do olho, conhecida como cristalino, por uma artificial. O objetivo é favorecer a chegada dos raios de luz no local correto da retina.

Os principais exemplos de cirurgias refrativas para o tratamento da miopia são:

  • Cirurgia ocular a laser, também conhecida como LASIK;
  • Ceratectomia fotorrefrativa, ou PRK, que também utiliza um tipo de laser e é mais indicada para pessoas com uma córnea mais fina;
  • Troca de lente refrativa, que é feita de forma semelhante à cirurgia para catarata com o objetivo de substituir o cristalino por um artificial;
  • Extração lenticular com pequena incisão (SMILE), uma cirurgia a laser mais indicada para pessoas que têm um estilo de vida mais ativo.

A cirurgia LASIK, por exemplo, é um tratamento para miopia que pode reduzir ou, em alguns casos, anular o seu grau. É indicada especialmente para pessoas com 18 anos ou mais que têm uma córnea saudável e miopia estável.

Leia também: Cirurgia refrativa: o que é, tipos, como é feita e recuperação tuasaude.com/cirurgia-refrativa

6. Acompanhamento médico regular

O acompanhamento regular com o oftalmologista sempre é indicado em caso de miopia para identificar qualquer sinal de piora da visão que possa necessitar de atualização do óculos ou lentes de contato ou mesmo de outros tratamentos.

Além disso, existem outros problemas de visão, como estrabismo ou astigmatismo, que também podem ser identificados por meio do exame oftalmológico realizado pelo médico. Confira como é feito o exame oftalmológico e para que serve.